Curso de Psicologia do UNIPTAN promove roda de conversa sobre Decolonialidade.

No dia 16/10/2023, o décimo período do curso de Psicologia do UNIPTAN recebeu Francival Araújo de Sousa para a roda de conversa “Decolonialidade: resistência nos processos culturais”. Como ele mesmo se define, Francival é um homem preto, periférico, estudante do curso de História da UFSJ, pesquisador de cultura afro-brasileira, cofundador do grupo coletivo Raízes, congadeiro e moçambiqueiro do Terno de Congado de Piedade do Rio Grande.

A roda de conversa foi conduzida pelas alunas Taíssa Chaves, Ana Carolina de Sousa e Thaynara Silva, no âmbito da disciplina Teorias e Técnicas Psicoterápicas II, no debate sobre temas contemporâneos em psicologia e psicoterapia.

Francival compartilhou suas experiências com o congado, enfatizando a importância dessa expressão cultural para a manutenção e disseminação da cultura afro na cidade de Piedade de Rio Grande. Além disso, apresentou as atividades do grupo coletivo Raízes e sua importância e papel de resistência para a população negra e periférica da cidade