pesquisa
Pesquisa científica é o planejamento, a prática e a avaliação metódica e controlada de procedimentos que geram conhecimento científico em todas as áreas do saber, bem como habilitam docentes e discentes a desenvolverem conhecimentos necessários à sua inserção e/ou continuidade no universo acadêmico e científico.
A capacitação científica e profissional são fatores determinantes para o desenvolvimento da educação superior, uma vez que para se alcançar um ensino de excelência é necessário que haja permanente produção de conhecimento, alicerçada em um sistema educacional de qualidade para a formação de profissionais e pesquisadores das diversas áreas do saber.
As atividades de pesquisa e de Iniciação Científica vinculadas ao UNIPTAN são cadastradas e acompanhadas pela Coordenação de Pesquisa, que tem também outras atribuições como: I) Acompanhar e avaliar a execução dos planos, programas e projetos de pesquisa; II) Captar recursos financeiros para fomento às atividades de pesquisa e iniciação científica; III) Divulgar editais e oportunidades de desenvolvimento de atividades de pesquisa; IV) Propor normas para a concessão de bolsas em programas de pesquisa; V) Assessorar às Coordenações de Curso na elaboração de programas de pesquisa; VI) Promover e coordenar eventos de natureza técnico-científica; VII) Apoiar a participação de docentes e discentes em eventos científicos; VIII) Elaborar regulamento institucional e normatização técnico-metodológica dos trabalhos de conclusão de curso e IX) Gerenciar a criação e indexação das publicações institucionais de caráter técnico-científico.
O QUE EXISTE VOLTADO À PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO UNIPTAN?
A pesquisa e o conhecimento científico têm sido, ao longo dos anos, preocupação constante do UNIPTAN, que durante sua trajetória como Instituição de Ensino Superior busca implementar ações e consolidar políticas para que a pesquisa seja compreendida como princípio da formação discente.
Nesse processo, assessorar, fomentar e dar suporte técnico à produção e divulgação do conhecimento científico, cultural e tecnológico constituem missão da Coordenação de Pesquisa para que as atividades bem planejadas, estruturadas e executadas possam socializar os conhecimentos na interpolação teoria-prática da formação profissional e científica dos docentes e discentes do UNIPTAN.
A seguir, estão relacionadas as atividades existentes no UNIPTAN voltadas ao apoio da produção de conhecimento científico:
• Programas de Pesquisa
• Programas de Iniciação Científica
• Periódicos científicos e
• Núcleo de Publicações Científicas
• Eventos Científicos
• Apoio à participação em eventos científicos
• Comitê de Ética em Pesquisa
Coordenadora de Pesquisa
Prof. Dra. Eliane Moreto Silva Oliveira
coordenação de projetos de pesquisa
SOU PROFESSOR E GOSTARIA DE COORDENAR UM PROJETO DE PESQUISA DE PESQUISA NO UNIPTAN. COMO DEVO PROCEDER?
Docentes do UNIPTAN podem participar de projetos de pesquisa como voluntários ou bolsistas. As bolsas para docentes são concedidas pela própria Instituição e pagas através da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular – FUNADESP. Outra opção de bolsa para docentes é através do Programa Afycionados por Ciência, do Grupo Afya Educacional.
O QUE DEVO FAZER PARA CADASTRAR PROJETO DE PESQUISA COMO COORDENADOR VOLUNTÁRIO?
Para coordenar projeto de pesquisa como voluntário, o professor deve inscrever sua proposta em edital específico, enviando, por e-mail à Coordenação de Pesquisa, versão do projeto na íntegra juntamente com o “Formulário para apresentação de proposta de pesquisa”.
O edital de chamada para seleção de projetos de pesquisa é divulgado no início de cada semestre letivo e o projeto de pesquisa deve ter período de vigência de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado o prazo de vigência após este período, desde que seja formalizado o pedido do coordenador junto à COPPEXI.
Para se inscrever, o docente deve atender a critérios de elegibilidade, como: a) Ter titulação mínima de mestre; b) estar adimplente com a Coordenação de Pesquisa, considerando compromissos assumidos nos três últimos anos anteriores ao edital e; c) Ter vínculo empregatício com a instituição, à exceção de projetos interinstitucionais, que envolvam a participação de pesquisadores da entidade colaboradora. Para que a inscrição seja aceita, a proposta deve prever a participação de, pelo menos, um aluno de iniciação científica.
As propostas inscritas são analisadas pela Comissão de Avaliação e Acompanhamento de Pesquisa – COAPE e avaliadas quanto ao atendimento às características e exigências do Edital.
Como coordenador voluntário, o docente pode orientar alunos bolsistas e/ou voluntários de Iniciação Científica. Em ambos os casos, é necessário que o docente esteja cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq e que assuma, junto à COPPEXI/UNIPTAN, compromisso de orientação do aluno.
O QUE DEVO FAZER PARA CONCORRER À BOLSA PARA COORDENADOR DE PROJETO DE PESQUISA?
Para concorrer à bolsa do Programa Institucional de Produtividade em Pesquisa, o docente deve se inscrever a Edital específico, publicado anualmente, em novembro, e atender aos critérios de elegibilidade: a) Possuir titulação mínima de Mestre (obtida até a data-limite para entrega da proposta à Coordenação de Pesquisa), além de produção científica ou tecnológica na área de conhecimento do projeto de pesquisa; b) Possuir Currículo Lattes atualizado e comprovantes; c)
Estar adimplente com a Coordenação de Pesquisa quanto aos compromissos assumidos nos últimos 3 anos anteriores ao edital e; d) Ter vínculo empregatício com a instituição, à exceção de projetos interinstitucionais, que envolvam a participação de pesquisadores da entidade colaboradora. Para que a inscrição seja aceita, a proposta deve prever a participação de, pelo menos, um aluno de iniciação científica.
A seleção e o julgamento das propostas inscritas são processados em diferentes etapas realizadas, inicialmente, na IES e, posteriormente, na FUNADESP. Na primeira etapa, é realizada análise interna e preliminar das propostas pela Comissão de Avaliação e Acompanhamento de Pesquisa – COAPE. As propostas são avaliadas quanto ao atendimento às características obrigatórias e às demais exigências do Edital. As propostas que atenderem às características e exigências do edital são consideradas para análise e julgamento de mérito e relevância na etapa seguinte. A etapa 2 é classificatória e consiste em análise de currículo do proponente/coordenador do projeto pela COAPE. São pontuadas publicações técnico-científicas dos último três anos, orientações de Iniciação Científica e/ou Iniciação Científica Júnior em qualquer IES, bem como participações em atividades, eventos e projetos de Pesquisa e de Extensão do UNIPTAN nesse mesmo período. Nesta etapa as propostas também são avaliadas quanto à temática abordada e tipo de pesquisa, sendo melhor pontuadas as propostas que contemplam pesquisa em interface com extensão e aquelas que abordam uma ou mais das seguintes temáticas: “Metodologias ativas de aprendizagem”, “Direitos Humanos”, “Relações étnico-raciais”, “Educação ambiental e sustentabilidade”.
A terceira etapa do processo seletivo consiste na análise do mérito e da relevância das propostas, a ser realizada por 2 (dois) professores-pesquisadores externos à Instituição, com título de doutor e/ou experiência comprovada de orientação de pesquisa na área do projeto proposto. São avaliados entre outros aspectos, os seguintes tópicos: adequação e coerência entre objetivos, metodologia, hipótese, cronograma de execução e sua contribuição para a sociedade.
Na quarta etapa, as propostas são classificadas de acordo com a média aritmética das notas obtidas na Etapa II e Etapa III. As propostas que obtêm melhor classificação são encaminhadas para análise pelo Comitê Assessor da FUNADESP, que delibera a respeito dos projetos inscritos, emitindo parecer final de a) Favorável sem restrições; b) Favorável com modificações; c) Favorável sob condições; d) Desfavorável. As propostas que recebem parecer Favorável sem restrições podem ser iniciadas conforme previsto no projeto, enquanto as propostas com parecer favorável com modificações ou sob condições necessitam ser reformuladas e reencaminhadas para reavaliação pela FUNADESP. As propostas com parecer desfavorável são desclassificadas.
Após aprovação pelo Comitê Assessor da FUNADESP, as propostas são referendadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do UNIPTAN, que emite decisão final sobre o número de quota de bolsas serão concedidos ao Programa de Produtividade em Pesquisa, observados os limites orçamentários da instituição.
O valor mensal da bolsa no Programa de Produtividade em Pesquisa é R$ 500,00 (Quinhentos reais), pago por 12 meses para os coordenadores de projeto.
Os coordenadores cujas propostas forem aprovadas na avaliação de mérito e relevância, mas não contemplados com bolsa, podem desenvolver o projeto voluntariamente, orientando aluno(s) de iniciação científica, estando submetidos às mesmas exigências e mesmos compromissos dos coordenadores bolsistas.
No Programa de Concessão de Bolsas Afycionados por Ciência as bolsas são concedidas e pagas pela Afya a pesquisadores (docentes e discentes) que tiverem projeto de pesquisa classificado dentro do número de quota de bolsas disponíveis.
O edital de chamada para projetos é publicado anualmente no primeiro semestre e para se inscrever o docente deve atender aos seguintes critérios de elegibilidade: a) Ter vínculo ativo no quadro funcional de Instituição de Ensino do Grupo Afya; b) Tempo de contratação igual ou superior a 12 meses; c) Nota igual ou superior a 4,0 na última avaliação docente.
As propostas inscritas passam, inicialmente, por análise de elegibilidade pela Coordenação de Pesquisa da IES de vínculo do docente. Posteriormente, a seleção e o julgamento das propostas inscritas são realizados por Comissão Permanente nomeada pela Direção Nacional de Ensino do Grupo Afya Educacional, sendo avaliados os seguintes critérios: a) adequação à linha de pesquisa; b) adequação metodológica; c) padronização de acordo com modelo divulgado pelo respectivo edital e aprovação pelo comitê de pesquisa; d) originalidade e inovação; e) relevância para o desenvolvimento científico e/ou tecnológico da região e do país; f) relação entre a infraestrutura disponível e os recursos humanos envolvidos na proposta; g) considerações éticas; h) qualificação do pesquisador e da equipe; i) coerência do perfil dos pesquisadores com a área temática da proposta de pesquisa; j) articulação para a formação de recursos humanos nos diversos níveis; k) contribuição para a superação das disparidades regionais.
O valor da bolsa para docente contemplado no programa é de R$ 1.000,00 (Um mil Reais) mensais, pago durante 10 meses.
Iniciação científica
O QUE É INICIAÇÃO CIENTÍFICA?
A Iniciação Científica é instrumento que permite aos estudantes de graduação contato direto com a atividade científica, sendo instrumento de apoio teórico e metodológico à realização de projeto que contribua na formação profissional do aluno.
A Iniciação Científica tem como finalidade despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação universitária, mediante participação em projeto de pesquisa, orientados por pesquisador qualificado.
O QUE DEVO FAZER PARA PARTICIPAR DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA?
Para participar de Programas de Iniciação Científica na Instituição, o aluno de graduação deve se inscrever em editais publicados semestralmente e atender aos critérios de elegibilidade específicos de cada edital. No UNIPTAN os discentes podem participar de projetos de pesquisa voluntariamente, pelo Programa Institucional de Voluntariado de Iniciação Científica – PIVIC/UNIPTAN, ou concorrer a bolsas de pesquisa concedidas pelo Programa Afycionados por Ciência, do Grupo Afya Educacional.
COMO PARTICIPAR VOLUNTARIAMENTE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA?
Os editais para seleção de alunos voluntários de Iniciação Científica são publicados semestralmente pela Coordenação De Pesquisa/COPPEXI, sendo em cada edital apresentada a relação de projetos e o total de vagas existente em cada um deles.
Para participar do programa, o aluno deve: a) Estar regularmente matriculado em curso de graduação da instituição, compatível com a área do projeto; b) Estar cursando, no mínimo, disciplinas odo 3º período e, no máximo, disciplinas do antepenúltimo período do curso; c) Ter, durante o período de vigência do projeto, disponibilidade de tempo em horário diferente do seu turno de aulas e; d) Estar adimplente com a Coordenação de Pesquisa em relação à compromissos assumidos nos últimos 3 (três) anos. Alunos do primeiro período do curso podem se inscrever desde que tenham autorização expressa do coordenador do projeto, que deve assinar um Termo de Aceite de inscrição do aluno caso não haja alunos inscritos ou aprovados matriculados em outros períodos.
Os alunos inscritos passam por processo seletivo conduzido pelo próprio professor-coordenador do projeto de pesquisa para o qual o candidato se inscreveu. O processo seletivo consta de prova escrita, entrevista e/ou análise de currículo, realizados de acordo com critérios estabelecidos por cada professor-coordenador.
COMO CONCORRER À BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA?
Alunos do UNIPTAN podem concorrer a bolsa de pesquisa vinculada à Iniciação Científica como parte do Programa de Concessão de Bolsas de Pesquisa Afycionados por Ciência. Neste programa as bolsas são concedidas e pagas pela Afya a pesquisadores (docentes e discentes) que tiverem projeto de pesquisa classificado dentro do número de quota de bolsas disponíveis.
O edital de chamada para projetos é publicado anualmente no primeiro semestre e para se participar do processo seletivo o discente deve ser indicado como integrante de projeto de pesquisa coordenado por docente de IES do grupo Afya. Além deste requisito, o discente deve atender aos seguintes critérios de elegibilidade: a) Estar regularmente matriculado em curso de graduação de IES do grupo Afya; b) Estar adimplente com suas obrigações estudantis, como mensalidade, biblioteca, sem pendências documentais ou disciplinares e; c) Estar cursando até o antepenúltimo período de seu curso.
As propostas de pesquisa inscritas ao edital passam, inicialmente, por análise de elegibilidade pela Coordenação de Pesquisa da IES de vínculo do docente. Posteriormente, a seleção e o julgamento das propostas inscritas são realizados por Comissão Permanente nomeada pela Direção Nacional de Ensino do Grupo Afya, sendo avaliados os seguintes critérios: a) adequação à linha de pesquisa; b) adequação metodológica; c) padronização de acordo com modelo divulgado pelo respectivo edital e aprovação pelo comitê de pesquisa; d) originalidade e inovação; e) relevância para o desenvolvimento científico e/ou tecnológico da região e do país; f) relação entre a infraestrutura disponível e os recursos humanos envolvidos na proposta; g) considerações éticas; h) qualificação do pesquisador e da equipe; i) coerência do perfil dos pesquisadores com a área temática da proposta de pesquisa; j) articulação para a formação de recursos humanos nos diversos níveis; k) contribuição para a superação das disparidades regionais.
O valor da bolsa para discente no programa é de R$ 500,00 (Quinhentos mil Reais) mensais, pago durante 10 meses.
apoio à participação em eventos
EXISTEM PROGRAMAS DE INCENTIVO À PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS PARA ALUNOS E PROFESSORES DO UNIPTAN?
Professores e alunos do UNIPTAN que tiverem trabalho aprovado para apresentação em evento podem solicitar apoio financeiro a partir de dois Programas de Concessão de Subsídio. Estes programas têm como finalidade incentivar a formação continuada e apoiar a divulgação do conhecimento e produção acadêmica de professores e alunos do UNIPTAN e das Instituições de Ensino do Grupo Afya Educacional.
Para ser conseguir o subsídio, os interessados devem atender a critérios de elegibilidade específicos de cada um dos Programas disponíveis, descritos abaixo.
COMO FUNCIONA O PROGRAMA DE INCENTIVO À PARTICIPAÇÃO EM EVENTO CIENTÍFICO DO UNIPTAN?
Através deste Programa, o UNIPTAN concede apoio técnico e financeiro para a participação docente e discente em eventos científicos de natureza relevante aos objetivos da Instituição. O apoio é concedido a docentes em efetivo exercício da função e a alunos devidamente matriculados no UNIPTAN que tenham trabalhos aprovados para apresentação em eventos científicos e ocorre por meio de liberação do docente de suas atividades no período do evento e/ou por meio de apoio
financeiro, conforme disponibilidade de recursos da Instituição. Cada docente pode obter o referido apoio financeiro uma vez a cada ano, sendo este apoio limitado a um número anual predeterminado pela Instituição.
Para solicitar o apoio, o docente precisa preencher o “Formulário de Solicitação de apoio à participação em eventos” apresentando justificativa e outras informações sobre sua participação no evento. O formulário deve ser encaminhado à Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Internacionalização (PROPPEXI), com pelo menos 30 dias de antecedência do evento, acompanhado dos seguintes documentos: a) Cópia da carta de aceite do trabalho a ser apresentado no evento; b) Cópia integral do trabalho a ser apresentado no evento.
Após a obtenção do apoio, o docente precisa apresentar à PROPPEXI, em até 30 dias após o término do evento: a) Certificado de participação e apresentação do trabalho; b) Currículo Lattes atualizado, contendo o registro da apresentação do trabalho; c) Cópia de comprovantes de despesas com transporte, alimentação e hospedagem decorrentes do evento.
Solicite o formulário de solicitação de apoio pelo e-mail: [email protected]
COMO FUNCIONA O PROGRAMA DE INCENTIVO À PARTICIPAÇÃO EM EVENTO CIENTÍFICO DA AFYA?
Além do apoio técnico e financeiro concedido pelo UNIPTAN, os docentes e discentes da instituição podem solicitar auxilio para apresentação de trabalhos em eventos científicos por meio do Programa da Afya, Programa de Concessão de Subsídio para Participação em Eventos Científicos.
Para solicitar o subsidio, o docente deve atender aos critérios específicos: a) Ter vínculo ativo em IES do Grupo Afya Educacional; b) Tempo de contratação mínima de 12 (doze) meses; c) Carga horária média de 10 h semanais no semestre corrente para os professores horistas ou ser professores TI/TP; d) avaliação institucional igual ou superior a 4,0 (quatro) nos últimos três semestres; e) ter o trabalho aprovado para apresentação em evento científico de referência na área específica de atuação docente na IES. Além disso, o trabalho científico deve ter sido desenvolvido em IES do grupo Afya e/ou conveniadas, em conformidade com o Projeto Pedagógico do Curso e/ou estar vinculado a uma linha de pesquisa, projeto de extensão, projeto de iniciação científica, grupos de pesquisa e trabalho resultado de orientação de TCC.
Para que o discente solicite o subsídio, ele deve: a) Estar adimplente com suas obrigações estudantis, como mensalidade, biblioteca, sem pendências documentais ou disciplinares; b) Ser autor ou coautor do trabalho científico aprovado para apresentação em evento científico e que tenha relação com o Projeto Pedagógico do seu Curso de graduação e contemple construtos teóricos desenvolvidos no seu percurso formativo. Além disso, é necessário que o trabalho aprovado para apresentação no evento seja em coautoria de um docente de IES do Grupo Afya.
A solicitação deve ser realizada por meio do envio da documentação (ficha de inscrição preenchida e assinada, carta de aceite do trabalho a ser apresentado e carta de recomendação do gestor acadêmico da IES) para o e-mail [email protected], com antecedência mínima de 45 dias da realização do evento.
As solicitações são analisadas por Comissão permanente instituída pela Afya e concedidas pela Diretoria Nacional de Ensino e contempla apenas um docente ou discente por trabalho a ser apresentado no evento científico que atenderem os critérios específicos do programa.
Após a obtenção do apoio, o contemplado precisa: a) apresentar documentação e informações sobre a referida participação no evento científico; b) Registrar junto à COPPEXI, no prazo de 90 dias após o evento, certificado; c) Elaborar apresentação dos conhecimentos adquiridos no evento para disseminação e socialização junto à comunidade acadêmica; d) Elaborar portfólio da apresentação no evento para registro junto à coordenação de curso e respectiva unidade de atuação e, e) Atender exigências da Comissão permanente e outras posteriormente publicadas pela Afya.
formulários e modelos
Formulários para apresentação de propostas e para acompanhamento de atividades de pesquisa, de extensão e de organizações estudantis podem ser solicitados pelo e-mail:
Atividades e projetos de extensão: [email protected]
Organizações estudantis: [email protected]
Pesquisa científica (Iniciação científica e grupos de estudo): [email protected]
certificados
O QUE SÃO CERTIFICADOS E DECLARAÇÕES?
Certificados e declarações são documentos oficiais que contêm a assinatura de autoridades competentes para confirmar fatos ou situações relativas às atividades institucionais.
No UNIPTAN, certificados são emitidos para comprovar que o indivíduo organizou, ministrou, acompanhou ou participou de atividade ou evento institucional.
ONDE SÃO EMITIDOS OS CERTIFICADOS DE ATIVIDADES E EVENTOS DO UNIPTAN?
A COPPEXI é o setor responsável pela emissão e registro destes documentos institucionais e disponibilização dos mesmos aos interessados ou aos organizadores da atividade.
Estes documentos institucionais são emitidos com os dados (nome do participante, nome do evento, carga horária, entre outras) informados pelos organizadores de cada atividade.
COMO ACESSAR SEUS CERTIFICADOS?
1- “Certificados emitidos em período anterior a 2021 devem ser solicitados pelo e-mail [email protected].
* Os certificados disponibilizados na plataforma Even3 são emitidos e vinculados ao e-mail de cada participante da atividade, conforme informado pelo(s) organizador(es).
* Para acessá-los, você deve fazer login usando seu e-mail e senha (caso já tenha conta na plataforma). Caso não tenha cadastro ou não se lembre da senha, você deve informar seu e-mail e usar a opção “Esqueceu sua senha?”. Assim, a plataforma enviará no seu e-mail uma senha de recuperação.
* Ao acessar a plataforma, você deve localizar na parte superior da página o item “Meus eventos”. Selecione o evento e localize na parte lateral esquerda o item “Certificados”. Assim você conseguirá baixar todos os certificados emitidos para este e-mail.
*Na plataforma Even3, os certificados estarão disponíveis, gratuitamente, somente até 30 dias após a sua disponibilização. Depois deste período, a plataforma cobrará uma taxa para cada certificado. Esta cobrança é da plataforma, não tendo o UNIPTAN nenhuma responsabilidade sobre a mesma.
- IMPORTANTE: Caso utilize mais de um e-mail (pessoal e institucional, por exemplo), sugiro que faça login com ambos os e-mails, uma vez que os certificados são emitidos para o e-mail informado pelo organizador do evento.
- “Certificados emitidos em período anterior a 2021 devem ser solicitados pelo e-mail [email protected].
O QUE FAZER EM CASO DE DÚVIDAS?
Entre em contato com os responsáveis pela emissão de certificados na COPPEXI, pelo e-mail: [email protected].
Núcleos de publicações científicas - NPC
Revista Educação e Saúde: fundamentos e desafios
A Revista Educação e Saúde: fundamentos e desafios é periódico científico semestral que tem como objetivo veicular estudos, pesquisas e experiências na interface em Educação e Saúde, com ênfase em Ciências Médicas e da Saúde.
A revista aceita para publicação trabalhos científicos inéditos de nível acadêmico, em português ou em inglês, na forma de artigos originais, revisões sistemáticas de literatura, relatos e estudos de casos, ensaios clínicos, atualizações terapêuticas e cartas ao editor.
Acesse Aqui a plataforma de submissão de trabalhos e demais informações sobre a Revista Educação e Saúde: fundamentos e desafios.
Revista Saberes Interdisciplinares
A Revista Saberes Interdisciplinares é um periódico científico semestral destinado à publicação de trabalhos inéditos, de áreas temáticas diversificadas. São aceitos para publicação na revista trabalhos científicos inéditos na forma de artigos originais, artigos de revisão, ensaios e resenhas, relativos a todos os ramos do saber, contemplando diferentes abordagens do problema e tendo como exigência os padrões metodológicos reconhecidos na produção científica Acesse Aqui a plataforma de submissão de trabalhos e demais informações sobre a Revista Saberes Interdisciplinares.
Anais do Congresso de Pesquisa e Extensão do UNIPTAN
Com publicação anual desde 2016, os Anais do Congresso de Pesquisa e Extensão do UNIPTAN têm como objetivo divulgar os trabalhos apresentados durante o Congresso de Pesquisa e Extensão do UNIPTAN, que incluem trabalhos de pesquisa e relatos de experiência de extensão, na forma de resumos expandidos ou artigos completos.
Acesse Aqui as edições anteriores e demais informações sobre os anais do Congresso de Pesquisa e Extensão do UNIPTAN.
Revista Educativa
Acesse Aqui a Revista Educativa