Os cursos de Odontologia do UNIPTAN AFYA e da PUCMinas foram premiados na 28ª Edição da Jornada Mineira de Estomatologia.

Com o objetivo de fomentar a pesquisa científica no ensino superior, os cursos de Odontologia do UNIPTAN AFYA, referência no ensino superior no campo das vertentes, e da PUCMinas, destaque na capital mineira e expoente no estado de Minas Gerais, iniciaram recentemente uma parceria que já colhe frutos.

Os professores Michel Calil e Breno Cherfen do UNIPTAN AFYA e a professora Hermínia Capistrano da PUCMinas selecionaram alunos de ambas as instituições para o desenvolvimento de um trabalho em conjunto. Os alunos Celine Coelho, Ana Paula Vital e Rafael dos Santos integram o corpo discente do grupo de pesquisadores.

Aconteceu no mês de maio a 28ª Edição da Jornada Mineira de Estomatologia, um tradicional evento da Odontologia Mineira organizado pela Sociedade Mineira de Estomatologia. Além das palestras e mesas de discussões, o evento representa um encontro científico para apresentações de trabalhos relevantes na área da Estomatologia em Minas Gerais. A aluna Celine Coelho representou o grupo de pesquisadores nesse evento apresentando o tratamento de um caso raro na literatura mundial conduzido pela equipe, com apenas dois casos semelhantes relatados no mundo. O trabalho foi condecorado com o primeiro lugar na categoria de apresentação oral, um prêmio que representa um feito histórico para as instituições.

O grupo de pesquisadores agora trabalha no desenvolvimento de um artigo científico, que deverá ser publicado em breve, apresentando os detalhes para a realização do diagnóstico, forma de tratamento e acompanhamento dessa rara lesão envolvendo a região de cabeça e pescoço. Mais uma vez a Odontologia Mineira representando destaque nacional e fomentando a pesquisa científica no âmbito do ensino superior.

O coordenador nacional dos cursos de Odontologia do Grupo AFYA Educacional, Professor Michel Calil, reforçou a importância da parceria. “É fundamental inserirmos nossos alunos na iniciação científica ainda durante a graduação. Parcerias entre grandes instituições de ensino potencializam a capacidade que temos em desenvolver uma Odontologia de alto nível técnico e científico, e por sua vez, proporcionam cada vez mais oportunidades aos nossos discentes. Mais uma vez a Odontologia de Minas Gerais mostra a sua representatividade e importância para o crescimento da área.”