REITORA DO UNIPTAN RECEBE HOMENAGEM DO PROMOTOR DE JUSTIÇA NO DIA DAS MULHERES
Entre os dias 04/03 e 08/03, o Uniptan celebrou a Semana das Mulheres. Dentre as ações desenvolvidas, a comunidade acadêmica teve a oportunidade de acompanhar uma série de homenagens a mulheres que fazem a diferença cotidianamente em seus campos de atuação.
Uma das figuras homenageadas foi a reitora do UNIPTAN, Maria Tereza Gomes de Almeida Lima, que recebeu os cumprimentos do promotor de Justiça Antônio Pedro da Silva Melo. Toninho Melo, como é mais conhecido, ocupa o cargo de Promotor de Justiça desde 1984, quando foi aprovado no concurso do Ministério Público. Após passar por algumas cidades do interior mineiro, Toninho retornou a São João del Rei, sua cidade natal, em 1990, permanecendo até os dias de hoje na função.
Em seu discurso, o Promotor reconheceu os desafios enfrentados pelas mulheres na sociedade e, destacou que, a despeito dos avanços históricos, há muito o que se conquistar. Para ele, "a data de 8 de março é uma importante oportunidade para homenagear todas as mulheres e reconhecer suas trajetórias desafiadoras".
Toninho destacou, ainda, alguns momentos centrais da biografia da reitora, a qual ele vem acompanhando desde muito cedo. Para ele, "o trabalho desenvolvido pela Maria Tereza é admirável e é muito bonito acompanhar o crescimento da instituição durante a gestão competente dela".
Maria Tereza tem larga e diversificada experiência na área da educação. Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Teoria Literária e Crítica da Cultura e Graduada em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Pós-graduada em Inovações Tecnológicas Educacionais pela Anhembi-Morumbi, já atuou em diversos níveis do ensino. Em 2007, desenvolveu com os alunos do Ensino Médio um projeto literário que foi classificado entre os 50 melhores do Brasil, segundo o importante crivo da Fundação Victor Civita. Dois anos mais tarde, recebeu, pela mesma fundação, o Educador Nota 10. Faz parte do corpo docente do UNIPTAN desde 2006 e assumiu a pró-reitoria de Ensino e Assuntos Acadêmicos do UNIPTAN em 2014. Em 2020 ocupou a cadeira da reitoria.
Nesse contexto, é importante destacar que, ainda que as mulheres sejam a maioria da população brasileira (51,5%), e que 21,3% delas têm ensino superior - contra 16,8% dos homens, segundo os dados do Censo de 2023 - o número de mulheres reitoras ou em altos cargos da carreira acadêmica ainda são minoritários. Diante desse cenário, não restam dúvidas do quão representativa é a presença da Maria Tereza no cargo de reitora, não apenas pela sua expertise, liderança e capacidade gestora, mas também tendo em vista as condições das mulheres vistas de um âmbito social e histórico. Acreditamos no potencial inspirador e multiplicador de conjunturas como essa.