extensão
O ambiente universitário é um importante espaço de produção e disseminação de conhecimento, que se fundamenta em três bases inter-relacionadas: ensino, pesquisa e extensão.
A Extensão Universitária tem a missão de coordenar atividades e práticas que aproximem o Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves (UNIPTAN) da sociedade, de forma a facilitar o acesso de distintos públicos aos serviços disponibilizados pela instituição.
A Extensão Universitária é, portanto, se mostra como uma das funções sociais do centro universitário, que tem por objetivo promover o desenvolvimento social, fomentar projetos e programas de extensão que levam em conta os saberes e fazeres populares e garantir valores democráticos de igualdade de direitos, respeito à pessoa e sustentabilidade ambiental e social.
Com o propósito de integrar-se à Pesquisa e ao Ensino, a Extensão é instrumento para desenvolver saberes e gerar conhecimento, ampliando o horizonte dos discentes, no que diz respeito à atuação profissional, ao enriquecimento do currículo e a aprendizagem em determinada área, bem como para envolver docentes e funcionários em ações socioculturais, fortalecendo os laços entre a comunidade acadêmica e a externa e o compromisso com a educação de qualidade.
Acesse o Regulamento de Extensão AQUI
Coordenadora: Profa. MSc. Ana Claudia Silva Lima
Telefone: 32 3379-2725 Ramal 202
Instagram: www.instagram.com/copex.uniptan/
política de extensão
Um dos compromissos firmado pelo UNIPTAN é a promoção da extensão em diversos vieses. Sendo assim, além de atividades e projetos de extensão, que articulam com o meio ambiente e bem-estar social, a instituição oferece uma gama de possibilidades para a participação dos docentes e discentes nas práticas extensionistas.
A extensão no UNIPTAN tem por objetivo a promoção e o intercâmbio do conhecimento, promovendo a formação de agentes multiplicadores do saber, a partir do acesso e participação em atividades, eventos, projetos, núcleos e cursos de extensão.
A relação entre a pesquisa e a extensão no UNIPTAN reforça a importância da socialização do conhecimento produzido na instituição, de forma a atender aos aspectos científicos da formação discente e também às necessidades da comunidade onde a instituição está inserida.
A Política de Extensão do UNIPTAN é composta de modalidades que comportam várias interfaces da extensão, ofertando tanto para os discentes, como para os docentes, uma vasta possibilidade de atuação.
modalidades de extensão
Um dos compromissos firmados pelo UNIPTAN é a promoção da extensão em diversos vieses. Sendo assim, além de atividades e projetos de extensão, que articulam com o meio ambiente e bem-estar social, a instituição oferece uma gama de possibilidades para a participação dos docentes e discentes nas práticas extensionistas.
A extensão no UNIPTAN tem por objetivo a promoção e o intercâmbio do conhecimento, promovendo a formação de agentes multiplicadores do saber, a partir do acesso e participação em atividades, eventos, projetos, núcleos e cursos de extensão.
A relação entre a pesquisa e a extensão no UNIPTAN reforça a importância da socialização do conhecimento produzido na instituição, de forma a atender aos aspectos científicos da formação discente e também às necessidades da comunidade onde a instituição está inserida.
A Política de Extensão do UNIPTAN é composta de modalidades que comportam várias interfaces da extensão, ofertando tanto para os discentes, como para os docentes, uma vasta possibilidade de atuação.
3.1 Atividades de extensão
As atividades de extensão consistem em ações pontuais relacionadas à transferência mútua de conhecimento produzido, desenvolvido ou instalado no âmbito da instituição e estendido à comunidade externa. São consideradas atividades de extensão: mutirão ou feira de saúde; grupo de apoio, campanhas ou consultorias à população; divulgação de informação à população por meio de manuais, panfletos, sites; disseminação do conhecimento teórico/prático por meio de cursos, minicursos ou palestras.
3.2 Programas de extensão
m programa de extensão acontece quando existe um conjunto integrado de pelo menos dois projetos e outras atividades de extensão, de caráter contínuo, regular, multidisciplinar e indissociável à pesquisa e ao ensino, com a participação de discentes, servidores e da comunidade externa, alinhado ao Planejamento Estratégico do UNIPTAN.
Atualmente, o UNIPTAN conta com cinco programas de extensão. São eles:
1-Programa Responsabilidade Social
O Programa Responsabilidade Social, envolve projetos que possuem objetivos ligados à preocupação com o meio ambiente e com a sociedade.
2-Programa Viva Bem
O Programa Viva Bem se caracteriza por seu caráter de interface com a promoção da qualidade de vida dos participantes.
3- Programa de Ligas Acadêmicas
O Programa de Ligas Acadêmicas abrange os projetos desenvolvidos pelas Ligas Acadêmicas desenvolvidas na instituição.
4- Programa Saúde e Vida
O Programa Saúde e Vida engloba todos os projetos que visam a promoção da saúde e bem-estar do público envolvido.
5- Programa Direito e Sociedade
O Programa Direito e Sociedade envolve os projetos do curso de Direito que possuem interface com a disseminação do conhecimento.
3.3. Projetos de Extensão
Projetos de iniciativas processuais, coerentes e contínuas que, articuladas, visam ao cumprimento de objeto único em prazo determinado, vinculado ou não a algum programa, com delimitação teórica e detalhamento de recursos necessários à execução. Deve conter objetivos geral e específicos, claros e tangíveis, indissociáveis da pesquisa e do ensino, com a atuação de discentes e servidores e a participação da comunidade externa, alinhados ao Planejamento Estratégico do UNIPTAN.
3.4. Curso de extensão
Atividade pedagógica de caráter teórico e prático, de oferta não periódica, presencial ou a distância, com objetivos, carga horária, ementa, cronograma e critérios de avaliação definidos em formulário próprio disponibilizado pela Coordenação de Extensão. Deve ser indissociável da pesquisa e do ensino, com a atuação de discentes e servidores e a participação da comunidade externa, alinhado ao Planejamento Estratégico do UNIPTAN.
3.5. Núcleo de Extensão
São organizações com nichos específicos de atuação, responsáveis pela elaboração e articulação com políticas públicas. Os núcleos atuam por meio de uma coordenação, a fim de solucionar alguma demanda específica da comunidade.
3.6. Empresa Júnior
Empresa júnior é uma associação civil sem fins lucrativos e com fins educacionais formada exclusivamente por alunos do ensino superior. No UNIPTAN existe a Vertentes Consultoria, que envolve os cursos de enfermagem, psicologia, ciências contábeis e administração.
organizações estudantis
As organizações estudantis são cadastradas no UNIPTAN na Coordenação de Extensão, para a criação da organização estudantil. Os interessados deverão preencher e encaminhar à Coordenação de Extensão o “Formulário para cadastro e atualização de Organização Estudantil” acompanhado do estatuto ou regimento interno próprio da organização, dentro do prazo previsto pelos editais semestrais.
São consideradas organizações estudantis:
I - Atlética Acadêmica: associação estudantil sem fins lucrativos, constituída por alunos e destinada à prática de desportos e à realização de competições desportivas. É entidade universitária promotora de atividades de esporte e lazer dentro da instituição de ensino.
II - Coletivo Acadêmico: organização composta por alunos de um ou mais cursos de graduação, que se reúnem periodicamente para dialogar e debater temas de interesse comum.I
II - Diretório e Centro Acadêmicos: organização sem fins lucrativos, formadas por estudantes de um curso de graduação e, por isso, fundamentais para a gestão democrática e participativa dentro das unidadesacadêmicas e da Instituição de Ensino Superior. Promovem atividades diversas dentro da instituição de ensino, que incluem: debates, discussões, palestras, mobilização e organização de reinvindicações e ações políticas estudantis, mediação de conflitos e negociações entre estudantes e a instituição, organização de atividades extensionistas e culturais.
IV - Liga Acadêmica: associação científica sem fins lucrativos, composta por estudantes que se organizam para complementar, atualizar, aprofundar e/ou difundir conhecimentos e técnicas em áreas específicas. Suas atividades devem articular ensino, pesquisa e extensão.
Acesse o Regulamento de Organizações Estudantis AQUI
formulários e modelos
Disponibilizamos, abaixo, o link de acesso aos formulários e modelos utilizados pela EXTENSÃO para apresentação de propostas e para acompanhamento de atividades.
São disponibilizados também modelos de estrutura de projeto de pesquisa e de artigo científico, bem como documentos adicionais que irão auxiliar na estruturação e na organização das ideias da pesquisa.
Para Cadastro de Ligas acesse AQUI
Para Cadastro de Atividades e eventos acesse AQUI
Para Cadastro de Projetos acesse AQUI