Alunos da Liga Acadêmica de Hematologia do curso de Biomedicina do UNIPTAN realizam ação sobre doação de sangue.

Atualmente, cerca de 1,8% da população brasileira é doadora de sangue, sendo que de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o ideal seria entre 3% a 5% da população.
Diante disso, ao final do mês de março, a Liga Acadêmica de Hematologia do curso de Biomedicina do UNIPTAN esteve presente nos polos da empresa AMG Brasil da região, conversando com os funcionários sobre doação de sangue. Num primeiro momento, foi proferida uma palestra intitulada “A importância de doação de sangue bem como os mitos e verdades sobre a prática”. Essa palestra foi realizada de forma online, onde grande parte dos funcionários da empresa puderam estar presentes. Para a professora Samyra Cecílio, orientadora da Liga de Hematologia, “a doação de sangue é um ato que pode ser realizado por qualquer pessoa saudável, que atenda aos requisitos básicos de segurança, e que esteja disposta a ajudar. Ao doar sangue, além de estar contribuindo para o bem-estar de outras pessoas, também é possível receber informações sobre a própria saúde, já que o doador passagem por uma triagem médica antes da doação. Quanto mais difundida essa proposta, mas os bancos de sangue estarão cheios.”
Nos dias seguintes, foi realizada a tipagem sanguínea dos funcionários da empresa, tanto do polo de Nazareno/MG, quando do polo de São João del-Rei. “Saber o tipo sanguíneo é fundamental para garantir a segurança em procedimentos médicos, transfusões e doações de sangue, bem como para garantir a saúde durante a gestação e a compatibilidade em transplante de órgãos”, ressalta a aluna do terceiro período do curso de Biomedicina, Eduarda Carvalho, também presidente da Liga de Hematologia.
A realização da tipagem sanguínea pelos alunos nas duas cidades foi acompanhada pela coorientadora da Liga de Hematologia, a professora Daniele Sapede.
Agradecemos aos alunos, professores e a direção da AMG Brasil pela parceria nessa ação.