Alunos e professores do curso de Psicologia do UNIPTAN realizam visita técnica Museu da Loucura em Barbacena.

No dia 01 de abril, alunas, alunos e professoras do curso de Psicologia do UNIPTAN realizaram uma visita técnica ao Museu da Loucura em Barbacena. A atividade foi idealizada e organizada por discentes do sétimo período e contou com a participação de estudantes dos demais períodos do curso.

O Museu da Loucura guarda memórias do Hospital Colônia de Barbacena, primeira instituição psiquiátrica de Minas Gerais. A visita é um convite à reflexão sobre as práticas de isolamento, exclusão e abandono de pacientes psiquiátricos e outros grupos historicamente subalternizados, desde o século XIX até meados dos anos de 1970, quando a Reforma Psiquiátrica começa a indicar novas possibilidades, mais humanizadas, de atenção e cuidado a essa população.

A aluna Larissa Vale, do sétimo período de Psicologia e uma das organizadoras da visita, considera que atividades culturais como a proposta possibilitam que os discentes visualizem os conhecimentos teóricos na prática. Segundo ela: “o Museu da Loucura é uma parada obrigatória na nossa formação enquanto psicólogos, para não nos esquecermos do holocausto brasileiro que aconteceu tão perto de nós e para que, nem de longe, isso volte a se repetir”.