Projeto de extensão: “Os 3 pilares para as mulheres: Alimentação, Corpo e Mente’’

O presente projeto “Os 3 pilares para as mulheres: Alimentação, Corpo e Mente’’ tem como objetivo desenvolver ações de promoção do autocuidado, no que se refere à autoestima e alimentação saudável e balanceada. O projeto visa beneficiar diretamente mulheres que trazem consigo um histórico de ansiedade, com maus hábitos alimentares e estilo de vida, bem como a baixa autoestima. A equipe é composta por discentes dos cursos de Nutrição, Fisioterapia, Educação Física e Medicina.
O projeto oferece atendimentos nutricionais individualizados e intervenções dos demais cursos, com as mulheres que entram em contato com a equipe responsável pelo projeto. Logo que a paciente entra em contato com a equipe, é feito seu cadastro e ela recebe um link para pré-questionário contendo perguntas básicas a fim de conhecer o objetivo da consulta.
Na primeira consulta é feita uma anamnese e em seguida cria-se um grupo de WhatsApp com a paciente para que ela possa relatar seu dia a dia alimentar, se conseguiu traçar as metas propostas no decorrer da consulta. Após a elaboração do plano alimentar e orientações, esses são encaminhados para os professores responsáveis para a correção. Assim, é agendado um retorno com a paciente para a apresentação do plano. Dessa forma, o projeto contempla diferentes atividades que vão desde o acompanhamento sistematizado da paciente, sua mudança de hábitos alimentares e a compreensão de suas dificuldades alimentares, opções e estratégias para adotar um estilo de vida mais saudável, até postagens em redes sociais cuja finalidade é justamente conscientizar e levar informação para as pessoas, mesmo estas estando ou não no projeto. Além desses aspectos, são abordados no Instagram do projeto, semanalmente, posts acerca de atividade física, alimentação saudável e como esses elementos poderão auxiliar na vida saudável e na redução da ansiedade e consequente melhoria da saúde mental.
Durante todo o projeto, várias mulheres entraram em contato com a equipe em busca de acompanhamento nutricional. Os acompanhamentos foram realizados de forma online e alguns incluíram fotos em anexo. Dentre as mulheres atendidas, algumas sofriam de diabetes, hipertensão e obesidade, enquanto outras precisavam de apoio emocional. Por meio de uma escuta ativa e empática, foi possível cuidar do bem-estar geral de cada participante.
Durante a semana, especificamente às terças e quintas-feiras, a equipe posta caixinhas de perguntas com o objetivo de avaliar a aceitação do público em relação ao trabalho desenvolvido. Essa iniciativa busca fomentar uma melhor interação com os seguidores e interessados, a fim de aprimorar continuamente o projeto e contribuir ainda mais para suas necessidades e expectativas. Nossa equipe tem o compromisso de postar regularmente conteúdos relevantes e informativos para nosso público. Por isso, é seguido um padrão semanal de três publicações, que ocorrem sempre nas segundas, terças e quartas-feiras.
Cada semana é dedicada a um tema específico, no qual apresentamos informações importantes e curiosidades relevantes. Raramente são feitas alterações nesse padrão, a não ser em casos especiais, como em datas comemorativas, em que são realizadas publicações extras para celebrar a ocasião. No projeto, as pacientes que necessitam de cuidados específicos relacionados à Educação Física, Fisioterapia, ou Medicina, são assistidos por graduandos dessas áreas. Com o objetivo de oferecer atendimento nutricional gratuito e online para mulheres.