repositório institucional
Análise da evolução do comércio eletrônico nos últimos 10 anos




O presente artigo tem como tema central analisar como o comércio eletrônico evoluiu na última década. Tem como objetivo mostrar a ascensão deste comércio, desde o início da história aos tempos mais recentes, destacando a relevância dessa ferramenta para empresas e consumidores. O trabalho aponta o surgimento da internet e seus avanços tecnológicos, como o comércio on-line, que fizeram com que os indivíduos adquirissem novos hábitos de consumo. Em seguida, o texto apresentará as novas categorias e os modelos mais recentes de E-commerce. Em um outro momento, será visto sobre segurança digital, em que serão apresentados os riscos e como se proteger das ameaças on-line. O estudo foi desenvolvido com base em uma pesquisa de campo: aplicou-se um questionário para 51 pessoas aleatórias e os resultados obtidos foram analisados e apresentados de forma clara e objetiva. Concluindo-se então, este artigo aborda os principais obstáculos, como os consumidores estão agindo perante o crescimento notável desse segmento e quais as perspectivas para 2018.
A atuação do marketing no poder de fidelização do cliente ao mercado consumidor




Este artigo tem como assunto abordado a importância da fidelização e satisfação dos clientes e como ocorre a atuação do marketing para realização desse processo. Com mercado altamente competitivo as empresas devem ser inovadoras, buscando maior dinamismo, incentivando o processo de inovação de criação de tecnologias modernas, somente assim será possível multiplicar clientes. Entretanto foi demonstrado componentes dos serviços prestados pelo marketing, uma ênfase maior sobre a descrição do conceito, formas de encantar o cliente demonstrando a real necessidade do valor agregado ao produto e formas de como o mesmo irá suprir as necessidade pretendidas, o poder de compra do mercado consumidor e sua forte tendência ao crescimento, formas de como otimizar processo e aumentar a lucratividade devido a satisfação de fidelização do mercado consumidor a sua marca. Como metodologia o artigo será realizado através de uma pesquisa qualitativa, contudo, para a classificação da pesquisa, tomaram-se como base referências bibliográficas.
Análise do comportamento de compras no município de São João del-Rei




Nos últimos anos, percebe-se uma mudança no comportamento de compra do consumidor, compreendendo e identificando quais fatores podem influenciá-lo. O objetivo geral deste trabalho foi analisar a decisão de compra do consumidor são-joanense, em meio a uma recessão econômica, compreendendo e identificando quais fatores podem influenciar positivamente em seu comportamento. A metodologia utilizada foi a pesquisa do tipo qualitativa, apoiado pelo método de pesquisa de campo, realizado através de aplicação de questionários a clientes no comércio varejista de São João del Rei/ MG. Com a realização da pesquisa foi possível concluir que a crise influenciou no poder de compra dos consumidores, e apontar quais os setores foram mais afetados.
A ineficácia do processo de reciclagem de resíduos sólidos na cidade de São João del-Rei




O presente artigo tem por finalidade, analisar os problemas causados pelo descarte inadequado dos resíduos sólidos que, inicialmente, deveriam ser encaminhados às usinas de triagem e compostagem de lixo na cidade de São João del Rei- MG. Levando-se em conta o que é feito com esses resíduos e suas sobras e se existe processo de reciclagem desse material, sugerindo alternativas para adequar o seu destino final. Assim, considerar como sãorealizados a coleta e o descarte desses resíduos gerados pela comunidade, propondo alternativas de reciclagem para esses e verificando os impactos causados ao meio ambiente e à sociedade. A metodologia utilizada para essa pesquisa foi de caráter qualitativo de natureza descritiva onde foi feito um estudo de caso e uma entrevista ao CIGEDAS Vertentes (Consórcio Intermunicipal de Gestão e Desenvolvimento Ambiental Sustentável das Vertentes). A partir do exposto, pode-se perceber que ainda é precária a condição de reciclagem e a disposição final dos resíduos sólidos e que algumas soluções ainda podem ser tomadas.
A motivação e a qualidade de vida no trabalho




Este trabalho tem por objetivo demonstrar a importância da motivação e da qualidade de vida no trabalho nas empresas de São João Del Rei. Entende-se que a qualidade de vida e a motivação no trabalho são assuntos de grande valor no mundo empresarial, uma vez que as pessoas, peças fundamentais dentro de uma organização, buscam aquilo que lhes garantam o bem-estar físico, mental e social como fatores motivacionais aplicados ao trabalho. Para a empresa é imprescindível oferecer aos seus colaboradores condições físicas e psicológicas para bem exercerem suas atividades e mantê-los motivados para que se comprometam com os objetivos organizacionais e apresentem desempenho desejável na busca pela maior produtividade. Por meio do questionário aplicado foi possível entender a forma como o colaborador enxerga esses fatores no meio onde atuam.
A localização como vantagem estratégica - a importância da pesquisa de mercado para avaliar a satisfação dos clientes




O presente artigo tem por objetivo auxiliar empresas a tomarem decisões que possam gerar tempo, minimizar custos e ainda prever bons resultados. Para isso, se faz necessário utilizar da publicidade através de pesquisas, testes, estudos e análises. Dessa forma, pode-se demonstrar a importância da pesquisa de mercado obtendo opiniões dos consumidores sobre determinado serviço, a fim de conhecer, identificar e determinar seus problemas. Podem ser mostrados ainda os passos corretos para um processo social e gerencial ao qual o consumidor obtém o que deseja através da criação, oferta e troca de produtos de valor que constituem o Marketing. A metodologia utilizada para desenvolver este estudo foi a qualitativa, com aplicação de questionário que possibilita um levantamento do estudo de caso mais adequado para estudar uma unidade ou uma parte de um todo. Foi observado que, para uma pesquisa de marketing ter um bom resultado, deve-se apresentar dados com soluções claras e suficientes acerca do desejado pela organização. Assim sendo, ressalta-se a importância de uma pesquisa de marketing para o crescimento e desenvolvimento de qualquer organização, que poderá desfrutar desses dados em suas estratégias e tomadas de futuras decisões.
Marketing de relacionamento como estratégica de retenção e didelização de clientes - um estudo de caso na empresa X




O presente artigo tem como tema central abordar a utilização do Marketing de Relacionamento como ferramenta estratégica para maximizar a satisfação dos clientes buscando a retenção e fidelização dos mesmos. O objetivo da pesquisa é analisar a importância desses recursos a partir do momento em que a empresa reconhece e atende as necessidades e desejos dos consumidores, superando suas expectativas. A retenção está atrelada à satisfação, contudo esta não garante fidelidade, é necessário ainda atrair e manter clientes, desenvolver uma relação mais sólida e duradoura, proporcionando a eles benefícios diferenciados que desperte o conceito de valor, conquistando assim a confiança. Em um mercado competitivo requer maestria e habilidade para oferecer algo a mais para seu público alvo, incentivar a regularidade do contato, promover um diferencial e ir além do que o cliente espera, reflete diretamente na boa imagem da organização, destacando-se dentre os concorrentes. A metodologia aplicada neste trabalho foi do tipo qualitativa, apoiada com o método estudo de caso na empresa X, em que a coleta de dados se deu por um questionário, sendo possível compreender o comportamento dos consumidores em relação à sua satisfação. Percebeu-se que requer muita concentração de esforços, competência e planejamento para que a empresa consiga reter seus clientes e estes possam enxergar os diferenciais e as vantagens em continuar fiel a ela.
O planejamento das finanças pessoais - estudo de caso com os alunos do curso de administração do Centro Universitário Presidente Trancredo de Almeida Neves (UNIPTAN)




A educação financeira diz respeito às relações que os indivíduos estabelecem com os recursos financeiros, bem como sua utilização, seja com o objetivo de acumular, investir ou mesmo resguardar as riquezas materiais. Construir o gerenciamento das finanças, em especial as pessoais, exige dos indivíduos uma educação satisfatória, que pode ser compreendida como um processo de conhecimento que permite à população criar habilidades que possam auxiliar na opção por alternativas plausíveis e seguras destes recursos financeiros. O objetivo do presente artigo foi o de verificar como os discentes do curso de administração do UNIPTAN geram e administram seus recursos, a fim de cumprirem com suas obrigações financeiras. Para isto foi realizada uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo, apoiada pelo método estudo de caso, em que foram aplicados 50 questionários aos universitários. Com base nos resultados, constatou-se que apesar destes discentes ainda estarem iniciando a graduação em administração, eles mantêm, de modo geral, uma boa gestão financeira pessoal, o que contribui para uma estabilidade na qualidade de vida e na tomada de decisões assertivas envolvendo finanças.
Entendendo as dificuldades enfrentadas pelo teatro municipal de São João del-Rei em época de recessão econômica




É inegável que o conceito de Indústrias Criativas está cada vez mais intrínseco no cotidiano da sociedade atual. Sendo assim, o presente artigo objetiva identificar o que de fato abrange o conceito de Indústrias Criativas e as dificuldades enfrentadas no cenário de instabilidade política e econômica, mais especificamente presente na administração do Teatro Municipal, que sem dúvida é um segmento desta indústria que corrobora atividades artísticas e culturais. Sendo considerado um prédio tombado pelo patrimônio histórico da cidade de São João DelRei, o artigo vem tratar do período em que o Brasil viveu uma crise tanto na economia como na política a partir de 2015; além de apresentar a forma como o mesmo vem articulando estratégias para superá-la de maneira a atrair e reter público para os espetáculos pagos. Sendo assim, foi-se feita uma pesquisa do cenário econômico e seus efeitos na indústria criativa nacional e local, além de uma entrevista com o então gestor do Teatro Municipal, Leandro Rocha. Constatou-se a influência negativa de uma instabilidade econômica na sua receita, contudo, alguns projetos vem dando retorno, principalmente aqueles que trabalham a introdução cultural no cotidiano de crianças e jovens. Quando essa introdução é feita logo cedo, desmistifica-se a ideia de um lugar elitizado e pouco valoroso, tornando-se mais atrativo e prazeroso, tanto para a criança quanto para o seu familiar.
A importância da gestão de compras nas micro e pequenas empresas




As micros e pequenas empresas do ramo supermercadista necessitam de uma boa gestão de compras, pois, se realizada com efetividade, envolve todos os departamentos da empresa, tendo como responsabilidades principais a localização de suprimentos, negociação de preços e verificar se os pedidos cheguem conforme as notas fiscais. O estudo tem como objetivos analisar o planejamento no setor de compras supermercadista no município de São João del Rei, identificar o processo de compras, a gestão de estoque e estudar as prioridades de seleção dos fornecedores potenciais, envolvendo preços, prazos de entregas e condições de pagamento. Essa é uma pesquisa quantitativa sobre o conhecimento da área supermercadista, tendo como auxílio a busca de dados o método de “estudo de caso”, visando alcançar os objetivos através de aplicações de questionários. Onde esses questionários foram aplicados a oito gestores do ramo supermercadista, tendo como intuito obter dados mais precisos e verificar a importância da gestão de compras afim de uma melhor efetividade organizacional. Diante das analises, conclui-se que a função comprar é o “cérebro” da empresa supermercadista, pois os compradores são responsáveis por negociar com fornecedores, garantir as compras corretas de produtos, equilibrar o estoque e a estabilização financeira da empresa, ou seja, a gestão de compras é a inter-relação de diversos setores dentro da organização.
A síndrome de Burnout em professores universitários de instituições pública e privada




A Síndrome de Burnout ou Síndrome do esgotamento profissional vem atingindo em larga escala as mais variadas classes profissionais, principalmente profissionais de saúde –médicos e enfermeiros, bombeiros, professores universitários ou de outros níveis. Caracterizada pela exaustão emocional, despersonalização e baixa da realização profissional, essa doença altera diretamente a qualidade do ensino prestada pelo docente, expondo-o ao adoecimento físico e mental. Este artigo utilizou de uma revisão bibliográfica específica para identificar quais os preditores da Síndrome de Burnout e as ações de prevenção desta psicopatologia a docentes expostos ao estresse ocupacional. Em um primeiro momento realizou-se uma pesquisa bibliográfica e análise de artigos e materiais que tratassem do assunto principal para formulação do embasamento do referencial teórico. Depois de realizada esta pesquisa e análise do material em questão, foram aplicados 20 questionários a docentes de instituições privadas e públicas de ensino superior da cidade de São João del Rei – MG. Constatou-se com esta revisão bibliográfica e aplicação dos questionários, a necessidade imediata de implementação de intervenções perante a saúde mental dos docentes universitários, sendo observados níveis preocupantes nos scores de auxílio à detecção da síndrome de Burnout.
O desenvolvimento do artesanato na cidade de Resende Costa




O presente artigo tem como tema central o desenvolvimento do artesanato na cidade de Resende Costa. Sendo assim, após a observação do atual contexto da produção artesanal no município, verificou-se que ela cresce a cada ano e possui uma grande representatividade financeira e cultural na região onde está situada. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é analisar como esse meio econômico desenvolve na vida da população local em relação amelhorias para os cidadãos e para o crescimento do município. Para exemplificar a realidade da produção, além de textos teóricos, usaram-se questionários que foram destinados aos donos dos diversos tipos de lojas que preservam esse costume, visando encontrar peculiaridades e características específicas desta forma econômica que enfeita a cidade e atrai turistas de todo o Brasil. Com o trabalho há um melhor entendimento e visibilidade acerca da produção artesanal na cidade, buscando alavancar possibilidades de crescimento no comércio da cidade, principalmente tendo em vista a produção desses artesãos. Percebe-se que o artesanato, além de continuar sendo uma das principais fontes de renda da cidade, vem impulsionando o crescimento do município, se fixando cada vez mais entre as famílias, assim preservando um pouco das origens e da cultura local.
Análise dos investimentos no setor logístico realizado pelas micro e pequenas empresas do município de São João del Rei




Nos últimos anos, percebe-se uma deficiência muito grande em relação ao processo logístico das micro e pequenas empresas, em especial as do município de São João Del Rei. O objetivo geral deste trabalho foi identificar as possíveis falhas nessa área para que se possa fazer melhorias nos processos logísticos que são tão importantes para as empresas.A metodologia utilizada foi a pesquisa do tipo qualitativa realizada através do método de pesquisa de campo e aplicação de questionários aos empresários são-joanenses. Ao final, foi possível concluir que, o processo logístico que é parte fundamental para as empresas no município de São João Del Rei, precisa ser melhorado, inclusive com adoção de ferramentas que já foram implementadas pelas grandes empresas brasileiras.
Líder como Gestor e formador de equipes de trabalho em empresas familiares




Este trabalho acadêmico busca identificar de que maneira o estilo de liderança pode impactar na formação de equipes com base em empresa familiar. O perfil do líder frente a organização, é um fator importante para que seus colaboradores se sintam motivados, e as equipes de trabalho apresentem melhores índices de resultados nas empresas, quando comparados a grupos. É de suma importância, aplicar treinamentos ao líder da organização, com o intuito de agregar valor na formação de equipes eficazes, fazendo com que as empresas se tornem mais flexíveis e ágeis dentro de um mercado altamente competitivo. Assim, este artigo apresentará um estudo de caso na empresa X, onde, com a aplicação de um questionário, percebeu-se que o estilo de liderança influencia na formação de equipes e também no clima organizacional, podendo fazer com que a empresa não alcance seus objetivos.
A estratégia de marketing como diferencial competitivo




No mercado onde a concorrência é acirrada, possuir uma estratégia que possa se sobressair aos demais é um desafio diário vivido por vários empresários. Uma ferramenta para alcançar este objetivo é o marketing. A estratégia de marketing muito bem executada torna-se um diferencial no mercado. Com isso, o presente artigo busca demonstrar qual a importância da estratégia de marketing. O objetivo geral do estudo é verificar perante produtos da mesma segmentação das marcas Coca Cola e Pepsi a importância da estratégia de marketing na forma de se sobressair perante o mercado competitivo. Além disto, o artigo irá demonstrar especificamente a importância da estratégica de marketing, analisar e apontar a estratégica de marketing utilizada por estas duas empresas, assim como apresentar qual foi o produto que se solidificou no mercado após a estratégia de marketing e como foi o processo. A pesquisa foi realizada através da utilização de sites específicos, livros, artigos, teses, dissertações para fundamentação dos assuntos.
Uma análise do marketing de relacionamento com os clientes




Neste artigo propomos, o estudo de perceber quais estratégicas de marketing de relacionamento seriam úteis para a fidelização de clientes na empresa “Cláudia Doçura” localizada no município de São João del-Rei/MG. Onde percebe-se a perca de uma grande fatia no mercado onde a mesma atua. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, um estudo descritivo, composto de entrevista semiestruturada com os administradores da empresa, e tendo como referencial a abordagem acadêmica dominante sobre marketing de relacionamento, promovendo a analise das praticas gerenciais vigentes e endereçando uma reflexão sobre a própria produção teórica desse campo de marketing. Contudo, ficou perceptível a fragilidade da empresa frente aos planos estratégicos na tentativa de alcançar seus objetivos, que ao longo de toda análise das entrevistas notou-se que a empresa não tem conhecimento sobre o Marketing de relacionamento. Devido a resistência apresentada por parte dos gestores de buscar inovações e conhecimentos na área de marketing de relacionamento, faz com que os mesmos, embora, reconheçam a fragilidade da empresa perante o mercado atual, não se interessem pela aquisição a novas estratégias e por esse motivo a empresa permanece estagnada no tempo.
Administração de capital de giro nas microempresas - uma revisão literária




O presente artigo tem como objetivo discutir a importância da gestão do capital de giro nas micro e pequenas empresas, avaliando como a mesma pode auxiliar no desenvolvimento do negócio. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura, selecionando-se artigos, livros e publicações institucionais que tratam do tema. A trajetória da pesquisa teve como ponto de partida a compreensão de conceitos de finanças e administração financeira, passando pela discussão sobre ciclo operacional, financeiro e econômico e também sobre a estrutura do balanço patrimonial como instrumento de análise da situação econômica da empresa. Na seção final, foram apresentadas as definições de micro e pequena empresa e, para concluir a pesquisa, demonstrando o quanto o capital de giro tem sido objeto de vários estudos recentes na área de Administração e Finanças, foram apresentadostrabalhos acadêmicos que já abordaram a temática. Após as discussões, observouse que a administração do capital de giro requer competências e um conhecimento amplo sobre a situação financeira e contábil da empresa, e que a sua boa gestão é imprescindível para que as MPEs se mantenham no mercado.
Cultura e competitividade - a influência cultural na competitividade de pequenas empresas - estudo de caso na empresa Eldourado Motors e depachante da cidade de Lagoa Dourada - MG




Uma das principais características do atual ambiente organizacional é a necessidade das empresas em se manterem competitivas no mercado. Alguns fatores podem ter influencia sobre esse aspecto, como a cultura. Desta forma, o objetivo geral da pesquisa é analisar a influência cultural na competitividade da empresa El dourado Despachante da cidade de Lagoa Dourada. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, que trouxe relevância aos temas: competitividade e cultura; e uma pesquisa qualitativa através da aplicação de questionário a 25 clientes da empresa estudada. Assim, foi possível concluir que existem influencias culturais na hora de escolher uma prestadora de serviços. Os fatores culturais que influenciam são aqueles baseados em valores ou costumes locais, como honestidade, qualidade e afinidade.
Relação de poder e seus impactos culturais no comportamento dos cidadãos: um comparativo a partir do momento em que a guarda municipal foi instalada e passou a atuar no município de São João del-Rei




Diante da implantação da Guarda Municipal na cidade de São João percebe-se que o poder e a cultura influenciam o comportamento dos cidadãos. Assim, o presente artigo deve conter como tema principal analise da influência do poder no comportamento cultural das pessoas a partir da aplicabilidade das leis pela Guarda Municipal na cidade. Essa pesquisa terá caráter qualitativo, pois apresentará dados coletados através de 60 questionários aplicados, sendo que destes foram 20 para cada público alvo, Guarda Municipal, motoristas e pedestres. Visto que 70% da Guarda Municipal notaram que os índices de acidentes nas vias urbanas diminuíram, mas somente 47,5% responderam que possui respeito no trânsito. Dessa forma, foi possível concluir que a cultura e o poder acabam por influenciar as ações dos motoristas ao se depararem com o trânsito em São João Del Rei, pois grande parte da população não está acostumada com esse tipo de fiscalização e por isso é evidente o exercício do poder e a carga cultural que se possui nos dados, em relação ao comportamento dos cidadãos.
A importância das práticas adequadas de gestão de pessoas para o sucesso das organizações - um estudo do clima organizacional




Dentro do contexto organizacional contemporâneo, é notório o entendimento de que a valorização das pessoas, bem como o desenvolvimento de sua motivação e do nível de satisfação, qualidade de vida no trabalho e a percepção dos colaboradores acerca do ambiente organizacional que os mesmos integram são critérios fundamentais para que sejam possibilitadas maiores condições de sucesso, levando em consideração o acirramento de mercados e constante aumento da competitividade em diferentes nichos de mercado. Partindo dessa premissa, o presente estudo contempla a indissociável relação entre a gestão de pessoas e o clima organizacional para as organizações modernas. Busca-se ilustrar, através da evidenciação de tal relação, o modo através do qual as práticas adequadas da gestão de pessoas impactam na criação de um clima organizacional favorável e no alcance de resultados positivos que determinam o sucesso das organizações modernas.
Análise de clima organizacional - um estudo de caso em uma empresa de comércio alimentício na cidade de São João del Rei-MG




Para um trabalho em grupo, obter um clima organizacional adequado impacta no objetivo que a empresa busca. Porém existem várias influências positivas e negativas que interferem neste ambiente. Desta forma o artigo tem como tema o clima organizacional. A motivação e satisfação deve ser estudado mais afundo para o auxílio de gestores perante o clima de organização que vivenciam. O problema de pesquisa visa responder o que é necessário para que a organização promova um ambiente agradável, confortável e propício à execução das atividades rotineiras. Assim, o presente artigo tem como objetivo demonstrar como o grau de motivação e satisfação estão ligados ao clima organizacional, em um ambiente o qual oscolaboradores da organização realizam suas atividades. Para chegar neste objetivoa metodologia foi através de um estudo de caso em uma empresa de comercio alimentício na cidade de São João del-rei/MG. Com o estudo teve o resultado que a empresa de forma geral consegue com os funcionários estejam motivados e satisfeitos.
A comunicação empresarial no processo organizacional - uma revisão da literatura




A comunicação empresarial apresenta significativa relevância para o mundo dasorganizações. Por esta razão, propõe-se neste artigo a elaboração de um quadro metodológico baseado em uma breve revisão da literatura relacionada à gestão empresarial. Como objetivo principal, analisa-se o processo de comunicação para a construção de uma reflexão sobre os estudos relacionados aos conceitos de comunicação no contexto empresarial. A proposta do trabalho envolve a seguinte questão chave: como o processo de comunicação pode ajudar ou prejudicar uma gestão empresarial, sob a perspectiva que no mercado atual, as empresas sempre estão sujeitos ao surgimento de conflitos devido a uma comunicação ineficaz. Ressaltase que o artigo também apresenta uma seção toda articulada e fundamentada em dez artigos correlacionados à comunicação empresarial, assim como aponta para os estágios que antecedem o possível surgimento de conflitos. Em síntese para fins conclusivos, pode-se dizer que a comunicação empresarial é primordial para o meio organizacional porque não representa apenas um instrumento de prevenção de conflitos, mas também uma estratégia capaz de fazer com que qualquer empresa ascenda no mercado de trabalho.
Empreender por necessidade ou por oportunidade - um estudo realizado no comércio do setor de vestuário do centro da cidade de São João del-Rei




O presente trabalho tem por objetivo, investigar quais os motivos que levaram os empreendedores a empreender, se por necessidade ou oportunidade. As empresas pesquisadas são do comercio do setor de vestuário do centro da cidade de São João Del-Rei. As amostras da pesquisas foram coletadas e logo após processadas, assim foram identificandos os dados e quantificados. A identificação do motivo o qual os empreendedores empreendem, foi efetuado com base no levantamento de uma serie de justificativas que os empresários destacaram como relevantes para se abrir o negócio. Os resultados demonstram que 60% dos empresários que responderam o questionário empreenderam por necessidade, esses sentiram um desconforto financeiro advindo de um desemprego ou por falta de uma oportunidade digna de trabalho. Os empreendedores que empreende por oportunidade corresponde a 40%, esses por sua vez se prepararam para enfrentar o mercado com planejamentos antecipados para que seu empreendimento . Os resultados mostram que uma pequena parcela dos empreendedores buscam informações previamente sobre o mercado onde vai atuar e estratégias necessárias para se manter no mercado.
A gestão de qualidade total e sua aplicação em micro e pequenas empresas no Brasil




Este trabalho tem como objetivo discutir sobre a aplicação da gestão de qualidade total em micro e pequenas empresas brasileiras. Para tanto nos dedicamos a analisar a teoria sobre a gestão de qualidade desde o seu surgimento, passando por seus principais princípios até como deve ser sua aplicação. Também analisamos o que são as micro e pequenas empresas no Brasil e as principais dificuldades enfrentadas para mantê-las em funcionamento. Por fim, observamos como a aplicação de gestão de qualidade pode auxiliar na manutenção dessas empresas.
A rotatividade de pessoas - um estudo de caso em uma empresa prestadora de serviço na área de limpeza profissional




A rotatividade é um processo preocupante, que vem causando transtornos para as empresas e é nesse tema que o presente artigo buscou entender suas causas e processos, para que assim pudesse solucionar o problema de uma micro empresária que atua no ramo da terceirização, que deseja entender os motivos pelos quais seus colaboradores deixam sua empresa. O objetivo é analisar os motivos e causas que levam os colaboradores a saírem ou pedirem seu desligamento de uma empresa de prestação de serviços na área de limpeza profissional em São João Del Rei/MG, e demonstrar soluções de como a empresa deve trabalhar para que assim possa diminuir sua rotatividade. A metodologia usada foi o estudo de caso juntamente com a pesquisa descritiva na empresa em questão. O instrumento de coleta de dados foi o questionário aplicado a 10 funcionários, onde se analisaram os possíveis motivos do desligamento da mesma.Concluiu-se que os colaboradores deixaram a empresa, por outros motivos e pessoais, mas por outro lado observou-se a inexperiência da proprietária com relação a gestão de pessoas, onde a mesma não tem conhecimento de como usar as ferramentas certas para reter seus colaboradores em sua empresa.
Análise das contribuições do planejamento estratégico para o desenvolvimento de empresa familiar na cidade de Barroso-MG




Para que uma organização aproveite as oportunidades, previna ameaças, tenha visão do futuro em um mundo globalizado, senso de direção e tomada de decisão faz-se necessário o uso do planejamento estratégico. O objetivo dessa pesquisa foi analisar as contribuições do planejamento estratégico para o desenvolvimento de uma empresa familiar na cidade de Barroso/MG. Foram apresentados no decorrer da presente pesquisa os conceitos sobre planejamento, planejamento estratégico e utilização do planejamento estratégico por empresas familiares. Foi analisado que as empresas familiares da cidade de Barroso/MG necessitam da implantação do planejamento estratégico, pois mediante aos resultados encontrados consegue-se enxergar a não utilização deste método tão importante no desenvolvimento de uma empresa. Vale lembrar que, o planejamento estratégico é importante para aumentar a competitividade, melhorar o processo de gestão e conseguir ter uma visão do futuro o que pode ser essencial para a longevidade da empresa.
A qualidade de vida no trabalho como estratégia competitiva nas empresas




O presente trabalho se propõe a analisar os meios e métodos de qualidade de vida no trabalho oferecidos no ramo do comércio varejista de São João del Rei – MG, a fim de verificar se essa prática tornou as empresas mais competitivas no mercado. A pergunta de pesquisa que norteará este artigo é como a qualidade de vida no trabalho, oferecida por empresas, podem influenciar e alterar suas estratégias competitivas? Para tal intento será feito uso de uma pesquisa qualitativa, exploratória, utilizando-se de procedimentos de pesquisa bibliográfica e estudo de caso, empregando como instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada preparada especialmente para esta pesquisa.
Midias sociais e suas influências nos precessos de recrutamento e seleção - um estudo de caso




O artigo em questão teve como tema central a influência das mídias sociais nos processos de recrutamento e seleção com o objetivo de estudar o quanto as mídias sociais podem intervir ou não na decisão de escolha de um potencial novo colaborador. Onde percebe-se que com o avanço da tecnologia, tanto empresas como funcionários fazem o uso dessas ferramentas virtuais. Para as empresas, o uso dessas ferramentas contribui na sua redução de custos e agiliza o processo de comunicação. Para o desenvolvimento do referencial teórico, foram realizadas pesquisas em bibliografias já existentes para se fundamentar a teoria e assim dar um embasamento ao estudo de caso aplicado. Com base nesse estudo, foi possível diagnosticar possíveis erros que os candidatos cometem através das redes sociais e abordar diversas formas de se poder procurar uma vaga utilizando as redes sociais. Além disso, pôde-se perceber qual a posição das empresas quanto ao uso de redes sociais como ferramenta de recrutamento e seleção e ainda facilitadora na comunicação e troca de informações.
Gestão e sustentabilidade - uma análise dos resíduos sólidos e eletrônicos nas micro e pequenas empresas no Brasil




A sustentabilidade dentro das empresas está cada vez mais em evidencia, quanto ao atual mercado que quase tudo tende a se reaproveitar, reutilizar na produção, ou seja, onde entra a logística reversa destes resíduos sólidos e eletrônicos. Esse trabalho foi realizado através da metodologia de pesquisa bibliográfica, realizandose analises de artigos publicados em Congressos, revistas assim como, sites confiáveis e livros específicos do assunto em questão. A pesquisa tem o intuito de mostrar as empresas como e onde podem ser sustentáveis, buscando soluções valiosas e viáveis para o descarte e o reaproveitamento ideal dos resíduos sólidos e eletrônicos que são liberados por elas ao solo. Sabendo que ao a empresa adotar estas estratégias sustentáveis dentro de um padrão estabelecido, podem levar estas empresas a certificação da ISO 14000, que vem a ser o reconhecimento diferenciado das demais no mercado por adotarem estratégias que ajude ambientalmente nosso planeja.
A atual crise econômica - possíveis impactos no segmento de selarias de Dores de Campos, Minas Gerais




O Brasil se encontra em meio a uma recessão econômica (2014 a 2017), uma vez que a sua economia, nos últimos dois anos, teve retração do PIB (Produto Interno Bruto), gerando desemprego e perda de renda para sua população. Com menos recursos, consequentemente, diminuiu-se também o poder de compra e o consumo da população afetando, com isso, todos os setores da economia do país. Dessa maneira, o objetivo geral do trabalho é analisar os possíveis impactos ou efeitos sofridos pelas selarias da cidade de Dores de Campos, Minas Gerais, devido à recessão econômica que o Brasil vem enfrentando desde 2014. Foram coletados nos meses de abril e maio de 2017 dados nas empresas de selarias e artigos de montaria da cidade de Dores de Campos e região, através de um questionário criado. Com isso, foi verificado a real situação financeira e os efeitos sofridos pela atual recessão econômica. As selarias que por sua vez não ficaram presas a métodos tradicionais de comercialização de seus produtos e, sem abandonar as convencionais forma de comercialização, buscaram também uma nova forma de divulgação e venda, conseguiram de certa forma amortecer os impactos da recessão. Observou-se então que uma gestão mais eficiente torna-se uma ferramenta importante para enfrentar situações adversas e amenizar seus efeitos.
Markup e markdown - um estudo de caso na formação de preço de vendas em um supermercado no regime tributário lucro real, na cidade de São João del-Rei, MG




A concorrência é algo presente para qualquer dono de empresa. Para saber lidar com esse mercado competitivo umas das principais ferramentas para se destacar é saber formar seu preço de venda, porém, para chegar a tal número é necessário aplicar um método correto e dados confiáveis de forma coerente com o seu ramo de atividade. Assim o presente artigo tem como objetivo geral analisar os critérios para formação de preço de venda em um supermercado de regime Lucro Real localizado na cidade de São João del-Rei/MG. O problema de pesquisa é saber: para a formação de preço de venda, o que é mais vantajoso para um supermercado com regime Lucro Real: o método markup ou Markdown? Para chegar a este resultado a metodologia aplicada foi por meio de um estudo de caso com dados reais da empresa. Desta forma, com o estudo conclui-se que para a formação de preço de venda em um supermercado de regime tributário Lucro Real o Markdown é o método mais assertivo e de maior destaque nos resultados em um mercado totalmente competitivo, dando ênfase também na questão de quem dita o preço de venda é o mercado em que a empresa está inserida.
A qualidade de vida no trabalho como estratégia de gestão - estudo de caso em uma empresa no município de Resende Costa-MG




As organizações se diferenciam pelos programas de estímulos que oferecem para os funcionários sendo um chamativo importante que impulsiona o colaborador a manter-se motivado com autoestima alta e comprometido com a empresa. O presente trabalho tem como objetivo analisar a qualidade de vida no trabalho como estratégia de gestão, através de um estudo de caso em uma empresa no município de Resende Costa/MG. Para o alcance dos resultados, realizaram-se pesquisas bibliográficas buscando entender os principais elementosda gestão estratégica e qualidade de vida no trabalho para fundamentar a pesquisa. Os resultados confirmam uma satisfação no trabalho pelos seus funcionários, entretanto, foram propostas sugestões em busca de melhorias sobre a gestão estratégica com intuito de obter um retorno de qualidade e produtividade financeira positiva para a organização.
Ética no serviço público: um estudo de caso na unidade de atendimento integrado UAI São João del Rei




A ética no serviço público é de fundamental importância para um melhor desenvolvimento dos colaboradores e principalmente por normatizar a prestação de serviço. Desta forma, propõe-se com este estudo verificar qual o conhecimento sobre ética entre os colaboradores da Unidade de Atendimento Integrado UAI São João del Rei. Os resultados obtidos com este trabalho demonstram que é imprescindível um contínuo aprendizado sobre a ética no ambiente de trabalho.
Satisfação de clientes - análise do atendimento prestado pelas empresas no comércio de São João del-Rei-MG




O presente artigo teve como tema central a satisfação dos clientes e a importância da qualidade no atendimento para as organizações, como objetivo de analisar como as empresas podem conduzir melhores canais para obtenção da satisfação total do cliente à partir do diferencial ao atender, fazendo o cliente perceber que suas necessidades e expectativas foram supridas. Foram realizadas pesquisas bibliográficas, e pesquisas em sites de credibilidade buscando entender os principais itens para melhorar o atendimento sendo possível a fundamentação da pesquisa. Através desse estudo, foi possível entender o perfil dos consumidores, verificou-se que existe uma grande dificuldade das empresas em fazer um bom atendimento e que muitas das vezes, o cliente não fica satisfeito com tratamento recebido ao efetuar as suas compras..
Estudo de caso em uma micro empresa




O estudo buscou encontrar os problemas mais relevantes de uma micro empresa, e permitiu trazer algumas soluções para que ajudassem no bom funcionamento da mesma. Para concluir o estudo foram elaborados alguns objetivos, para eles serem atingidos foi realizado entrevistas com o sócio administrador e com o funcionário que estava há mais tempo na empresa.Através da analise das entrevistas foi observado que não existe uma gestão presente na microempresa, e essa questão faz toda diferença, pois os funcionários necessitam de um suporte por parte do gestor.Para solucionar esses problemas foram sugeridas algumas idéias de melhoria. Como a colocação do funcionário sênior da empresa como líder, e a terceirização do processo seletivo.
A influência motivadora do líder - um estudo de caso na empresa X




Este artigo tem o intuito de identificar de que maneira uma liderança efetiva pode influenciar na motivação dos colegas de trabalho, para a obtenção dos resultados planejados de uma empresa. Tendo por objetivo geral analisar se o líder pode ser um agente motivador dos colaboradores, para que estes alcancem maiores e melhores resultados organizacionais, bem como, através dos objetivos específicos. Especificamente este artigo busca conceituar motivação, apresentando seu processo de formação, mostrar as principais teorias motivacionais, evidenciar a importância da motivação nas organizações, definir liderança, seus estilos e a diferenciação entre líder e chefe, apresentando seus tipos; e sua importância na organização; apresentar um estudo de caso na empresa X, analisando a ação motivadora do líder junto aos colaboradores através da aplicação de questionário junto aos mesmos, para verificação do problema de pesquisa deste artigo. Através dessa pesquisa pode se concluir, através dos questionários respondidos pelos funcionários da Empresa X, que os mesmos encontram se bem liderados e motivados a realizarem suas tarefas diárias, portanto cabe ao líder identificar os fatores que estão gerando motivação nos mesmos, aplicar de modo correto de acordo com a necessidade de cada um, visando sempre a qualidade e progresso, para que continuem sentindo se satisfeitos em relação, as suas necessidades perante a organização, causando assim um efeito de melhoria, qualidade no serviço prestado, consequentemente havendo um benefício mútuo de otimização dos resultados organizacionais esperados pelo líder.
Os efeitos da crise mundial de 2008 sobre a Petrobrás




A Petrobras, considerada como patrimônio do povo brasileiro, sofreu forte impacto na última década devido a diversos eventos, como crises financeiras e políticas. Isto acarreta em perda de desempenho e credibilidade no mercado. Com uma nova crise financeira, despontada nos Estados Unidos em 2008, como a empresa se comportoue como essa conjuntura se refletiu nos demonstrativos contábeis da mesma dentro do quinquênio 2007 a 2011. Através da coleta do Balanço Patrimonial e do Demonstrativo de Resultado do Exercício inserido no Demonstrativo Financeiro Padronizado emitido e divulgado pela empresa anualmente, foi possível realizar análises sistêmicas que visam interpretar de forma clara e objetiva dados e emitir relatórios simples e objetivos. Permitindo uma definição para o problema. Esse trabalho levou a conclusão, no período de 2007 a 2011, de que um alto nível de endividamento e redução na rentabilidade, lucratividade e retorno para os investidores foram as consequências mais visíveis e impactantes.
O comportamento do consumidor voltado para o mercado de cosméticos naturais capilares




Os produtos cosméticos e suas marcas crescem nas perfumarias e farmácias. Por isso este estudo vem compreender e analisar como os produtos de tratamento capilar popularizam e quais meios estes ganham a preferência e o interesse do consumidor. De acordo com Brasílio (2009), esse setor cresce em um ritmo acelerado, visto que, entre os anos de 1996 e 2007, obteve um aumento acumulado de 245,5% no seu faturamento. Foi aplicado um questionário para alunas de todos os períodos do curso de administração da Universidade X na primeira semana de outubro de 2017 sendo 72 entrevistadas havendo adesão de 100%. O questionário (apêndice A) possui 10 questões, com questões fechadas, semi abertas e questões abertas. Para a análise, foram feitos gráficos e as respostas foram analisadas através dos 5 Fatores que podem influenciar o comportamento do indivíduo, apresentados no referencial teórico deste artigo.
Controle de qualidade e sua contribuição para a eficiência da produção de mudas de eucaliptos




Este trabalho discute como o controle de qualidade é importante a todas as empresas especialmente a empresa X do setor de mudas clonadas do município de São João del Rei, MG, a importância de se produzir com eficiência e qualidade, a fim de garantir os clientes ou até mesmo conquistar novos. Este estudo tem como objetivo analisar a importância do controle e gestão da qualidade como meio de identificação e prevenção de problemas relacionados com a produção de mudas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, usando o estudo de caso da empresa X no ano de 2017, aplicado a gestores dessa organização que contribuirá para as análises e discussões deste artigo.
Lojas de roupa da cidade de Prados - um estudo de caso sobre os diferenciais competitivos




Devido ao crescimento do segmento varejista de roupas na cidade de Prados/MG, percebese que a competitividade aumentou o que requererá a existência de uma diversidade de estratégias competitivas. Nesse sentido se buscará compreender quais os diferenciais competitivos apresentados pelas lojas de roupas da cidade de na visão dos clientes e entre as mesmas através de um estudo de caso sobre os seus diferenciais competitivos. Este estudo será relevante, pois trará a reflexão das estratégias adotadas pelas empresas pesquisadas e as estratégias percebidas pelos clientes, proprietários e atendentes. Para o desenvolvimento da pesquisa será aplicado trinta questionários, sendo destes dez para cada função, proprietário, cliente e atendente. Essa pesquisa terá caráter qualitativo, poisapresentará então coleta de dados. Através do estudo de caso pode-se concluir que a competitividade na cidade de Prados/MG é forte e que os interrogados tem ciência disso. Além disso, destacam-se as estratégias que as empresas utilizam e que estas são muito semelhantes umas das outras não tendo nenhuma que se destaque com um diferencial diferente mais que tem uma forte visão de desenvolvimento, o que pode vir a ser um aspecto importante a ser trabalhado.
Marketing turístico - circunstância da satisfação e confiança do turista em Tiradentes - MG




O presente artigo tem por objetivo analisar se o marketing turístico feito pelacidade de Tiradentes, gera satisfação e a confiança aos turistas, com as empresas que prestam serviço nesta bucólica cidade. Para verificação e afirmação, foi aplicado um questionário para os turistas que frequentavam a cidade nos finais de semana, nos meses de outubro e novembro, aproveitando os feriados e os eventos que estavam acontecendo na cidade. Constatou-se através do levantamento de dados que os clientes (turistas), podem fornecer informações necessárias, para fazer um levantamento de dados e depois analisar, se realmente marketing turístico está dando algum retorno para os turistas.
Importância das ferramentas motivacionais como instrumentos de lideranças e gestão participativa de agências bancárias para a melhoria do desempenho produtivo




A alta competitividade atual nos mais diversos empreendimentos demonstra a importância do controle na gestão empresarial, sobretudo, quanto aos recursos financeiros e humanos. Sob esse prisma, a valorização das pessoas como fator essencial nas organizações denota amplo sentido, pois, figuram como símbolos da imagem e da “identidade” empresarial. Nesse sentido, os critérios de motivação e liderança representam íntima relação com o sucesso das empresas. Grandes corporações de referência em seus mercados costumam destinar parte de seus recursos financeiros na melhoria da relação com clientes internos, bem como, na prospecção de líderes que conduzam eficientemente setores importantes para o desempenho produtivo. Assim sendo, ferramentas de motivação para os profissionais e líderes capazes; podem influenciar diferenciais competitivos que auxiliem as empresas em uma maior participação de mercado. Este estudo objetiva demonstrar a importância das ferramentas motivacionais para a liderança empresarial e gestão participativa quanto à melhoria do desempenho produtivo de agências bancárias, a partir da definição dos critérios de liderança e motivação; características do ambiente das agências bancárias; da importância dos recursos humanos e das ferramentas motivacionais que visam auxiliar a produção, bem como, a demonstração prática dos mecanismos de liderança que mantém a gestão participativa entre os funcionários das agências.
Análise de cumprimento do princípio da transparência, previsto na lei de responsabilidade fiscal, no município de São João del Rei - MG




A Lei de Responsabilidade Fiscal- LRF trouxe um conjunto de normas que visam a regulamentação da gestão pública, principalmente, no que diz respeito ao equilíbrio entre receita e despesas públicas. Esse estudo teve como objetivo analisar o cumprimento do princípio da transparência, previsto na LRF no município de São João Del Rei/MG. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e de caráter exploratório. A etapa exploratória consistiu no levantamento de dados junto à prefeitura de São João Del Rei, principalmente aqueles que estavam disponíveis no seu site oficial. Os dados foram analisados e buscou-se a compreensão dos resultados, considerando o principio da transparência. Com a realização do trabalho, concluiu-se que a Prefeitura de São João Del Rei/MG respeitou o princípio da transparência, no que se refere à divulgação de informações, nos 2014 a 2016. Essa divulgação permitiu que a população tivesse acessoaos gastos públicos e aos investimentos realizados durante esse período.
s proventos advindos pelas vicissitudes da aplicação das ferramentas de viabilidade econômica e financeira na aquisição de novo maquinário em uma empresa de velas




Obter conhecimento é fator decisivo, tanto ao abrir o negócio, quanto ao gerenciá-lo para que possa perpetuar no mercado. Na produção de velas, muitos são os caminhos que levam ao sucesso. Porém, são muitas as possibilidades de falhas. Trabalhar na fabricação de velas não é uma atividade de fácil execução. Entretanto, o segmento de produção de velas é sedutor, aumentando assim a concorrência e exigindo do empreendedor criatividade na elaboração e comercialização do produto ofertado. Fomentar a modernização dos maquinários da empresa tende a ser uma tendência, pois insufla a melhoria do dinamismo dos produtos e serviços oferecidos. Assim, o presente artigo tem por objetivo analisar a viabilidade de se obter uma nova máquina de fabricação de velas do tipo votiva4 e mais especificamente, executar as ferramentas de análises financeiras para comparar os prós e contras de sua aquisição para uma empresa na região do Campo das Vertentes na cidade de São João del-Rei, Minas Gerais. Nesse contexto, a análise de viabilidade econômica e financeira é de suma importância no intuito de verificar a consistência e rentabilidade do projeto, tomando por base as ferramentas que o plano financeiro dispõe (custos fixos, custos variáveis etc). Analisar minuciosamente a proposta de investimento demonstra comprometimento e planejamento do administrador em justificar o dispêndio dos recursos aplicados e seu retorno em um determinado período de tempo. A metodologia utilizada possui embasamento em estudos bibliográficos, sites acadêmicos e possui caráter qualitativo e quantitativo. O estudo de viabilidade demonstrou resultados satisfatórios de payback e VPL, propiciando assim sua aprovação.
Análise da gestão de conhecimento realizada pelas micro e pequenas empresas na região do Campo da Vertentes - MG




O objetivo deste trabalho é analisar como as empresas da região do campo das vertentes/MG estão trabalhando a gestão do conhecimento, bem como essa pratica no ambiente organizacional devem ser controlados através de uma boa gestão. Nesse sentido, a aprendizagem, a motivação contribui significativamente, principalmente no ambiente organizacional. Justifica-se tratar nessa pesquisa sobre destacar a relevância da gestão do conhecimento, pois exerce grande influência no comportamento das pessoas e valoriza os profissionais. Para cumprir o objetivo geral que é analisar a relação entre a gestão do conhecimento e a motivação dos colaboradores em organizações na região dos campos das vertentes, bem como os objetivos específicos que são: Entender como as empresas estão trabalhando na distribuição do conhecimento e motivando seus colaborados em relação ao próprio crescimento e ao crescimento organizacional, foi feito um estudo de caso com abordagem qualitativa da pesquisa. Após uma pesquisa na literatura, foi aplicado um questionário aos gerentes das empresas e em seguida os dados da coleta foram analisados de acordo com a importância da gestão do conhecimento e os conceitos de aprendizagem o e motivação. Verificou-se que na prática, os indicadores demonstram que a maior parte das empresas pesquisadas não atende totalmente a necessidade de aplicar a gestão do conhecimento, bem como se mostra ineficaz na motivação dos funcionários.
Líder moderno - características de um bom modelo de liderança




O conjunto de transformações pelos quais o mercado e as organizações vem passando sugere a busca de novas formas de liderança para que a excelência seja sempre alcançada. Não se deve confundir poder com influência, poder é forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade e influência é a habilidade de levar alguém a fazer de boa vontade o que se deseja. Seguindo esse caminho, as lideranças atuais baseiam-se em questões emocionais e não só práticas, valorizando a importância de se construir relacionamentos saudáveis com seus colaboradores. Esse artigo, através de uma pesquisa bibliográfica, busca analisar características e as melhores formas que o líder deve exercer sua influência para que seus colaboradores estejam sempre motivados e se sentindo reconhecidos, fazendo com que se colham bons relacionamentos e resultados.
A utilizaçãodo empreendedorismo social em projetos de extensão em uma instituição de ensino superior no município de São João del Rei




Este trabalho acadêmico tem como tema a utilização do empreendedorismo social em projetos de extensão no Instituto de Ensino Superior. Justifica-se abordar este assunto, pois, torna-se de extrema importância conscientizar o aluno do curso de administração, a importância de desenvolver projetos de extensão por meio do empreendedorismo social beneficiando não só a sua formação, mas também agregando valor a comunidade interna. Desta forma o artigo tem como objetivo geral em identificar o grau de conhecimento sobre empreendedorismo social aplicado em projetos de extensão na vida acadêmica dos alunos do curso de administração no Instituto de Ensino Superior. Assim o artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica com embasamento teórico em artigos científicos, relacionados com o tema e, finaliza com uma pesquisa de campo através de uma análise qualitativa, onde aplicou– se questionário numa Instituição de Ensino Superior no município de São João Del -Rei, para assim verificar a importância como projetos de extensão,de cunho social, adicionam valor institucional sob as perspectivas da sociedade. A análise dos dados apurados dos questionários aplicados, pode-se perceber, que apesar dos alunos não terem conhecimento deste tipo de projeto durante a formação, alerta para a Instituição de Ensino Superior, a divulgação como forma de despertar o interesse do discente em participar proporcionando conhecimento e a oportunidade do exercício à cidadania. Com isso, gera benefício social trazendo a otimização de resultados através de idéias inovadoras, assim minimizando os problemas sociais.
A importância do programa 5S na transformação cultural da empresa X




O presente artigo tem como objetivo comprovar a importância do Programa 5S na transformação cultural da empresa X. Este programa é uma ferramenta de qualidade que visa constatar os cinco sensos que são: utilização, organização, limpeza, asseio e autodisciplina. Este estudo foi realizado através de uma análise qualitativa e quantitativa no qual a pesquisa bibliográfica se baseou em livros, artigos científicos e sites especializados,relacionando-a com a implantação da ferramenta 5S na empresa X. O método usado para avaliação da ferramenta foi o checklist, uma lista de problemas na empresa que foram transformadas em ações para serem cumpridas no dia a dia de acordo com o grau de complexidade dos problemas. Após isto foi criado um sistema de auditorias que teve como objetivo verificar se os resultados da qualidade estão em conformidade com as disposições planejadas. A empresa conseguiu alcançar bons resultados o que proporcionou melhor qualidade do produto, maior produtividade da empresa, melhoria do ambiente de trabalho ea adoção de uma nova postura no ambiente de trabalho. Espera-se que todo este trabalho possa ser continuo, desenvolvendo assim uma nova cultura organizacional.
Análise econômica e financeira - um estudo de caso na empresa Polo Uniformes em São João del-Rei - MG




A análise econômica e financeira atualmente é a realidade das empresas, embora muitas delas encontrem grandes dificuldades em colocá-las em prática, seja por falta de escolaridade ou carência em capacitação. Por esse motivo se torna um tema complexo em muitas delas. Desta forma, o presente artigo visa abordar sobre a análise econômica financeira de uma empresa. O objetivo geral é apresentar a análise econômica e financeira da empresa Polo Art Uniformes Ltda, situada na cidade de São João del-Rei/MG. A análise de balanço é uma ferramenta importante nas mãos dos sócios, administradores e gerentes, que a utilizam comouma aliada no processo decisório, as demonstrações contábeis, oferecem a entidade uma série de dados que são usados na verificação e avaliação do controle do capital que a entidade possui, pois existe a necessidade de analisar todos os fatos ocorridos para que este seja utilizado da melhor forma.
A importância da motivação no clima organizacional - um estudo de caso na instituição financeira X




Este artigo acadêmico busca, a partir do tema, identificar como a motivação de colaboradores pode interferir no clima organizacional e o quanto estão motivados a executar suas atividades com satisfação, constituindo assim, um ambiente de cordialidade. Para execução do artigo, foi feito pesquisas bibliográficas por meio de livros, artigos e sites abordando o assunto. Realizou-se uma pesquisa qualitativa através de um estudo de caso na instituição financeira X, averiguando por meio da aplicação de questionário o que os colaboradores entendem por motivação e o quanto isto interfere no clima organizacional. O objetivo geral deste artigo é mostrar aos leitores a importância de se ter colaboradores motivados na instituição, pois, dessa forma buscam cada vez mais progredir tanto para si mesmos quanto para a própria instituição. Os gestores necessitam ter o conhecimento sobre o que é a motivação e como ela auxilia para que se tomem decisões corretas na busca de desenvolvimento para a instituição. Logo, a partir da coleta de dados, pode-se analisar que a motivação se difere de pessoa para pessoa; ela é uma força interna e pode ser mais fluente através de estímulos que a instituição pode utilizar, obtendo então, melhorias no clima organizacional.
Fatores que interferem no ambiente de trabalho dos catadores de material reciclável na cidade de Resende Costa- MG




Este estudo aborda a realidade do ambiente de trabalho dos catadores de material reciclável na cidade de Resende Costa/MG. A pesquisa foi realizada com a equipe de trabalho do Programa Coleta Seletiva - projeto social desenvolvido na cidade pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa através de estudo de caso e, como ferramenta de pesquisa, foi aplicado um questionário a cinco pessoas envolvidas no referido projeto social de reciclagem. Através desse questionário foi possível identificar as condições de trabalho dos catadores, analisar o comportamento dos trabalhadores diante da sociedade, estudar as doenças relacionadas ao trabalho, identificar os fatores motivacionais e a qualidade de vida. Observou-se também que os catadores dematerial reciclável não apresentam qualidade de vida e não se sentem motivados no ambiente de trabalho. Os resultados da pesquisa apontam, portanto, que a rotina de trabalho dos catadores é estressante e os expõe ainda a diversos riscos e doenças.
Utilização do biodiesel como fonte de energia renovável e ecologicamente sustentável em contexto mundial




No contexto de matrizes energéticas, o uso de combustíveis alternativos vem ganhando cada vez mais destaque, pois além do petróleo ser uma fonte esgotável de energia, emite grande quantidade de gases poluentes. E a crescente preocupação em relação ao meio ambiente, rápida diminuição de reservas de combustíveis fosseis no mundo, além do aumento do preço do petróleo, levam à exploração de óleos vegetais na produção de combustíveis alternativos. O Brasil por ser um grande produtor de oleaginosas e ao mesmo tempo possuir um déficit energético no qual se refere ao diesel, torna importante o desenvolvimento de alternativas para suprir esta necessidade, além de contribuir para o aumento de renda da população mais carente e diminuir a poluição causada pelo uso dos combustíveis fósseis. Neste contexto, este estudo tem como objetivo apresentar um panorama do biodiesel no Brasil e no mundo, além de demonstrar a origem do combustível, principais fontes de matérias primas, processo de produção, programas de incentivos governamentais, ranking de produção mundial, comparativo entre ciclo de consumo e por último identificar as vantagens e desvantagens da utilização da matriz energética mundial em questão. Este trabalho se caracteriza como qualitativo e exploratório, através de pesquisas bibliográficas pautadas em artigos científicos, dissertações e teses documentais em sites institucionais do governo brasileiro e instituições de classe nacionais e internacionais.
Gestão do conhecimento e do capital humano como estratégia para o sucesso de equipes autogerenciáveis




Por meio de pesquisa bibliográfica, objetivou-se evidenciar a importância das equipes autogerenciáveis para as organizações modernas, mostrando que este modelo pode ser uma alternativa para atendimento das necessidades impostas pelo mercado competitivo. Este modelo de equipe prioriza a autonomia e valoriza o capital humano. Justificou-se por ser um tema em expressiva ascensão, pois pesquisadores e estudiosos na área, vêm afirmando que a gestão do capital humano é, nos dias de hoje, uma estratégia para a geração de vantagens competitivas. Diante do pesquisado, constatou-se que a tecnologia não é mais o único diferencial das organizações, mas sim as competências, as informações e o conhecimento –estes representam o capital mais valioso, e subsidiam a constituição de empresas autogerenciáveis.
Proposta de implatação de coleta seletiva e usina de triagem e compostagem de lixo (UTC) - uma gestão integrada no município de Ritápolis




O objetivo deste estudo será de conscientizar a população sobre como o desenvolvimento sustentável pode influenciar na qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente e o quanto é necessário que se tome uma atitude no sentido de contribuirpara ajudar a salvar o planeta. Trata-se de um estudo teórico exploratório desenvolvido por meio de uma revisão bibliográfica. Os conceitos de resíduos e reciclagem foram analisados para poder construir um trabalho que estimulasse a população e o poder público na implantação do sistema de coleta seletiva e da usina de triagem e compostagem no município de Ritápolis. Apesar do município de Ritápolis contar com aproximadamente 5000 habitantes, torna-se necessário promover um desenvolvimento sustentável no sentido de dar o destino adequado ao lixo produzido na cidade. Buscase, através da implantação da proposta, uma forma de realizar o gerenciamento destesresíduos,na tentativa de conseguir obter um crescimento equilibrado respeitando tanto o meio ambiente quanto a sociedade. Os resultados que serão obtidos com a implantação poderão motivar e satisfazer as pessoas para o desempenho eficaz e sustentável. Tais ações poderão contribuir imensamente podendo beneficiar a todos para a melhoria da qualidade ambiental, geração de emprego e renda e sustentabilidade municipal.
A influência da liderança e motivação na formação e condução de equipes de trabalho eficazes




Motivação é a disposição de fazer alguma coisa, a qual é condicionada por sua capacidade de satisfazer a necessidade do indivíduo. A motivação está claramente associada à existência de um propósito, uma finalidade, um objetivo, e que esse propósito incomoda a pessoa até que seja atingido. As teorias da motivação ajudam a entender como o comportamento das pessoas está ligado diretamente aos fatores e às necessidades que as mesmas possuem. A motivação de um colaborador está ligada diretamente com a forma que essa pessoa é liderada. Assim, o líder, por sua vez, é capaz de influenciar na contribuição da motivação da equipe, desenvolvimento e influência do clima organizacional, além da conquista da confiança e respeito dos seus liderados. Desta forma, este estudo apresentará as teorias motivacionais e sua influência na equipe de trabalho, ressaltando a importância que o líder tem na motivação desta. Como problema de pesquisa, questiona de quais formas a motivação e a liderança podem influenciar na formação e na condução de equipes de trabalho eficazes.
Os impactos da liderança e da comunicação na gestão de conflitos em um empreendimento organizacional




Este estudo apresenta uma reflexão sobre a relação entre a gestão de conflitos e a comunicação, visando compreender como se dá esse processo dos elementos constituintes de um empreendimento organizacional que presta bens e serviços à comunidade. O trabalho mostra, através de entrevista semiestruturada, as análises de como os funcionários lidam com os conflitos e as relações de comunicação, seja ela verbal ou não verbal. A primeira parte consta de uma pesquisa bibliográfica, que busca o embasamento teórico. Na segunda parte, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa através do método de estudo de caso da empresa X e também a elaboração de um questionário semiestruturado para a análise de dados. Buscou-se compreender essencialmente as relações de gestão, conflitos, liderança e comunicação. Ainda em relação a última, verificou-se a influência desta sobre todas as atividades de liderança e que ela é fator relevante para a motivação de indivíduos inseridos numa empresa.
Da roça à mesa - uma análise dos canais de comercialização de produtos da agricultura familiar na cidade de São João del-Rei




A agricultura familiar é um segmento produtivo relevante para a economia e para a sociedade, visto que sua dinâmica de cultivo atende as necessidades alimentares da população além de promover postos de trabalho e geração de renda para as famílias que habitam o meio rural. Mesmo com sua representatividade no cenário mercadológico a agricultura familiar se depara com diversos empecilhos no processo de comercialização e distribuição de seus produtos. Diante deste contexto, com base nos estudos feitos por Sergio Schneider, Cátia Grisa, Melise D. Machado, Rozane M. Triches entre outros, a pesquisa de cunho qualitativo e descritivo, por meio de estudo de caso com agricultores familiares buscou identificar e analisar as dificuldades enfrentadas durante a comercialização da produção, além de verificar se há o acesso a informação sobre as políticas públicas e o apoio governamental para as famílias para o fortalecimento da agricultura familiar.
Gestão de pessoas e formação de uma equipe de trabalho - estudo de caso em uma empresa familiar




O presente artigo demonstra uma análise sobre a formação de equipes de trabalho no âmbito de uma empresa familiar. A construção do trabalho foi realizada por meio de consulta a fontes bibliográficas associadas a uma pesquisa qualitativa realizada por meio de um questionário aplicado junto aos colaboradores de uma empresa familiar produtora de artigos artesanais no município de Resende Costa-MG.Abordou-se na construção temática a gestão de pessoas no contexto organizacional de uma empresa familiar, contexto este bastante característico de ser observado. Buscou-se com a análise apresentar as características e vantagens de se adotar um trabalho baseado em equipes, formalizando um resultado significativo para pesquisas futuras nesta área. Finalizando o trabalho são analisados os resultados dos dados coletados por meio da pesquisa junto aos colaboradores da organização, enfatizando nestes aspectos que pontuaram sobre o papel do gestor, a tomada de decisões e a participação dos colaboradores na organização. Evidenciaram-se aspectos que devem ser observados pela gestão com vistas a fomentar melhorias baseadas nas respostas ali apresentadas e atingir os propósitos organizacionais.
Uma relação entre o desenvolvimento do marketing de produto e os conceitos e métodos do planejamento estratégico




As empresas estão cada vez mais buscando novas técnicas para manter seus produtos no mercado. Assim, para que a empresa mantenha seu volume de vendas alto, utilizam-se ferramentas do marketing que estabiliza a comercialização de seus produtos. Sabendo também da importância da gestão estratégica, este trabalho procura estudar a relação entre os dois temas planejamento estratégica e marketing. Este artigo procura trazer informações relevantes para que o gestor possa tomar decisões seguras, pois se sabe que com a entrada constante de novas empresas no mercado, as organizações já existentes acabam se sentindo ameaçadas. O objetivo geral proposto para este artigo é argumentar sobre a importância de utilizar os conceitos e métodos do Planejamento Estratégico e as ferramentas do Marketing no desenvolvimento e no ciclo de vida do produto. Para alcançar este objetivo, foram feitos a relação entre planejamento estratégico ao marketing de produtos e a análise dos benefícios da associação entre o planejamento estratégico e o marketing de produto nas organizações. Conclui-se que com o planejamento estratégico na área de marketing, as empresas partem para um novo segmento de mercado, desenvolvem estratégias e podem definir quando a empresa deve para um negócio não-lucrativo.
O uso ético das redes sociais no processo de recrutamento e seleção empresarial - um estudo de caso de uma microempresa são-joanense




O recrutamento e seleção é considerado um processo seletivo para facilitar as empresas na hora de preencher uma vaga de emprego (muitas vezes auxiliado pelas redes sociais). O presente trabalho tem foco no uso ético das redes no processo de recrutamento e seleção empresarial: um estudo de caso de uma microempresa são-joanense. Assim, propõe-se neste artigo a análise da relação das redes sociais, a ética e o próprio processo de recrutamento e seleção como meta no alcance dos objetivos. Foi realizada uma pesquisa em uma empresa “X” de recrutamento e seleção na qual foi aplicada um questionário com o intuito de demonstrar a utilização das redes sociais com ética dentro do processo seletivo. Como ressaltado, tornou-se importante a junção da rede social ao recrutamento e seleção onde ambas articulam para o desenvolvimento do processo seletivo, no qual há uma probabilidade de acerto. Além disso, este processo pode ser um grande aliado na empresa ajudando na formação assertiva do candidato.
A inserção do empreendedorismo no ensino médio na rede pública com foco no desenvolvimento de futuros profissionais




O empreendedorismo é considerado um fenômeno social e não apenas econômico. O trabalho tem foco da inserção do empreendedorismo na rede pública para formação de futuros profissionais através de técnicas quem possam ser utilizada nas escolas. Essas variáveis são relevantes na educação. Assim se propõe neste artigo a conexão da educação e o empreendedorismo. Como meta no alcance dos objetivos, foi realizada uma pesquisa em uma Instituição Escolar Estadual X da Rede Pública de Ensino Médio da cidade de São João del-Rei/Minas Gerais, na qual foi realizado um questionário, com intuito de demonstrar os benefícios do empreendedorismo como disciplina voltada para os discentes. Como resultado tornou-se importante a junção do empreendedorismo e educação, onde ambas articulam para o desenvolvimento de indivíduos de maneira integral tirando-os de um grupo de pessoas ligadas a criminalidade, para com essa juventude dentro da sociedade. Além disso, esta disciplina pode ser uma grande aliada na educação e na formação de futuros profissionais para o mercado de trabalho.
O desenvolvimento das cooperativas de crédito no Brasi com enfoque em indicadores econômicos e financeiros - um estudo sobre a credivertentes




O presente trabalho teve o objetivo definir o cooperativismo e seus diversos ramos de atividades, bem como as cooperativas de créditos, além de fazer uma análise do processo histórico de desenvolvimento econômico e financeiro da cooperativa de crédito Credivertentes ao longo do período de 2010 a 2015, em específico evidenciou a origem do cooperativismo, demonstrando todo o processo de cooperativismo no Brasil, apresentando o sistema financeiro nacional buscando identificar bancos e cooperativas de crédito, onde ainda foi possível realizar um estudo de caso da Credivertentes, apresentando a sua evolução por meio de indicadores internos econômicos e financeiros. O processo metodológico que norteou este estudo foi de cunho bibliográfico e estudo de caso. Nos resultados foi possível relatar que no período de apuração entre 2010 a 2015, a Credivertentes, esteve em processo de constante evolução, tanto nos ativos que obtiveram grande avanço nos últimos 4 anos, como nas suas operações de crédito que se intensificaram nos períodos de 2014 e 2015, além do que o seu patrimônio líquido obteve crescimento desde os períodos de 2010 a 2015. Destarte que a pesquisa foi realizada com o intuito de que novas pesquisas continuem como estudo.
O controle interno nas micro e pequenas empresas - um estudo no setor hoteleiro




O presente artigo tem como por objetivo identificar os procedimentos de controle interno utilizados nas micro e pequenas empresas do ramo hoteleiro situadas na cidade histórica de Tiradentes/MG, e identificar qual o grau de importância a eles atribuída por parte dos gestores. Para tanto foi aplicado um questionário direcionado ao gerente das empresas. A análise dos dados obtidos permitiu concluir que embora as empresas entrevistadas utilizem alguns procedimentos de segurança, não há umde controle interno que envolva todo o plano organizacional, que garantam a eficiência operacional, e a proteção do patrimônio dessas empresas.
Administração orçamentária




O presente estudo nos apresenta de forma histórica a chegada do gado bovino no Brasil, o queijo no estado de Minas Gerais e o primeiro laticínio construído no país. Além de demonstrar de forma teórica a analise de viabilidade de abrir um laticínio, usando indicadores econômicos como VPL, Payback, TIR, TRC, PE e DRE.
A influência da liderança na motivação da equipe - um estudo sobre a empresa X




Este estudo tem como objetivo demonstrar a influência da liderança na motivação da equipe. A liderança se faz necessária dentro das organizações, tendo em vista que o líder é responsável por direcionar os colaboradores para que se alcance os resultados propostos. Dessa forma, é de grande importância que o líder motive os funcionários para que a equipe se empenhe em proporcionar um melhor clima organizacional e maior desempenho. Partindo desse pressuposto, para desenvolver o presente trabalho foi realizado inicialmente estudo bibliográfico onde buscou-se investigar como a liderança e a motivação são importantes para as organizações. Logo após, foi realizado um questionário aplicado aos funcionários da Empresa X, onde buscou-se verificar o problema de pesquisa, a partir das teorias abordadas no trabalho.Observou-se que, a motivação é o que move o ser humano, e no ambiente de trabalho pessoas motivadas tendem a desenvolver seu trabalho de uma forma mais comprometida para a empresa. E o líder tem um papel fundamental na motivação já que exerce o papel de motivar os colaboradores a atingirem os seus próprios objetivos e os da organização.
A crise de 2008 e as estratégias do governo brasileiro para amenizar seus efeitos na economia nacional




A crise sistêmica que eclodiu nos Estados Unidos em 2008, fruto do liberalismo financeiro, repercutiu em diversos países e trouxe lições importantes para o mercado, especialmente no que tange às práticas liberais. No caso específico do Brasil, que teve a agricultura, a construção civil, o ramo de automóveis, móveis e eletrodomésticos mais impactados, buscou-se amenizar os efeitos prejudiciais através de uma intervenção do governo na economia, com medidas que visavam retomar o crédito, os investimentos e o consumo. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo analisar os efeitos da crise de 2008 na economia brasileira e as iniciativas tomadas pelo governo brasileiro para minimizar as suas consequências no mercado nacional. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica com uso da metodologia descritiva. Após a exposição das ideias dos autores selecionados, observou-se que a intervenção estatal na economia brasileira, nas áreas fiscal, monetária, creditícia e cambial, foi fundamental para a rápida recuperação dos mercados e a liquidez, resgatando, assim, a confiança dos investidores, empresários e consumidores.
Qualidade de vida, o estresse e seus impactos no ambiente organizacional




Em pleno séc. XXI, o estresse é um fator bem comum dentro desse mercado competitivo que as empresas estão inseridas, e devido a esse fator muitas delas vem enfrentando sérios problemas, desta forma o trabalho aborda como tema a Qualidade de Vida, o Estresse e seus impactos na organização. O objetivo deste estudo foi apresentar como o estresse pode influenciar no clima organizacional de uma empresa e os danos que ele pode gerar, e tem como objetivos específicos: Conceituar estresse, as suas causas e consequências que ele pode ocasionar no ambiente de trabalho; definir qualidade de vida, os seus modelos e suas aplicabilidades nas organizações e por ultimo apresentar ao leitor um estudo de caso para melhor responder o problema de pesquisa. Desta maneira, realizou-se uma pesquisa qualitativa, que apresentará conceitos sobre Estresse e Qualidade de Vida e um estudo de caso na empresa X, no qual através de aplicação de questionários aos colaboradores da instituição, foi possível abordar como o estresse pode influenciar na QVT, no Clima Organizacional e no alcance dos objetivos da organização.
Ética nas relações de trabalho




A Administração empresarial assume nos dias atuais uma importância para o sucesso dos empreendimentos no setor econômico. As informações e a ética dentro das empresas se tornam primordiais, pois dão uma visão geral da situação atual da organização, buscando integrar informações que são sigilosas, bem como sistemas, estratégias, e assim fornecendo informações de grande relevância para obtenção de benefícios para a própria organização na busca pela competitividade. Todo esse envolvimento permite ter uma visão mais abrangente da administração, dos processos de produção, decisão e informações que possam ajudar os gestores a ter um maior desempenho no meio competitivo. As informações que os colaboradores passam devem ser claras e de confiança. De uma forma objetiva procurou-se mostrar a importância não somente para a empresa, mas também para o cidadão apontando os principais deveres e virtudes necessárias ao profissional, para que este faça uma reflexão constante de seu real papel na organização. Esta pesquisa foibaseada em um estudo bibliométrico relacionados a dados secundários.
A influência do estresse na organização pública do município de Ritápolis - MG




Esta pesquisa tem como objetivo investigar a influência do estresse nas organizações públicas, procurando localizar e salientar os principais problemas dentro e fora do ambiente de trabalho. O estresse sempre esteve presente desde os séculos passados; a diferença é que, nos dias atuais, ele vem de forma positiva ou negativa, tanto no meio social quanto no meio profissional. A qualidade de vida tem sido uma das principais influências no estresse, devido aos valores dados às pessoas na organização. Com isso, pode-se obter perdas no desempenho profissional, refletido pela baixa produtividade e falta de interesse do funcionário. Para concluir estes dados, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com diferentes autores e uma coleta de dados, representada por meio de questionário.
Logística de transporte de produtos sazonais em uma indústria de sorvete de pequeno porte - um estudo de caso aplicado em uma empresa de São João del Rei




A logística de transporte é um método eficaz aderido pelos empresários para a satisfação e fidelização de seus clientes. O objetivo geral deste artigo é analisar como um pequena empresa do ramo de sorvetes da cidade de São João del Rei realiza a sua logística de transporte na entrega de seus produtos em 600 pontos de venda na microrregião das Vertentes. A metodologia escolhida foi um estudo de caso com análise de dados secundários e observação participante. Para orientar a escrita deste artigo, procurou-se responder a seguinte questão: Quais são as contribuições e os desafios que a logística de distribuição de sorvetes que a empresa, objeto desta pesquisa, enfrenta durante o período de maior demanda? Como objetivos específicos foram estabelecidos: analisar o papel do transporte na logística; identificar os elementos operacionais da logística tecnologia e de estratégias e realizar um estudo de caso na empresa para avaliar seus pontos fortes e fracos relacionados à entrega dos produtos. Como conclusão da pesquisa realizada neste artigo, foi possível verificar que alguns procedimentos na entregas nos pontos de distribuição dos produtos não estão de acordo com o que é recomendado e que o uso de softwares para roteirizar a entrega, adequaria aos procedimentos indicados pela logística de transporte de produtos sazonais.
Empreendedorismo e o empoderamento feminino - um estudo de caso realizado no município de São João del-Rei




São várias as definições encontradas para o empreendedorismo, variando conforme a maneira de se empreender, seja por uma oportunidade ou necessidade. Os motivos que levam a empreender podem estar voltados para a busca do seu próprio negócio e geração de renda. Contudo, o empreendedorismo que mais tem se destacado é o feminino, sendo de suma importância para a administração, já que a mulher está se destacando no mercado de trabalho e com isso conquistando o seu empoderamento. O artigo tem como objetivo geral analisar o crescimento e o perfil da mulher no mercado de trabalho, em específico no setor de vestuário no município de São João del-Rei, destacando os conceitos de empreendedorismo feminino, bem como as dificuldades e características das mulheres empreendedoras. Para se empoderar as mulheres enfrentam muitos desafios e a partir deles grandes conquistas, que puderam ser percebidas através de um estudo de caso realizado em microempresas e uma análise de conteúdo, seguidos por uma pesquisa qualitativa e descritiva, afim de aprofundar conhecimentos e a estrutura do trabalho.
Alguns pré-requisitos necessários para a instalação de uma usina de triagem e compostagem de resíduos sólidos urbanos




Com o aumento do consumo de bens, há a necessidade de implantar novas alternativas para amenizar o problema gerado pela produção de grande volume de lixo. O presente artigo aborda justamente de como é necessário implantar uma usina de triagem e compostagem nos municípios, quais os tipos de resíduos sólidos urbanos existentes e sua destinação final através do processo de triagem e compostagem. O objetivo central deste trabalho concentra-se em identificar quais os requisitos necessários para o funcionamento de uma Usina de Triagem e Compostagem e qual o papel dos responsáveis pelos municípios para mudanças de hábitos da sociedade. As técnicas utilizadas para o desenvolvimento da pesquisa podem ser explicadas por meio de pesquisa qualitativa, atrelada a um estudo em revisão bibliográfica. Como resultado prévio dessa pesquisa evidenciou-se a necessidade de gerenciamento dos resíduos sólidos recicláveis urbanos, que além da redução da quantidade do lixo descartada diariamente, gera também empregospara a população, cidadãos mais conscientes, qualidade de vida, diminuição de doenças,preservando o meio ambiente e o futuro das próximas gerações.
Flexibilização e precariedade do trabalho - um estudo de caso na empresa X sobre os impactos da utilização do lay-off na saúde do trabalhador




No Brasil vive-se um período de crise econômica fruto do colapso imobiliário norte americano, que gerou danos econômicos no mundo todo. Diante desse cenário, o presente trabalho discorrerá sobre o lay-off que é uma ferramenta posta à disposição das empresas com o objetivo de diminuir os custos com a mão de obra, ou seja, ao possibilitar a suspensão dos contratos de trabalhos, legitima que o empregador não arque com o pagamento dos salários de seus funcionários. E sobre as conseqüências que esse sistema pode causar a saúde do trabalhador. A metodologia utilizada foi a análise bibliográfica e, posteriormente a aplicação de questionários.
A qualidade no atendimento vinculado a táticas na comunicação - um estudo de caso no setor de saúde da prefeitura municipal de Ritápolis




A comunicação é o ponto chave para se evitar conflitos e para que atendentes e atendidos tenham êxito no atendimento, tornando-se de suma importância para as relações dentro e fora da organização. É por meio dela que a troca de informação se idealiza e se concretiza, fazendo com que os gestores, colaboradores e usuários consigam disseminar e colher frutos oriundos da boa coleta de informações. A comunicação é realizada de várias maneiras: através de apelos visuais, auditivos, linguagem corporal, etc. Mas é principalmente através da linguagem verbal, e que vem a ser a mais comum e a mais estabelecida pela sociedade, que a comunicação melhor se estabelece, cabendo a nós, o aprimoramento de táticas que sejam suficientes para expressarmos o maior número de ideias com facilidade. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é abordar conceitos sobre a comunicação restrita aos usuários (atendidos) e colaboradores (atendentes) do SUS, os aspectos que influenciam a gestão e sobre o tema comunicação. A metodologia utilizada foi basicamente pesquisa bibliográfica em livros, artigos e sites especializados. Através desta pesquisa foi possível perceber a comunicaçãoafeta de modo positivo o setor estudado, trazendo resultados positivos para as pessoas e para a gestão.
A importância do papel do líder na gestão empresarial eficiente




Para as organizações, encontrar elementos chave para seu sucesso é de extrema importância, nesse contexto após a exploração máxima das máquinas e processos os olhares se voltaram para as pessoas e em especial para os lideres. Este estudo procura evidenciar como age um líder agente de mudanças, quais suas características, como ele se comporta, para isso vamos entender os conceitos de liderança e motivação, como surgiram, sua influencia nas organizações e como esse líder se utiliza deles. A metodologia utilizada se deu por parte de livros, artigos, revistas e sites especializados em Administração voltadapara a importância da liderança e o papel do líder no cenário atual brasileiro.
O impacto da motivação e do clima organizacional no desempenho e comportamento dos colaboradores da empresa X




A motivação empresarial é um tema quem vem ganhado cada vez mais relevância devido aos resultados que pode proporcionar em uma empresa, em termos de aumento da produtividade, melhoria do ambiente interno e da satisfação do funcionário. Por essa razão, muitos estudos foram realizados ao longo dos anos, dando origem às teorias da motivação, as quais buscam explicar quais são as necessidades que um profissional espera serem satisfeitas para torná-lo motivado. Assim, o presente estudo tem como objetivo central analisar se a motivação e a qualidade de vida influenciam no comportamento de funcionários da empresa X. Para tanto, esta pesquisa fez, inicialmente, uma revisão bibliográfica baseada nas metodologias exploratória e descritiva e, em seguida, um estudo de caso de natureza qualitativa, aplicando questionários a quatorze funcionários da empresa X. Após cruzarem-se teoria e prática, percebeu-se que a motivação não apenas impulsiona o colaborador a produzir mais, como também é reconhecida pelo mesmo como uma iniciativa que deve ser valorizada na organização. Pessoas diferentes possuem expectativas diferentes, por isso, é fundamental um trabalho do setor de Recursos Humanos que busque sanar necessidades distintas de modo a fomentar a motivação de um modo geral.
A importância do planejamento estratégico para as micro e pequenas empresas




Para as empresas modernas, o planejamento estratégico é visto como um processo fundamental para conseguir alcançar seus objetivos, pois ele pode ser eficiente e funciona como um instrumento de competitividade e sucesso empresarial que possibilita a adaptação às mudanças do mercado. Sendo assim, o objetivo do trabalho foi aprofundar o estudo sobre o Planejamento Estratégico, demonstrando que é um processo gerencial de grande importância não só dentro das micro e pequenas empresas, como de todos os portes e setores. Através dessa pesquisa, foi possível agregar mais conhecimento sobre o quanto um bom planejamento impulsiona a empresa na direção correta, auxiliando para que ela possa antecipar-se às ameaças e fazer um diagnóstico de oportunidades e melhorias.
O impacto da Loja in company no estoque de materiais para manutenção, reparo e operação - um estudo de caso




A constante busca de meios para reduzir custos e investimentos, e ao mesmo tempo aperfeiçoar rotinas do estoque é de grande importância para os resultados da empresa. Expor a experiência e os resultados provenientes da parceria com fornecedores é uma forma de compartilhar ideias que podem ser estudadas e melhoradas posteriormente. A Loja in Company (LIC) é representada como um forte apoio para alcance de alguns objetivos da empresa (redução do nível do inventário, aumento do capital de giro disponível para operações do negócio, entre outros), com ênfase nos estoques de materiais para Manutenção, Reparo e Operação (MRO). Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi conceituar o funcionamento desta parceria, analisar os dados e demonstrar resultados obtidos. A metodologia utilizada foi basicamente através da coleta de dados e pesquisa empírica, além de teses, livros e sites especializados. O levantamento de dados foi realizado na Empresa X, uma indústria de base localizada na mesorregião do Campo das Vertentes, estado de Minas Gerais. Através desta pesquisa foi possível agregar conhecimento a partir do estudo de caso observado sobre a gestão do estoque e a otimização de seus processos na Empresa X. Pode-se notar que a implantação da LIC atendeu as expectativas resultando no favorecimento do planejamento e execução do setor de manutenção com melhorias expressivas no nível de atendimento ao usuário.
Análise comparativa entre empresas que adotam o sistema de gestão ambiental (SGA) e seus devidos ganhos econômicos




O desenvolvimento sustentável, através da legislação ambiental vigente, vem sendo uma estratégia organizacional utilizada por empresas que desejam exportar seus produtos para mercados mais exigentes e também para uma população mais engajada com soluções ambientalmente corretas. A necessidade crescente em satisfazer os desejos dos consumidores tem intensificado a produção de bens e serviços. Sua produção necessita ser mais eficiente evitando desperdícios e dando novos rumos a produtos antigos. O objetivo deste trabalho foi verificar se empresas que implementam o Sistema de Gestão Ambiental são ambiental e economicamente responsáveis, analisadas através da revista exame. Tratou-se de uma análise quantitativa, com pesquisa descritiva dos resultados extraídos do guia exame, sobre as empresas premiadas nos últimos três anos em seu seguimento, que adotam o sistema de gestão ambiental mais eficiente e limpo em sua produção de bens e serviços. Ao fim do estudo, verificou-se que a adoção do sistema de gestão ambiental e produção mais limpa geram impactos positivos para a imagem e, consequentemente, para os lucros das organizações premiadas.
O sistema de informação gerencial como apoio as micro e pequenas empresas - um estudo comparativo




O estudo contextualiza ás Micro e Pequenas Empresas e sua relevância para a economia, mostrando que a mesma é a principal fonte de renda e geração de empregos. O artigo aborda o Sistema de Informação Gerencial salientando que este contribuirá com informações importantes que auxiliam na gestão das organizações. Portanto esse estudo de caso tem como objetivo evidenciar se as empresas estudadas utilizam o sistema de informações gerenciais, como auxilio nas tomadas de decisões. Dentro deste conceito pode-se observar através da pesquisa realizada,que neste estudo comparativo constatou-se que, as empresas estudadas apresentam deficiências no seu sistema gerencial, sendo estas nos seus controles, e sistema de informação.
A ultilização do marketing digital nas micro e pequenas empresas de São João del-Rei - um estudo de caso




As tendências digitais influenciam cada vez mais a forma como as micro e pequenas empresas trabalham seu marketing junto ao seu público alvo e clientes. Com base na crescente importância do marketing digital, este trabalho tem o objetivo de analisar como as micro e pequenas empresas de São João del-Rei utilizam os canais digitais em suas estratégias de marketing. Com base em autores como Kotler, Cobra, Torres e Gabriel, construiu-se uma fundamentação teórica sobre a evolução do marketing e o marketing digital. A metodologia aplicada seguiu a abordagem qualitativa, por meio da pesquisa de campo. Os dados foram coletados através da aplicação de questionário em diversas empresas na cidade estudada. Finalmente, os resultados foram analisados a partir da discussão teórica com o objetivo de responder ao propósito da pesquisa.
Análise do comportamento do consumidor - uma revisão bibliográfica




Este artigo é um estudo que objetiva compreender como é o comportamento do consumidor quando vai adquirir algum bem ou serviço. Foi realizado por meio uma pesquisa bibliográfica, em que aborda os conceitos referentes à mercadologia e comportamento dos clientes e para isso, foram exploradas obras de alguns autores relevantes do marketing. No conteúdo há as influências que os consumidores sofrem no processo de compras, o processo de decisão de compra, os tipos de tomada de decisão , análise de dados e conclusão.
Motivação e liderança - fatores que fazem a diferença organizacional




A liderança e a motivação são fatores que conduzem as pessoas em prol de benefícios próprios e coletivos. A liderança é vista como uma fonte condutora de ações que influência no comportamento e na mente das pessoas de maneira positiva. Já a motivação pode ser dividida em dois conceitos: motivo e ação para atingirem seus objetivos. A partir das ideias expostas, chega-se ao seguinte questionamento: será possível um líder motivar os colaboradores de determinada organização, haja visto que a motivação também abrange uma dimensão interior? O presente artigo possui como metodologia a pesquisa bibliográfica, a serem realizadas através de livros, sites especializados, dissertações, teses e obras. O artigo possui como objetivo entender o papel do líder no contexto organizacional, ressaltando a importância de motivar seus colaboradores. Assim, abordaremos questões sobre liderança, estilos adotados pelos lideres, motivação enfatizando os fatores motivacionais e por último como a motivação e a liderança são fatores que caminham juntos para que haja um bom desempenho alcançando o produto e/ou serviço final na organização.
A gestão de conflitos e sua influência na motivação dentro das organizações educacionais




O objetivo deste trabalho é demonstrar fatos que contribuem para o surgimento de conflitos, comuns pela interação humana, bem como no ambiente organizacional devem ser controlados através de uma boa gestão. Justificando tratar nessa pesquisa sobre o tema a gestão de conflitos e sua influência na motivação dentro das organizações educacionais: um estudo de caso na escola municipal Dr. Walfrido Silvino Dos Mares Guia, pois, considerando as particularidades que geram conflito entre os setores organizacionais, discute-se a gestão e motivação dentro do ambiente de trabalho, a importância da boa gestão e os benefícios que ela pode trazer. Para cumprir o objetivo geral de analisar se a gestão de conflitos na E. M. Dr. Walfrido Silvino Dos Mares Guia é eficaz na mediação dos mesmos e o impacto que ela causa na motivação dos trabalhadores, e os objetivos específicos: levantar os tipos de conflitos, seu processo de formação e sua influência no ambiente educacional; salientar a importância da motivação no ambiente de trabalho; promover o estudo de caso na referida escoladestacando a influência da gestão de conflitos na motivação dos trabalhadores, foi feito um estudo de caso. Após pesquisa literária, foi aplicado um questionário aos funcionários da escola e os dadoscoletados analisados de acordo com a importância da gestão de pessoas e os conceitos de motivação e conflito. Verificou-se que a maior causa de conflito é a hierarquia e que a gestão implantada não atende totalmente a necessidade de diminuir os conflitos, demonstrando ineficácia na motivação dos funcionários.
O marketing como estratégia de criação de valor - um estudo de caso na Renar Utilidades




Estar informado acerca das estratégias de marketing é estar um passo a frente dos seus concorrentes. É por meio do conhecimento das mais variadas estratégias do marketing e saber utilizá-las tornará todo o processo de vendas, layout, fidelização de clientes mais fácil. Pode-se afirmar que o cliente é o mais importante dentro das organizações e criar valor para ele é o que torna a empresa diferenciada, satisfazendo e surpreendendo as suas necessidades. Dessa forma, o objetivo deste trabalho abordará os conceitos sobre o marketing e as estratégias que influenciam no sucesso das organizações, conforme os conceitos dos autores consagrados relacionados ao marketing que constam no referencial teórico. E ainda um estudo de caso na empresa varejista Renar Utilidades. A metodologia utilizada foi basicamente através de livros e sites especializados. Através desta pesquisa foi possível perceber que, com a utilização do marketing e suas demais estratégias, as organizações podem sobressair no mercado, se destacando e fidelizando um maior número de clientes, consequentemente trazendo resultados positivos para as organizações.
A importância do treinamento para otimização do sistema de gestão de segurança do trabalho - um estudo de caso na empresa metalúrgica X




A décadas boa parte das organizações brasileiras tem usado ampla e intensivamente técnicas de treinamento em suas atividades na expectativa de atingir melhores resultados, soluções e segurança para seus negócios com funcionários qualificados. Neste cenário, onde as pessoas são o principal agente capaz de transformar problemas em soluções, cuidar delas é extremamente importante. Sendo assim, treinamentos de segurança emergem como uma ferramenta essencial para prevenir acidentes, consequentemente salvando recursos materiais e humanos. Os departamentos de segurança frequentemente usam os treinamentos para educar as pessoas, visando à conscientização, orientação e comprometimento dos trabalhadores. Usando os conhecimentos adquiridos, os trabalhadores se tornam aptos a identificar riscos, agir preventivamente, reduzindo ou eliminando situações que podem se tornar acidentes de fato. Em resumo, este estudo tem como objetivo principal, confirmar que o treinamento é um excelente caminho para trazer conhecimentos de segurança para os empregados e em adição, melhorar a gestão do departamento de segurança do trabalho. A metodologia utilizada neste estudo é composta por uma revisão bibliográfica e um estudo de caso realizado na empresa Metalúrgica X onde foi possível confirmar através de questionário os benefícios no departamento de segurança do trabalho aprimorando o senso de segurança dos colaboradores.
Estratégias mercadológicas no segmento de atacado em materiais de construção




Nesta pesquisa, será abordada a importância das estratégias mercadológicas como um diferencial competitivo no processo de conquista, fidelização e retenção de clientes. Para que o estudo tenha embasamento cientifico o mesmo foi conduzido através de pesquisa descritiva, com um estudo de caso com características qualitativas. Assim podemos ver como a empresa mantém suas estratégias, o que realmente deve ser melhorado e o que de bom se pode aproveitar do que já esta sendo feito para fidelizar seus clientes, buscando sempre melhorar o atendimento e o marketing da empresa.
A influência do líder na comunicação organizacional - um estudo de caso na empresa X




Este trabalho acadêmico busca identificar de que forma as ações de um líder podem influenciar na comunicação organizacional com seus colaboradores, para estarem atingindo os objetivos propostos pela organização. O tema a ser pesquisado visa identificar de que maneiras a comunicação pode se tornar um fator diferencial em uma organização, a fim de melhorar a busca dos resultados e objetivos e definir o nível de entrosamento entre líderes e liderados. Entretanto é necessário que o líder saiba como transmitir as informações de forma correta para seus colaboradores para que esses exerçam suas atividades da melhor maneira possível em busca de alcançar os resultados propostos pela organização.Justifica-se abordar estes assuntos, pois, a liderança caracteriza-se como um fatorimportante dentro da organização onde o gestor e também líder precisa ter ações, atitudes e valores que influenciem seus colaboradores. Cabe à organização e ao líder identificar os fatores que podem atrapalhar a comunicação com seus colaboradores na busca em se alcançar os objetivos organizacionais que, uma vez aplicados incorretamente, podem causar conseqüências para ambos.Com isso, é necessário aplicar práticas de comunicação dentro da organização em busca de resultados positivos para a mesma e, principalmente para os colaboradores, onde a presença de um líder em um ambiente organizacional será imprescindível para que esta situação possa se tornar factível. Desta forma a pesquisa tem como objetivo geral analisar como as ações de um líder podem influenciar na comunicação organizacional visando o alcance dos resultados, especificando os pontos em conceituar líder e liderança apresentando seus tipos e importância na organização, definir comunicação apresentar seus tipos formas, processos e a sua importância na empresa e trazer ao leitor um estudo de caso na empresa X, abordando a influência de um líder na comunicação organizaciona.l Assim, a pesquisa apresentará conceitos sobre liderança e comunicação e um estudo de caso na empresa X, onde, através de aplicação de questionário aos colaboradores da mesma, foi possível abordar como o líder pode influenciar na comunicação e no alcance dos resultados organizacionais.
A importância do líder na gestão de conflitos organizacionais




Saber lidar com o bem mais precioso da empresa o ser humano, requer bastante conhecimento. O líder necessita se relacionar com os demais integrantes da organização exercendo influência. Para isso, a liderança na gestão de conflitos deve ocorrer de forma eficaz trazendo soluções imediatas e impondo limites aos colaboradores. Com base nos resultados da pesquisa foi possível perceber que aplicar à liderança nos conflitos organizacionais afeta de modo positivo a relação na empresa, trazendo bons resultados para as pessoas.
A importância da análise swot para o sucesso da micro e pequena empresa - um estudo de caso na empresa X




O artigo faz uma apresentação da análise SWOT como ferramenta do planejamento estratégico para a tomada de decisão da micro e pequena empresa, apontando os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças. As micro e pequenas empresas vêm ganhando espaço no mercado por serem uma das principais fontes de geração de renda dos municípios onde estão instaladas. Este artigo traz um estudo de caso realizado na empresa X, que atua na venda de produtos agropecuários em uma cidade interiorana onde a economia é voltada para a produção rural. O objetivo geral é demonstrar como o planejamento estratégico pode ser utilizado na empresa estudada, avaliando vantagens e desvantagens na gestão utilizando a análise SWOT. De forma mais específica objetivase identificar aspectos mercadológicos que caracterizam o ambiente interno e externo; identificar a visão da empresa, assim como fatores que dificultem ou atrasem o propósito da empresa; identificar os pontos fortes da empresa e torna-los estratégias de ataque diante dos seus concorrentes. Através da aplicação da análise SWOT, é possível a empresa citada ter um conhecimento mais apurado do seu ambiente interno (pontes forte e fracos) e o ambiente externo (ameaças e oportunidades), assim como ter uma visão maior dos seus pontos críticos e assim melhorá-los para facilitar na tomada de decisão .
Análise da estrutura de uma panificadora - o layout como diferencial




Para alcançar o sucesso, todo empreendimento deve estar amparado por um bom planejamento que, por sua vez, deve contemplar o estudo de layout. O arranjo físico ou layout é a forma como estão dispostos equipamentos, peças, maquinários, produtos, estoque, dentre outros. Um arranjo físico mal estruturado desencadeia múltiplos problemas, tanto na produção, quanto na qualidade dos produtos e na rotina de trabalho, afetando diretamente os colaboradores e demais envolvidos no sistema. Essa pesquisa tem como objetivo geral, analisar o layout de uma panificadora e sua relação direta com amelhoria do processo produtivo e na sensação de bem-estar de clientes e colaboradores. Essa é uma pesquisa qualitativa, realizada através de um estudo de caso. Como objeto de estudo, tem-se o arranjo físico de uma Panificadora na região do Campo das Vertentes visando identificar pontos negativos e propor melhorias condizentes com a realidade da empresa. Foram realizadas analises de plantas e do layout atual da padaria. Outros métodos utilizados na pesquisa foram a aplicação de questionário aos colaboradores da empresa e a observação participante. Como resultado, identificou-se na padaria que a distribuição das áreas no layout não atende um fluxo lógico de produção. A fabricação do pão de sal, por exemplo, gera deslocamentos desnecessários podendo desencadear ainda, problemas quanto à contaminação cruzada. O estudo de caso foi fundamental para diagnosticar os gargalos de um layout e propor soluções através de um novo arranjo que, apesar de tangível, demanda estudos e análises de custos e investimentos para se tornar concreto.
A importância da motivação para a qualidade de vida no trabalho nas pequenas empresas




Este trabalho acadêmico tem como tema a importância da motivação para a qualidade de vida no trabalho nas pequenas empresas. E justifica-se abordar este assunto, pois, torna-se de extrema importância compreender como a valorização da motivação resulta numa boa qualidade de vida no trabalho, principalmente, nas pequenas empresas, pois possibilita o entendimento dos fatores motivacionais e desmotivacionais no ambiente de trabalho. Desta forma o artigo tem como objetivo geral demostrar como a motivação interfere na qualidade de vida no trabalho nas pequenas empresas. Assim o trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica com embasamento teórico em livros e artigos, relacionados com o tema e, finaliza com uma pesquisa de campo através de uma análise qualitativa e quantitativa, onde aplicou– se questionário a pequenas empresas no setor alimentício, para assim demostrar a importância da motivação para a qualidade de vida no trabalho. A análise dos dados apurados dos questionários aplicados, pode-se perceber, que os fatores de motivação variam de pessoa para pessoa, ou seja, cada um tem um motivo para se motivar, a mais ou a menos, e vale ressaltar, que a motivação é uma força intrínseca, variando de pessoa para pessoa.
A relevância da controladoria para a gestão de uma empresa familiar do ramo do agronegócio




O presente artigo acadêmico analisa o Agronegócio como sendo um segmento versátil, queengloba desde o fornecimento de insumos à produção rural, o produtor em si, até o escoamento desse produto para o consumidor final, seja ele qual for. Devido a essa constante evolução, torna-se uma tarefa árdua continuar no atual mercado e para isso fazse necessário o uso de ferramentas que possam aprimorar a gestão das corporações como é o caso da Controladoria, mecanismo esse que consiste em auxiliar os gestores nas tomadas de decisões por meio do fornecimento de informações e controles exercidos nas atividades da empresa. Por meio disso, em se tratando de empresas familiares onde o sistema atuante ainda é o tradicional, torna-se indispensável à adoção de ferramentas que tem como objetivo manter a instituição sempre competitiva. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo analisar se as práticas de Controladoria podem ser relevantes na gestão de uma empresa familiar do ramo do agronegócio para o alcance de suas metas e busca responder como essa ferramenta pode ser utilizada na organização para a melhoria de suas atividades. Portanto, o estudo de caso é justificado devido ao interesse por melhorias na gestão da empresa Mangá Agronegócio Ltda., visando uma tomada de decisões mais acertadas que almejam o desenvolvimento diante o atual mercado. Seu objetivo geral foi verificar se a prática de Controladoria possibilitaria esse crescimento através de uma pesquisa sobre a atuação do agronegócio no Brasil, dos controles voltados para a gestão da atividade, a frequência em relação a sua utilização e a importância dada pelos gestores.
A influência do marketing de relacionamento no processo de fidelização de clientes




Este estudo objetiva discutir o processo de fidelização de clientes no marketing de relacionamento, partindo da premissa que o marketing de relacionamento é uma filosofia empresarial que prevê a manutenção e fidelização de relacionamentos individuais com os clientes. Como um dos mais promissores campos de investigação, o marketing tornou-se alvo de grande interesse gerencial, visto que suas práticas levam para a manutenção e conquista de novos clientes, levando a empresa ao sucesso no mercado empresarial altamente competitivo. O procedimento metodológico utilizado foi à revisão bibliográfica.
O consórcio modular da volkswagem caminhões e ônibus como modelo de produção




A indústria automobilística é conhecida mundialmente pelos investimentos e desenvolvimento de seus produtos. Considerando a importância do setor, esta pesquisa apresentou o modelo de produção implantado pela Volkswagen Caminhões e Ônibus no ano de 1996 na Planta localizada na cidade de Resende no Estado do Rio de Janeiro. O modelo inovador de produção se diferencia de outros modelos tradicionais existentes no setor automobilístico. O novo modelo estabelecido pela montadora baseia-se em uma estrutura modular recebendo assim o nome de Consórcio Modular Volkswagen Caminhões e Ônibus, que consistiu na seleção de sete fornecedores/parceiros exclusivos da empresa para tornarem-se responsáveis pela montagem do produto fornecido na linha de montagem, trabalhando em módulos, sendo, então, responsáveis pela produção dos veículos. Assim, a Volkswagen tem sua atenção voltada para outros setores como a qualidade, marketing, comercialização e distribuição dos produtos. A metodologia usada para a realização deste trabalho foi amparada por pesquisas bibliográficas e análise de dados secundários. Por fim, considera-se que o modelo oferece à empresa grandes vantagens como: redução de custos, melhor competitividade no mercado atuante e otimização da produção.
Marketing e o comportamento do consumidor - uma revisão bibliográfica




O presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica que tem como propósito identificar as concepções de marketing, seus significados e fatores que influenciam o comportamento do consumidor. Serão abordados os principais conceitos que explicam e definem marketing, bem como suas aplicações no mercado e estratégias que as organizações devem adotar para atingir o público-alvo, a partir da criação, comunicação e entrega de valor superior para o cliente. Pode-se observar com esta pesquisa que o estudo do comportamento do consumidor é de extra relevância, pois as estratégias e medidas praticadas pelas organizações são responsáveis pela captação e fidelização de clientes.
O processo de recrutamento e seleção e seus impactos na formação de equipes de trabalho




A área de recrutamento e seleção de pessoas é importante não apenas para os futuros administradores, mas também para os profissionais ligados à gestão de pessoas. Esta área tem passado por algumas mudanças e por alterações do contexto organizacional, onde se exige cada vez mais qualidade e eficiência por parte dos colaboradores, independente do porte da empresa. Essa denota a grande importância do processo de recrutamento e seleção, pois proporciona que todas as pessoas tenham acesso às informações, facilitando assim o ingresso de candidatos que delas necessitem. Diante deste contexto, o presente artigo científico tem o propósito de evidenciar a importância do recrutamento e seleção de pessoas nas empresas, expondo como principal objetivo a compreensão do processo de recrutamento e seleção dentro das organizações e importância neste processo. Para que fosse possível a realização deste estudo, foram realizadas pesquisas bibliográficas, e um estudo de caso dentro da empresa X relacionado ao tema em questão, para um melhor entendimento e análise do processo de recrutamento e seleção e identificação de alguns pontos relevantes sobre tal assunto. As principais considerações teóricas sobre o tema abordado encontram-se expostas no corpo teórico e nas conclusões desta pesquisa, que evidencia que este estudo é de grande importância às empresas e aos profissionais desta área organizacional.
O papel da liderança no dia-a-dia das micros e pequenas empresas de Tiradentes




As empresas atualmente enfrentam inúmeros desafios relacionados a concorrência, controle de gasto e estoque, planejamento, gestão de pessoas e vários outros fatores. No corre-corre do dia-a-dia, cabe aos líderes encontrarem as melhores soluções para estes desafios e motivar os colaboradores a suprirem suas necessidades e alcançar os objetivos da organização. O artigo propõe um resumo dos estudos sobre liderança, estudando as abordagens de traços de personalidade, comportamental e contingencial, os pontos positivos e negativos de cada abordagem e como elas são aplicadas. O artigo também estuda a estrutura de micro e pequenas empresas, suas estruturas e a importância destas para o mercado brasileiro. Por fim, uma entrevista foi realizada com várias empresas ligadas ao setor turístico na cidade de Tiradentes buscando um perfil da estrutura trabalhista das empresas, nível escolar, tempo de atuação e atuação do líder dentro das organizações.
A importância do treinamento no âmbito das organizações - um estudo de caso nas empresas x e y.




A alta competitividade do mercado tem exigido das empresas soluções para aprimorar sua produtividade e qualificar o seu atendimento, sendo importante que os colaboradores estejam alinhados aos objetivos organizacionais, explorando suas habilidades, competências e atitudes. Diante desse contexto, o presente estudo tem como objetivo discutir sobre a importância dos treinamentos enquanto ferramenta que incentiva os funcionários a produzirem mais e com qualidade, avaliando seus tipos, formas de aplicação, mensuração de resultados e benefícios. A pesquisa foi realizada em duas partes: a primeira, com base em levantamento bibliográfico, selecionando-se artigos e publicações em banco de dados eletrônicos e revistas da área de Administração e Recursos Humanos, e a segunda, um estudo de caso, aplicando questionários a oito funcionários da empresa Xe oito da Y, ambas do setor de comércio em São João del-Rei. Essa fase, ancorada na metodologia qualitativa, contou com uma análise dos impactos do treinamento na produtividade, clima interno e motivação dos funcionários, a partir de estudos de autores como Chiavenato (1999; 2010), Gil (1999;2007; 2008), Guelbert et al. (2008), Marchi, Souza e Carvalho (2013), dentre outros estudiosos do tema. Concluiu-se que a oferta de treinamentos é vista como uma ação positiva pelos colaboradores e que os mesmos reconhecem os seus efeitos benéficos, corroborando com a proposição de que funcionários capacitados trabalham mais, melhor, e ainda: satisfeitos.
A importância da sustentabilidade no desenvolvimento produtivo do biscoito em São Tiago




A preservação do meio ambiente é um tema de conhecimento geral que gera preocupação em escala mundial. Este trabalho visa analisar a importância da sustentabilidade no desenvolvimento produtivo do biscoito em São Tiago. Tendo como objetivo geral analisar a crescente produção de resíduos sólidos pelas padarias, visto que há um aumento no número de empreendimentos na cidade. A justificativa deste projeto é a crescente preocupação por parte das empresas alimentícias em serem ambientalmente responsáveis. Esta é uma pesquisa qualitativa, realizada através de aplicação de questionário e a amostragem foi estabelecida de forma não probabilística. Pode-se concluir que os empreendedores se preocupam com o meio ambiente e estão procurando trabalhar para que o impacto ambiental seja o menor possível, através da separação dos resíduos para a coleta seletiva.