repositório institucional
Correção de coarctação de aorta por implante de stent percutâneo - um relato de caso




A coarctação de aorta (CoAo) é um estreitamento da aorta torácica proximal na região do canal arterial ou ligamento arterioso. Apesar de sua patogênese ser desconhecida, há duas principais teorias aceitas, sendo a primeira relacionada ao subdesenvolvimento do arco aórtico fetal, devido a uma redução do fluxo sanguíneo intrauterino, e a segunda, à migração ou extensão de tecido ductal para a parede da aorta torácica fetal. No concernente aos métodos de tratamento, os principais se dão via correção cirúrgica ou por intervenção endovascular como, por exemplo, a angioplastia com balão ou implantação de stent (objeto deste estudo). Partindo dessas premissas, a presente pesquisa visa, a partir de um relato de caso, atualizar os conhecimentos e compreender os principais aspectos acerca da confiabilidade da correção de coarctação de aorta por implante de stent percutâneo. Para tanto, utilizou-se as informações do prontuário de um paciente do sexo masculino, 57 anos, que faz acompanhamento com o cardiologista para o tratamento de hipertensão arterial desde 2017, bem como as perspectivas de autores que se debruçaram sobre o assunto. Verificou-se que o caso relatado teve sucesso na correção da CoAo com stent percutâneo revestido, havendo melhora instatânea no gradiente de pressão entre os membros, além de não ter ocorrido complicações perioperatórias.
Cuidados paliativos - até que ponto o sistema de saúde brasileiro consegue oferecê-los




O acesso aos cuidados paliativos por todas as camadas da população está na pauta dos debates médicos, tanto no Brasil quanto no exterior. Apesar disso, o termo ainda é pouco conhecido e há frequentes dúvidas e pouca informação sobre o tema. No mesmo sentido, o Brasil tem na sua Constituição Federal de 1988 a determinação legal de que o Estado deve garantir o acesso à saúde a toda população e que a dignidade da pessoa humana é o pilar quesustenta toda a legislação brasileira. Sendo assim, a falta de setores especializados em cuidados paliativos nas unidades de atendimento ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS) revela que o país não está em dia com sua obrigação constitucional. O presente trabalho pretende detalhar esse cenário, esclarecer dúvidas, apresentar estatísticas e apontar possíveis soluções para que saúde e legislação caminhem juntas. Parte da solução, pode estar na inserção da disciplina nas currículos dos cursos de medicina e mais políticas públicas destinadas aos cuidados paliativos.Para tanto, foi realizada pesquisa exploratória, descritiva e explicativa, a partir de relatórios técnicos, artigos científicos e literatura médica e jurídica.
A apatia como sintoma precoce em pacientes com doença de parkinson




A Doença de Parkinson (DP) é mais conhecida por seus sintomas motores, no entanto, existem manifestações clínicas não motoras que podem ocorrer de maneira prévia a completa instalação da doença ou mesmo após iniciado o quadro, como a apatia. A apatia, pode ser definida inicialmente como uma falta de interesse global ou motivação nas atividades e pode ocorrer juntamente com a depressão e demência, mas também é possível que se manifeste de maneira isolada. Por ser um dos sintomas que mais causa preocupação nos familiares dos pacientes com doença de Parkinson, é importante que saibamos que a apatia, pode se tratar de síndrome clínica independente dentro da DP. Para chegar a essa conclusão foram pesquisados artigos desde 2015, e apenas em inglês na plataforma PubMed.
Revisão sistemática sobre a influência da vitamina D na esclerose múltipla - prós e contras da suplementação oral




A Esclerose Múltipla é uma doença imunomediada de inflamação do Sistema Nervoso Central. A epidemiologia mostra ser mais frequente no sexo feminino e sua maior incidência é em países longes da linha do Equador. A sua principal apresentação é com surtos e remissões apesar de apresentar ao todo 4 formas clínicas documentadas. É uma doença de característica desmielinizante por inflamação da bainha de mielina que reveste os neurônios no Sistema Nervoso Central com possível dano axonal posterior. A sintomatologia é diversa, a depender da topografia do dano na mielina, no entanto, existem lugares onde são mais comuns resultando em sintomas mais prevalentes como neurite óptica, paresia ou parestesia de membros, disfunções da coordenação e equilíbrio, mielites, disfunções esfincterianas e disfunções cognitivo comportamentais de forma associada ou isolada. Neste trabalho, foi avaliada a relevância da suplementação com Vitamina D em pacientes com EM e pacientes com fatores de risco para desenvolver EM. Além disso, foram discutidos os benefícios e malefícios da suplementação, principalmente os sintomas da intoxicação. Esses dados foram colhidos em artigos científicos e à partir deles, desenvolveu se uma Revisão Bibliográfica sobre a influência da vitamina D na EM e os pros e contras da suplementação oral. Concluindo que a suplementação de vitamina D em pacientes com fatores de risco para desenvolver e nos pacientes que já tem diagnóstico da doença é benéfica.
Trombose venosa profunda em paciente com exacerba doença de crohn - relato de caso




A doença de Crohn (DC) é caracterizada por inflamação do trato intestinal de padrão transmural, caráter crônico e de etiologia parcialmente conhecida, podendo acometer qualquer segmento do sistema digestório. Apresenta uma discreta predileção pelo sexo feminino. Sabe se que a exacerbação da atividade inflamatória é influenciada por fatores genéticos e ambientais, sendo necessária terapêutica multidisciplinar para controle da doença. A trombose venosa profunda (TVP) é definida pela formação de trombos em veias profundas, principalmente de membros inferiores, e pode estar associada a fatores genéticos de hipergoagulação e a lesão tecidual, gerada por inflamação exarcebada. Suas complicações mais importantes são a embolia pulmonar e a síndrome pós trombótica, com importante morbimortalidade. Sabe-se que a DC cursa com diversas manifestações extra-intestinais, sendo a TVP uma delas, com incidência três vezes maior que na população em geral. A justificativa para tal associação ainda não é definida, mas diversas teorias são estudadas; dentre elas estão predisposição genética, relacionada a mutação do fator V de Leiden e a mutação da protrombina G20210A, a hiperhomocisteinemia e as reações inflamatórias agudas, que levam a exposição do Fator Tecidual. A TVP possui variável apresentação clínica, podendo ser oligo ou assintomática, e por isso há uma grande importância em haver baixo limiar de suspeição clínica, principalmente ao diagnóstico de DC. O presente caso se trata de uma paciente assintomática para TVP, porém com a DC em atividade, o que leva a maior propensão a eventos trombóticos. Baseando-se em uma revisão literária que reafirma essa associação, ressalta-se a importância do conhecimento das manifestações extra-intestinais da doença, de modo a proporcionar eficaz diagnóstico e terapêutica e evitar complicações tromboembólicas graves.
A abordagem da humilhação nas escalas diagnósticas de depressão para mulheres vítimas de relacionamentos abusivos




Embora haja muitos estudos evidenciando os relacionamentos abusivos como fator derisco para a desenvolvimento de depressão, principalmente, no sexo feminino, pouco seaborda o sentimento de humilhação nesse contexto. Sendo assim, essa revisão de literaturaanalisou as principais escalas de depressão acerca da evidência com que essas ferramentasabordam o sentimento de humilhação. Concluiu-se que existe uma escassez de ferramentasque abordam adequadamente a humilhação em escalas de depressão.
O sinal de golf ball e a trissomia do cromossomo 21 - uma revisão




As anomalias congênitas são distúrbios do desenvolvimento humano identificados na criança no pós-parto ou manifestados tardiamente, variando de fenótipos brandos à graves alterações anatômicas, estéticas e funcionais que podem acarretar a morte, o que as colocam entre as principais causas de mortalidade infantil. O advento de novas técnicas ultrassonográficas tornou possível a identificação de marcadores que predizem a existência de anomalias fetaisainda no período gestacional. Assim, o diagnóstico precoce das anormalidades impactou significativamente a relação dessas anomalias sobre a mortalidade infantil. Nesse contexto, oSinal de Golf Ball (SGB) é apontado como um potencial marcador ultrassonográfico para anomalias cromossômicas, visto sua associação frequente com as trissomias 21, 9, 13 e 18, a monossomia X, a triploidia e as translocações não balanceadas. Este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica acerca da potencial relação entre os casos de SGB e a trissomia 21, bem como levantar o potencial do SGB como marcador de cromossomopatia, além de discutir o significado clínico do SGB. Fez-se uso do método descritivo, de abordagem qualitativa, utilizando pesquisa bibliográfica, baseadas em publicações científicas nacionais e internacionais. O SGB é descrito como um achado benigno, apontado por alguns autores como uma variante normal do desenvolvimento humano, já que quando diagnosticado isoladamente não relaciona-se com repercussões clínicas fetais. Já quando detectado em associação com outros fatores de risco como idade materna avançada, seu diagnóstico exige uma avaliação mais minuciosa. É possível concluir que a proposição de marcadores ultrassonográficos que permitam o diagnóstico precoce de anormalidades fetais é extremamente útil e importante para a Perinatologia e a Medicina fetal, visto que além dessas anormalidades estarem intimamente associadas à morte perinatal e à deficiência infantil, também representam a principal indicação para o diagnóstico pré-natal invasivo. O SGB, isoladamente, parece estar fracamente relacionado a cromossomopatias, visto que, somente quando associados a outros fatores de risco uma relação, ainda bastante controversa, pode ser detectada. Não obstante, vale ressaltar que mais estudos, de caráter quantitativo, podem contribuir para elucidar o real potencial do SGB como um marcador ultrassonográfico para a Síndrome de Down.
Educação popular em saúde na estratégia de saúde da família




Na década de 1980, o modelo de saúde vigente tinha caráter biologista, ou seja, considerava saúde como ausência de doenças e, por isso, o tratamento era destinado a determinada patologia, desconsiderando o indivíduo em sua integralidade tornando o modelo ineficaz. Sob tal cenário,foram necessárias transformações no sistema de saúde que priorizassem o atendimento integral e humanizado ao usuário do SUS, fundamental para seu processo de cuidado e, além disso, que ofertasse à comunidade conhecimento básico em questões de saúde. Nesse contexto, a Educação Popular em Saúde (EPS) tem sua importância por ser instrumento de informação em saúde, que assegura ao indivíduo consciência, autonomia e corresponsabilização em seu processo de cuidado,favorecendo as trocas entre saberes (científicos e populares), sendo uma educação “com” a população e não apenas “para” ela. Frente a importância da EPS na Estratégia de Saúde da Família (ESF) para profissionais e comunidade, este trabalho foi realizado através da revisão integrativa de literatura e tem por finalidade a reflexão sobre a temática da educação popular em saúde e sua importância na rotina profissional para planejamento de novas formas de operar em saúde, de modo mais integral e resolutivo.
Doença de kawasaki, um desafio clínico - revisão de literatura




A Doença de Kawasaki é uma vasculite rara que acomete predominantemente vasos de médio calibre, é de difícil diagnóstico, pois é inexistente um achado patognomônico. OBJETIVO: Elucidar quais os sintomas, critérios diagnósticos e o tratamento dos pacientes e como isso influencia no fechamento do caso. METODOLOGIA: Os dados foram buscados em fontes PubMed, Scielo e UpToDate para a construção deste artigo, utilizando “Doença de Kawasaki”, “Diagnóstico”, “Tratamento”, “Sinais e Sintomas” e “Complicações” e suas respectivas formas em inglês. RESULTADOS: Foram encontrados relatos de caso em que se é realizado o diagnóstico tardio da DK, levando as crianças a múltiplos serviços de saúde, e podendo apresentar complicações decorrentes da Doença de Kawasaki. CONCLUSÃO: A Doença de Kawasaki é um doença com manifestações inespecíficas e um diagnóstico desafiador, porém há a necessidade de realizar um tratamento precoce, a fim de se reduzir as complicações graves e muitas vezes fatais.
Relação médico paciente através da empatia




Atualmente, a relação entre médicos e pacientes está se tornando cada vez mais rasa. Sendo assim, estratégias foram elaboradas para que possam contribuir para o enriquecimento do contato médico-paciente, permitindo estabelecer um vínculo com o paciente e a confiança adquirida garante ao paciente a se abrir mais, a expor melhor os seus sintomas e sua história de vida. Sabe-se que o conceito de empatia visado no modelo RMP já vem sendo estudado a anos,entretanto passou a ser utilizada e mais valorizada atualmente. Em que estudos científicos afirmam e aprovam um melhor prognóstico para os pacientes. Objetivos: Realizar uma revisão bibliográfica, acerca da importância da relação médico paciente por meio da empatia. A busca por uma prática médica mais empática, em que acomunicação seja bidirecional, com foco no paciente, e o lado humanístico prevalecido. Estratégias essências como identificação, simpatia, sintonia, comunicação e afinidade para uma boa relação médico-paciente. Ademais, foram elaboradas para contribuir o a relação médico-paciente. Metodologia: O presente trabalho teve como base de dados em pesquisas científicas, artigos publicados do ano de 1981 até 2020 em plataformas digitais como Scielo, Uptodate e PubMed. Os critérios de inclusão através de palavras chaves: “Empatia”, “Relação médico- paciente”, “Modelo humanístico”, “Prática médica”, “RMP”, “humanização”, “Empatia e doença”. Os critérios de exclusão foram avaliar a literatura, o ano e os dados analisados. Resultados/Conclusão: A RMP é considerada um importante veículo para o modelo humanístico direcionado nas práticas de saúde e na promoção terapêutica dos pacientes. A capacidade de acolher a dor do outro, e entender o seu sofrimento faz da empatia uma qualidade que deve estender a todos os profissionais da saúde. Há uma linha tênue entre o acolhimento e a confiança, e quando estabelecida garante uma formação de um vínculo gratificante, uma em que o paciente oferece informações claras e outra o médico em escuta atenta garante um diagnóstico seguro e preciso para o seu paciente.
Revisão elucidativa sobre linfoma anaplásico de grandes células relacionados ao uso de implantes mamários




O implante mamário é compreendido por uma prótese que pretende alterar as dimensões, a forma e o contorno da mama. Na esfera da cirurgia plástica, a prótese pode ser utilizada, por exemplo, para reconstruir ou corrigir defeitos congênitos, bem como deformidades da parede torácica. Neste contexto, esta pesquisa visa investigar e atualizar os conhecimentos associados ao linfoma anaplásico de grandes células ligado a implantes mamários (BIA-ALCL). Para tanto, o estudo partiu de uma revisão integrativa, do tipo descritiva e de abordagem qualitativa. Percebeu-se que o interesse da área científica sobre o tema tem crescido nos últimos anos; que, na dimensão da incidência, não houve unanimidade, pois há variantes significativas que podem alterar a taxa para mais ou para menos; e que, por se tratar de um assunto relativamente recente na área médica, novas pesquisas são necessárias.
As implicações do traumatismo cranioencefálico em motociclistas no Brasil - uma revisão de literatura




O traumatismo cranioencefálico (TCE) é uma lesão direta ao tecido cerebral que pode incapacitar temporária ou permanentemente as funções do cérebro do indivíduo. Destaca-se que a incidência do traumatismo cranioencefálico em vítimas de acidentes motociclísticos é alta. Neste sentido, o presente estudo visa identificar quais são os aspectos que mais se destacam quando se trata do TCE ocasionado por acidentes entre motociclistas no Brasil. Para tanto, partiu-se de uma revisão de literatura, do tipo descritiva-exploratória e de abordagem qualitativa. Descobriu-se uma predominância dos motociclistas do sexo masculino. Notou-se, ainda, que a falta de equipamento de proteção em motos ainda é um problema, considerando que muitos pacientes que fazem o uso inapropriado do capacete, ou não o usam, ficam mais propensos a obterem sequelas permanentes ou, até mesmo, ir a óbito.
Síndrome de poland - atualizações do tratamento e tipos de assimetria




A Síndrome de Poland é caracterizada principalmente por anomalias na anatomia, sendo o seu principal critério diagnóstico a hipoplasia ou agenesia do músculo peitoral maior, podendo apresentar também outros sinais, como sindactilia, ausência ou hipoplasia de mama geralmente ipsilateral, escavações no tórax, braquissindactilia, deformidades ou ausência de costelas e mais raramente causar manifestações cardíacas, genitourinárias e hepáticas. Essa síndrome costuma ter sua apresentação unilateral, sendo raras as manifestações bilaterais. A causa ainda não foi muito bem definida, porém a hipótese mais aceita é de que na hora da embriogênese haja algum problema na irrigação que é enviada para os membros superiores e tórax. Objetivo: Esse estudo de revisão bibliográfica possui tem como finalidade reunir o que foi produzido nos ultimos anos sobre o tema Sindrome de Poland. Método: Para identificação e análise dos artigos, foi utilizada a plataforma PubMed e o anagrama PICO foi o escolhido para formular pergunta de norteadora de pesquisa do estudo. Resultados: Não existe um tratamento que cure de fato a síndrome, porém existem procedimentos cirúrgicos que podem ser realizados para melhorar a qualidade de vida do paciente, seja esteticamente ou para melhora na qualidade de vida. Conclusão: A sindrome de Poland se caracteriza por alterações estéticas que em geral são unilaterais em MMSS e tórax sendo passíveis de acometer também o sistema cardiovascular, hepático e genitourinário. A causa da sindrome ainda não é totalmente conhecida, e seu tratamento está relacionado com a redução da manifestação dos sintomas e melhora da qualidade de vida do paciente.
Alto índice de cesárea no Brasil e suas consequências




Embora o parto cesárea seja realizado para resolver situações de risco materno e fetal com indicações estabelecidas, ele vem sendo utilizado de maneira indiscriminada pelos profissionais no Brasil, ultrapassando as recomendações da Organização Mundial de Saúde. Neste sentido, a presente pesquisa visa atualizar os conhecimentos acerca das consequências e implicações na saúde da mulher, do bebê e da sociedade, especialmente na dimensão dos gastos públicos. Para tanto, partiu-se de uma revisão de literatura de caráter exploratório. A partir dos autores selecionados, confirmou-se a prática indiscriminada por parte dos médicos. Sendo assim, conclui-se que existe uma falha na monitorização sobre as taxas de cesárea nos hospitais e também não exise um sistema padronizado de classificação de cesáreas.
Atualização sobre o transtorno de ansiedade generalizada - terapia medicamentosa e terapia cognitivo-comportamental




O Transtorno de ansiedade generalizada atinge uma significativa parcela da população, tendo ainda uma alta prevalência, causando prejuízos significativos tanto do ponto de vista funcional do paciente como também financeiro para o serviço de saúde público. Abordamos nesta revisão de forma resumida os principais pontos do tratamento do Transtorno de Ansiedade Generalizada, comparando a eficácia da monoterapia medicamentosa com a terapia combinada entre a terapia cognitivo-comportamental e a farmacoterapia. No total, foram incluídos 80 estudos, sendo eles livros e artigos pré-clínicos, clínicos ou epidemiológicos primários que continham as informações mais atualizadas. Chegamos a conclusão que a Terapia cognitivo-comportamental ocasiona melhora comprovada nas preocupações, na sintomatologia e na qualidade de vida dos pacientes acometidos com o TAG, principalmente quando em terapia combinada, utilizando menores doses de psicofármacos, com o benefício de menos efeitos colaterais. Descobrimos ainda, que alguns psicofármacos em processo de estudo, mostraram eficácia semelhante aos medicamentos de primeira linha utilizados no tratamento do TAG, porém apresentando menos efeitos colaterais, mas ainda necessitam de estudos clínicos maiores para comprovar o benefício encontrado.
O impacto da empatia na prática médica




O termo empatia é de origem grega e significa “paixão pelo outro, um estado de alma que compreende os sentimentos que outra pessoa experimenta, sendo eles: sofrimento, paixão, tristeza e ira”. Empatia é um sentimento de compreensão emocional. Estudos comprovam que comportamentos empáticos por parte dos médicos são essenciais na relação médico paciente (RMP), promovendo um vínculo de respeito, confiança e segurança do paciente como profissional, implicando também em sucesso terapêutico. Sabe-se que a RMP sofreu mudanças ao decorrer do tempo e atualmente atitudes antipáticas são evitadas, entretanto, osmédicos ainda hoje enfrentam limitações frente à prática de habilidades empáticas. A presente revisão analisou o impacto da empatia em alguns aspectos da prática médica, com o intuito deque os profissionais percebam a sua importância e sejam estimulados a sua aplicação. Se trata de uma revisão narrativa da literatura a partir de artigos publicados nos últimos 10 anos nas bases de dados Pubmed, Lilacs e Scielo. As publicações revisadas no estudo foram eleitas apartir dos seguintes descritores: physicians, empathy, humans, NOT (medical student), NOT(undergraduation), NOT (medical education) e NOT (resident), em todas as bases de dados utilizadas. 82 artigos foram selecionados e o método de análise contemplou o levantamento devariáveis que sofrem influência a partir do uso de habilidades empáticas pelo profissional médico. A maioria dos estudos revelou impacto positivo da prática empática na RMP e no tratamento dos pacientes. A maioria dos médicos acreditam ter baixa habilidade empática por motivos relacionados a condições de trabalho e a subtipos específicos de pacientes. A análise também revelou que médicos cirurgiões e médicos de pronto socorro são frequentemente menos empáticos do que aqueles que atuam na área de clínica médica e pediatria, e que as médicas tendem a ser mais empáticas dos que os médicos. Concluiu-se que a empatia é elemento primordial para construção do vínculo médico-paciente, bem como um aspecto fundamental na adesão ao tratamento. Porém ainda existe grande limitação em relação ao uso de habilidades empáticas por parte dos médicos e por isso é importante a conscientização de sua importância no âmbito da RMP.
Espiritualidade aplicada à medicina




Espiritualidade é a força unificadora da vida, que une os aspectos componentes do ser e, assim, quando trabalhada, proporciona uma vivência de melhor harmonia e equilíbrio, propiciando um bem-estar físico, social e mental ao indivíduo. Dessa forma, uma vez que espiritualidade traz uma conexão entre as parte de cada um, o conhecimento de si, de seus valores e propósito de vida faz dessa uma aliada à atenção na saúde, já que o processo de adoecimento e a própria doença pode levar a uma falsa percepção de si, consequência de limitações, perda de funcionalidade ou necessidade de uma convivência crônica com a patologia. Portanto, este estudo teve como interesse contribuir com a evolução da medicina abrangendo uma área importante inerente ao homem, que confronta o cuidado exclusivo do corpo físico do paciente. Com isso, objetivou-se abordar, secularmente, como a espiritualidade é vista em meio à clínica médica, como é sua influência na saúde e qual a percepção que médicos e pacientes possuem a cerca desse contexto. Este trabalho constitui uma revisão narrativa, em que foi priorizada buscas de dados na plataforma PubMed por meio dos seguintes descritores: medicine and spirituality and secularism e, placebo effect and spirituality and medicine. Em seguida foram analisadas, secundariamente, fontes referenciadas pela leitura dos artigos primordiais. Com as análises dos artigos, percebeu-se uma confusão entre os autores sobre o uso do termo espiritualidade e o quanto a capacidade e efetividade do cuidado espiritual são débeis pelos profissionais da saúde, contrastando com os inúmeros benefícios trazidos por essa atenção. Nesse sentido, a leitura e comparação entre os artigos mostrou a grande associação entre espiritualidade, saúde, bem-estar e qualidade de vida evidenciando a extrema importância de um maior e melhor conhecimento do tema na área médica, a fim de que se possa exercer um trabalho ético e humano abrangendo a totalidade do ser.
Síndrome de may-thurner - relato de dois casos




A síndrome de May-Thurner (MTS) ou síndrome da compressão da veia ilíaca (SCVI), como o próprio nome sugere, consiste na compressão da veia ilíaca comum esquerda pela artéria ilíaca comum direita. Trata-se de uma condição anatômica patologicamente variável, podendo se apresentar desde quadros assintomáticos até complicações mais importantes, tal como trombose venosa profunda (TVP) e embolia pulmonar decorrentes de edema e varicosidades que podem repercutir em úlceras de estase venosa crônica. A abordagem diagnóstica dessa condição depende da presença de TVP e o método diagnostico de escolha é a ecografia vascular, sendo a Angio-Ressonância Magnética, venografia por TC contrastada e a US intravascular outras opções para o diagnóstico e seguimento.
Influência dos jogos de video game em pacientes com TDAH




INTRODUÇÃO: O Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é um transtorno comum, alcançando aproximadamente 15% das crianças em idade escolar. Pode ser dividido nos subtipos: desatento, hiperativo/impulsivo e combinado. Os jogos digitais fazem parte da vida de muitas pessoas na sociedade, sendo um dos hobbies de várias delas. Em doses saudáveis, os videogames podem promover, por exemplo, um desenvolvimento do tempo de raciocínio dos usuários. Os videogames podem ser uma boa ferramenta de auxílio na melhora da sintomatologia do TDAH, uma vez que não são vistos como uma obrigação, podendo ser tido como uma simples forma de lazer. Ademais, o tratamento convencional muitas vezes não é efetivo, devido à pouca melhora dos sintomas e aos efeitos colaterais, remetendo a baixa adesão ao tratamento medicamentoso. Portadores de TDAH podem ter um fenômeno chamado de hiperfoco, situação na qual eles podem se manter concentrados por várias horas em atividades que gostam. OBJETIVO: Esse trabalho visou analisar os possíveis benefícios e malefícios que envolvem o uso dos videogames em pessoas com TDAH. METODOLOGIA: Foram consultadas as bases de dados “PUBMED” e “UpToDate”. Foram utilizadas os seguintes termos de busca: “TDAH” e “videogames” ou "video games" sendo incluidos artigos de 2012 a 2021. Os artigos foram utilizados para produção do trabalho, feito por meio de leitura e comparação. CONCLUSÃO: Os videogames são uma forma eficaz de intervenção eficaz na melhora dos sintomas do TDAH, por não serem vistos como imposição. Entretanto, o tempo de uso dos videogames deve ser utilizado de forma adequada para não causar dependência. Mais estudos se fazem necessários para avaliar o tempo correto de utilização dos videogames visando benefícios no tratamento do TDAH, bem como para evitar dependência por parte dos indivíduos com esse transtorno.
O tratamento da bronquiolite viral aguda é baseado em evidências para a maioria dos pediatras




A bronquiolite viral aguda é uma infecção respiratória baixa em lactentes e crianças até o segundo ano de vida. Apresenta-se como um processo inflamatório agudo, causando broncoconstrição dos alvéolos e bronquíolos, dispneia, tosse e primeiro episódio de sibilância do lactente. Tem como agente etiológico mais frequente, o Vírus Sincicial Respiratório. O principal objetivo deste trabalho foi evidenciar se o tratamento da bronquiolite viral aguda é baseado em evidência para a maioria dos médicos pediatras, uma vez que são constantes os casos na prática médica tratados erroneamente devido sua similaridade à outras patologias respiratórias. Foi realizado um questionário para médicos pediatras acerca do diagnóstico e do tratamento. O diagnóstico da bronquiolite viral aguda é clínico e o tratamento muitas vezes não medicamentoso. Portanto, a bronquiolite viral aguda é uma afecção que atinge neonatos e crianças até os dois anos de idade, muito variável e que em alguns casos pode levar à morte devido a fatores de risco do lactente. O bom prognóstico do paciente depende do diagnóstico precoce, da intervenção sobre os fatores de risco modificáveis e do tratamento correto e preconizado pelo Ministério da Saúde e pela Sociedade Brasileira de Pediatria.
A importância do diagnóstico precoce de TDAH - um relato de caso




O trabalho apresenta um relato de caso de um paciente com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um transtorno que acarreta o desenvolvimento, e seus sintomas ocasionam dificuldades na vida pessoal e interpessoal do paciente. A vida funcional de crianças é diretamente comprometida com reflexos diretos no contexto escolar, ocasionando problemas de aprendizagem. Traços biológicos e sociais estão correlacionados ao desenvolvimento do transtorno, além de fatores genéticos. O trabalho em questão tem como objetivo abordar e analisar um dos temas mais discutidos em palestras médicas, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e a importância do seu diagnóstico precoce para que não reflita nos aspectos sociais, familiares e educacionais na vida do paciente.
Impacto da dermatite atópica - repercussão na qualidade de vida do adulto




A Dermatite Atópica (DA), também chamada de Eczema Atópico, consiste numa doença dermatológica caracterizada por inflamação cutânea. É uma doença genética, crônica, não contagiosa, que apresenta prurido intenso e espessamento da pele. Trata-se de uma condição dermatológica relacionada a um processo inflamatório da pele com períodos de acalmia e crises exacerbadas. Sabe-se que o diagnóstico é exclusivamente clínico. No adulto, mesmo com menor incidência comparado com as crianças, as manifestações não se encaixam nos critérios usuais para doença, dificultando o diagnóstico precoce. A abordagem diagnóstica e tratamento efetivo dessa patologia se faz necessário com o objetivo de minimizar os danos relacionados às condições estéticas pelas manifestações cutâneas eczematosas e pruriginosas que interferem na qualidade de vida do paciente adulto, quando se estabelece a relação com o dano psicológico interferindo direta ou indiretamente na área profissional, social e familiar.
Profilaxia antibiótica em pacientes submetidos à hernioplastia inguinal com aplicação de tela sintética - uma rotina imprescindível




Objetivo: Avaliar e discutir a real necessidade da profilaxia antibiótica em herniorrafia inguinal com prótese. Metodologia: Revisão bibliográfica - Para essa revisão literária foram utilizados um conjunto de artigos científicos dos quais estavam incluídos guidelines, ensaios clínicos randomizados e revisões sistemáticas. O uso de antibioticoprofilaxia nas cirurgias de correção de hérnia com uso de malha intenta um decrescimento na ocorrência de infecções no sítio cirúrgico (ISC), por meio da redução da carga bacteriana peroperatória. De forma correta os antibióticos (ATB) podem diminuir em até 50% o risco de ocorrência de ISC mas, com uso indiscriminado, pode originar bactérias multirresistentes, nome esse dado àquelas resistentes a três ou mais grupos de antimicrobianos. Resultados: Em síntese, os trabalhos envolvidos nessa revisão, observaram uma antiga tendência a aplicação de antibióticos profiláticos a todos os pacientes que seriam submetidos a hernioplastia inguinal com uso de prótese. Porém, com estudos recentes foi possível estabelecer critérios onde o uso de profilaxia antimicrobiana traz maiores benefícios ao paciente, de tal forma a contribuir para a diminuição de infecções de sítio cirúrgico. Conclusão: A implementação preventiva e eficiente da antibioticoprofilaxia precisa ser um hábito cotidiano e específico, referindo-se, portanto, nas particularidades de cada caso, sendo de suma importância a avaliação das condições preexistentes de cada paciente e todos os fatores de riscos envolvidos no procedimento. Ademais, com a análise dos trabalhos mais recentes, mostrou-se prescindível a antibioticoprofilaxia de rotina, cabendo a equipe individualizar o tratamento com base nos fatores de risco de cada paciente.
Dissecção espontânea da artéria coronária - uma revisão literária




A dissecção espontânea de artéria coronária (DCE) é uma entidade clínica caracterizada pela cisão não traumática e não iatrogênica da parede arterial coronariana responsável por até 4% das síndromes coronarianas agudas (SCA). Acomete principalmente o sexo feminino e é mais prevalente em mulheres em período puerperal mesmo em pacientes que não apresentam os fatores de risco cardiovasculares tradicionais. Tem como possíveis complicações o infarto agudo do miocárdio. Por se tratar de uma causa rara de SCA cuja manifestação clínica é uma dor torácica de característica isquêmica a DCE é subdiagnosticada e por vezes confundida com a doença coronariana aterosclerótica. Apesar de rara a DCE é uma patologia que merece mais atenção dentre a comunidade médica e seu conhecimento se faz necessário uma vez que é uma doença potencialmente fatal podendo alcançar uma taxa de mortalidade de até 50%. A explicação etiológica dessa patologia ainda permanece nebulosa e a literatura disponível sobre o tema é limitada. O tratamento ideal para essa patologia ainda é obscuro e depende de aspectos individuais relacionados ao quadro do paciente em questão, na maioria dos casos preconiza-se a angioplastia com stent que é capaz de selar o flap da intima permitindo que a luz verdadeira se expanda.
Morte súbita em pacientes portadores de epilepsia




INTRODUÇÃO: Sabe-se que a porcentagem de morte súbita em pacientes com epilepsia é 40% maior em comparação a indivíduos não epiléticos. De um lado, acredita-se que uma desordem cardíaca, consequência da epilepsia, seria a causa do óbito nesses pacientes. Por outro, existem hipóteses de que contribuições respiratórias e ou diretamente neurológicas possam estar envolvidas. Nesse sentido, observa-se uma controvérsia em relação a causa do óbito nesses indivíduos, com possível contribuição multissistêmica. OBJETIVO: Identificar e relacionar as contribuições cardiovasculares, respiratórias e neurológicas envolvidas na fisiopatologia da morte súbita em pacientes com epilepsia, a fim de demonstrar um envolvimento multissistêmico. METODOLOGIA: Foi feita uma revisão narrativa da literatura utilizando-se da busca de artigos na plataforma PUBMED. Os artigos foram selecionados a partir da estratégia de busca SUDEP AND (cardiac changes OR respiratory chances OR neurological changes) e de acordo com critérios de inclusão e exclusão, tais como: trabalhos em humanos, publicados entre 2018 e 2020 e na língua inglesa. Após seleção foram analisados os perfis epidemiológicos da SUDEP, e as principais manifestações cardiovasculares, respiratórias e neurológicas, bem como sua interrelação. RESULTADOS: Foram selecionados a partir dos critérios de inclusão e exclusão 24 trabalhos. As principais manifestações observadas foram bradicardia ictal e assistolia, intervalo QT prolongado e taquiarritmias, doença cardiovascular associada, apneia central ictal, laringoespasmo, posição prona (asfixia e paradacardiorespiratória (PCR)), obstrução de vias áreas, edema agudo de pulmão, diferenças circadianas nas respostas a crises, depressão generalizadas pós-ictal e alterações em vias serotoninérgicas DISCUSSÃO: A identificação das contribuições de maneira mutissistêmica demonstra que a SUDEP dificilmente pode ser definida por um quadro único. Portanto, mais estudos precisam ser realizados em grandes centros de observação desses pacientes, visto que apenas as observações isoladas não poderão trazer melhores informações sobre a ocorrência de SUDEP. CONCLUSÃO: A identificação das contribuições de maneira mutissistêmica demonstra que a SUDEP dificilmente pode ser definida por um quadro único. Portanto, mais estudos precisam ser realizados em grandes centros de observação desses pacientes, visto que apenas as observações isoladas não poderão trazer melhores informações sobre a ocorrência de SUDEP. Os resultados demonstram que a SUDEP se manifesta de maneira multifatorial, necessitando, portanto, de trabalhos que verifiquem essas manifestações nas diversas áreas de acometimento da morte súbita nas epilepsias. O escasso número de pacientes monitorados durante o quadro dificulta a definição precisa das sobreposições de manifestações cardiovasculares, respiratórias e neurológicas.
Relação entre o desmame precoce e a incidência de doenças respiratórias (especialmente asma) na infância




A importância do aleitamento materno é incontestável. Diversos estudos demonstram sua relevância nutricional, para o crescimento da criança, mas também em relação à proteção contra o desenvolvimento de doenças respiratórias, incluindo a asma. Essa se caracteriza pela hiperresponsividade através de respostas inflamatórias das vias aéreas levando a quadros de sibilos, tosse e dispneia sendo a 3° causa de internação no SUS em crianças. Desta maneira, é importante o estímulo ao aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade, conforme preconizado pela OMS. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão bibliográfica qualitativa e quantitativa relacionando o impacto do desmame precoce na incidência de doenças respiratórias na infância. Para a análise quantitativa dos dados, foram eleitos alguns “termos-chave” de busca no banco de dados Pubmed. Os termos utilizados se referem ao número de trabalhos que associam o aleitamento materno, e desmame precocecom o aparecimento de doenças respiratórias, especialmente asma. Na análise qualitativa, foram avaliados os títulos e resumos dos artigos encontrados e selecionados os que melhor se aplicavam à temática em questão. Após a análise da bibliografia foram selecionados 14 artigos a partir dos quais relacionou-se o acometimento da asma em relação ao desmame precoce. Apesar de não ser possível concluir a relação direta entre amamentação e a diminuição na ocorrência de asma, sabe-se que o maior tempo de amamentação e leva a diminuição dos episódios de sibilo. Avaliando a relação entre IgA e doenças respiratórias no PubMed, observou-se um aumento nas publicações em 2020 e 2021 correlaciona com o início dos estudos sobre o a doença COVID-19, que essencialmente é uma doença do trato respiratório. Muitos trabalhos encontrados relacionam a imunoglobulina IgA como importante componente preventivo para doenças respiratórias, especialmente asma. Este dado é bastante relevante, uma vez que o leite materno possui altas concentrações de IgA. Diante dos estudos analisados, concluímos que existe uma relação entre o aleitamento materno e o menor risco de asma, o que ainda não se explica é o mecanismo, provavelmente porque a relação não é direta. A amamentação induz melhora na resposta imunológica no bebê, por meio das citocinas e a imunoglobulina A, associado a um menor risco de o paciente desenvolver infecções ou se sensibilizar a um agente desencadeante da asma. Enfatiza-se então que a o aleitamento materno seja sempre estimulado, uma vez que apresenta inúmeros benefícios de curto e longo prazo para a saúde materno-infantil.
TDAH e transtorno afetivo bipolar - comorbidade ou diagnóstico diferencial




O transtorno do deficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e o transtorno afetivo bipolar (TAB) são transtornos de neurodesenvolvimento com manifestação precoce, iniciando nos primeiros anos de vida ou no inicio da adolescencia e comumente persistente por toda a vida. Por compartilharem sintomas e frequentemente se apresentarem em comorbidade, seu diagnóstico diferencial torna-se bastante complicado. A diferenciação dessas condições é baseada na história clínica, histórico psiquiatrico familiar, curso da doença e resposta ao tratamento, visto que medicamentos utilizados no tratamento do TDAH podem agravar a bipolaridade em crianças não tratadas. Crianças com ambos transtornos têm prognóstico agravado. Sendo assim, mesmo com manifestações e sintomas semelhantes, o correto diagnóstico é essencial. OBJETIVO: Este trabalho visou ajudar na diferenciação e também da correlação entre os transtornos. METODOLOGIA: Foram consultadas as bases de dados Pubmed, SciELO, Uptodate e Biblioteca Virtual em Saúde, com os seguintes termos de busca “transtorno afetivo bipolar”, “transtorno de déficit de atenção e hiperatividade”, “Attention deficit-hyperactivity disorder”, “ADHD”, “pediatric bipolar disorder”, “TDAH em crianças”, “Bipolar disorder”, sendo incluídos artigos de 2001 a 2021. CONCLUSÃO: Por meio deste projeto, concluiu-se que as patologias TAB e TDAH existem em comorbidade, visto que o mesmo paciente pode apresentar sintomas que preenchem critérios dos dois transtornos, Sendo assim, mesmo com manifestações e sintomas semelhantes, é necessário o correto diagnóstico.
Uso da língua de sinais em pacientes com afasia de broca




O referido artigo aborda as questões acerca do uso da língua de sinais por pacientes com afasia de Broca. Objetivos: Enumerar os principais aspectos relacionados a afasia de Broca ediscutir a aplicabilidade da língua de sinais como proposta de intervenção a ser aplicada pelas equipes de reabilitação desses pacientes. Justificativa: A língua de sinais apresenta-se como uma nova proposta de abordagem frente ao comprometimento da habilidade de comunicação apresentada pelos pacientes afásicos e a limitação dos meios alternativos preexistentes. Metodologia: Revisão bibliográfica de caráter qualitativo. Resultados: A análise evidenciou que são inúmeras as limitações, como fatores visuais, motores e cognitivos ao aprendizado e uso da língua de sinais. Conclusão: Infere-se que há carência de estudos prévios acerca do tema. Em contrapartida, considerando os benefícios de sua possível aplicação sugere-se que a abordagem com a língua de sinais seja individualizada.
Fome oculta - uma revisão de literatura




Fome oculta se caracteriza por deficiências relacionadas aos micronutrientes que são extremamente prevalentes em nosso meio e representam alta taxa de morbimortalidade na população pediátrica. As principais deficiências estão relacionadas ao Ferro, Zinco, Folato e Vitamina A e são associadas ao baixo crescimento da criança , dificuldade de concentração e susceptibilidade a infecções. Este artigo é uma revisão de literatura que procura avaliar quais são as principais características epidemiológicas e clínicas de cada um dos micronutrientes supracitados. É de extrema importância uma avaliação dos principais micronutrientes que se relacionam com as DMN, uma vez que acarretam em um grande prejuízo psicomotor na população pediátrica. Esta revisão de literatura utilizou a plataforma de dados do pubmed, google acadêmico e uptodate para levantamento das evidências relacionados a quatro principais micronutrientes: Ferro , Zinco, Ácido Fólico e Vitamina A. Os resultados demonstram uma importante gravidade associada a esses micronutrientes com importantes sinais clínicos com diferentes sinais e sintomas. É importante uma avaliação clínica constante para o reconhecimento em crianças e adolescentes de DMN, profilaxia e tratamento subsequente.
Drogas psicodélicas e seu uso no tratamento de doenças psíquicas: uma revisão sobre o passado e o presente dos psicodélicos




Este estudo tem como objetivo de trazer mais conhecimento sobre o uso de substâncias psicodélicas no Brasil. Tentei me aprofundar na história do LSD (semissintético criado pelo lendário Hofman), famoso desde os anos 60 e da Psilocibina, usado mil anos antes de Cristo. Procuro mostrar no artigo os verdadeiros perigos relacionados ao uso recreativo e qualidade de substâncias encontradas no Brasil e seus benefícios já comprovados cientificamente nos Estados Unidos, Europa e também em São Paulo, com o neurocientista Eduardo Schenberg. O diferencial deste artigo é que também possui excelentes materiais do caráter icônico da Redução de Danos no Brasil, Marcello Santos. Ele é responsável pela maior parte da conscientização sobre drogas em nosso país. Eu tento convencer o leitor de que drogas psicodélicas, pode vir a ser uma alternativa usadapara tratamento da Depressão Maior sem resposta ao tratamento convencional.
Transtorno do espectro autista - entendendo a condição e suas consequências




O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento humano, de causa não totalmente compreendida e que afeta as habilidades de comunicação e interação. Os impactos que acarretam são observados tanto no indivíduo quanto na família que necessita se adaptar ao cuidado necessário da criança autista. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é entender a condição do transtorno do espectro autista e o impacto deste diagnóstico no indivíduo e na família. Este trabalho é uma revisão de literatura que busca compreender o diagnóstico do TEA e os impactos acarretados. Ao todo, foram utilizados 46 artigos. Os principais resultados encontrados são uma prevalência significativa de sintomas de ansiedade, depressão além de ideação suicida no indivíduo autista. O TEA é um diagnóstico complexo eno acompanhamento desses pacientes deve se pesquisar sobre outras comorbidades que podem interferir negativamente na qualidade de vida do indivíduo, além da extrema importância em integrar a família no cuidado da criança e adolescente autista.
Diagnóstico precoce de patologia rara através do atraso no desenvolvimento neuropsicomotor




O acompanhamento do desenvolvimento infantil é base para a promoção e prevenção à saúde, auxiliando na identificação de atrasos neuropsicomotores. É um processo complexo e contínuo que ocorre de forma dinâmica, iniciado na concepção, e que engloba o crescimento físico, maturação neurológica, desenvolvimento comportamental, cognitivo e de linguagem, assim como as relações socioafetivas. O cuidado integral da saúde da criança proporciona diagnóstico, tratamento e reabilitação precoce das crianças que necessitem de cuidados especializados.
Relato de caso: diagnóstico tardio de esclerose tuberosa levando a nefrectomia de urgência




Esclerose Tuberosa (ET) é uma doença genética rara, de transmissão autossômica dominante e difícil diagnóstico. Objetivo: relatar o caso de uma paciente com Esclerose Tuberosa cujo diagnóstico tardio trouxe complicações. Apresentação do caso: paciente de 26 anos, natural e procedente de São João Del Rei, com história de rabdomioma cardíaco desde o nascimento e acompanhamento médico até os sete anos de idade. Desde a infância paciente apresenta máculas hipomelanóticas em base de nariz,ressecadas cirurgicamente aos 24 anos. Seu desenvolvimento neuropsicomotor sempre foi adequado. Em 2010, apresentou quadro de dor de média intensidade em flanco direito e esquerdo, tendo sido realizada ultrassonografia de abdome para avaliação. Este exame visualizou múltiplos nódulos renais sugestivos de angiomiolipomas renais. Paciente permaneceu sem acompanhamento médico durante oito anos e nenhum diagnóstico lhe foi proposto. Em fevereiro de 2017, paciente teve episódio de dor torácica e realizou tomografia de tórax que evidenciou lesões císticas esparsas sugestivas de linfangiomiomatose incipiente. Ainda assim, paciente permaneceu sem diagnóstico devido à ausência de sintomas neurológicos, e não foi sugerido acompanhamento de rotina. Em abril de 2017, após sentir fortes dores em flanco direito, procurou o Pronto Atendimento de sua cidade natal onde foi diagnosticada apendicite com indicação de apendicectomia. Na laparotomia exploratória, foi identificada hemorragia retroperitoneal devido a rompimento de nódulo com posterior nefrectomia direita, de urgência. A biópsia renal indicou lesão com múltiplos nódulos em parênquima e estroma. Discussão: o diagnóstico da esclerose tuberosa é feito quando o paciente possui dois critérios maiores, ou um critério maior e dois critérios menores. Somente após a grave complicação da paciente que foi realizado o diagnóstico de esclerose tuberosa. Porém, a paciente possuía no mínimo, com exames previamente realizados, quatro critérios maiores (acometimento de pele, coração, pulmões e rins) e dois critérios menores para o diagnóstico de tal patologia. Comentários finais: por se tratar de uma doença rara e de apresentação variada, o diagnóstico torna-se difícil e muitas vezes o paciente já apresenta complicações que poderiam ser evitadas ou retardadas
Infecçãoes sexualmente transmissíveis (ISTS) - um projeto de educação em saúde na estratégia saúde da família




A Estratégia da Saúde da Família (ESF) é de fundamental importância para a prevenção e promoção da saúde. É a partir da ESF que a comunidade desenvolve o vínculo com o sistema de saúde. A atenção primária, hoje, é a principal porta de entrada para o acesso da população aos serviços e à informação em saúde. Assim sendo, as intervenções e medidas educativas dentro das ESFs, além de ajudarem na conscientização, auxiliam na prevenção de doenças e diminuição de gastos futuros no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Observou-se no decorrer do estágio curricular obrigatório do 10º período do curso de Medicina do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves (UNIPTAN) uma prevalência significativa de queixas associadas a ISTs e relações sexuais desprotegidas, ensejando a necessidade de uma intervenção junto à população assistida.
Eclâmpsia pós parto tardia (EPPT)




A eclâmpsia consiste em uma desordem obstétrica hipertensiva com a manifestação de convulsões, classificada de acordo com a primeira crise convulsiva em anteparto (38-53%), intraparto (18-36%) e pós-parto (11-44%). É responsável por 12% das mortes maternas em todo o mundo. A patogênese da eclâmpsia é objeto de extenso estudo, mas a etiologia é desconhecida. Estudos mostram que a maioria das pacientes com eclâmpsia tinham pelo menos um sintoma sugestivo de pré-eclampsia antes da sua manifestação, devendo ser considerado como iminência de eclâmpsia. A Eclâmpsia Pós-Parto Tardia é definida por crise convulsiva que ocorre após 48 horas e menos de quatro semanas do pós-parto. É considerada de difícil diagnóstico, devido à compreensão limitada do seu desenvolvimento e relação com a pré-eclâmpsia, além da escassez de literatura sobre essa apresentação. Observam-se nos últimos anos queda na incidência de eclâmpsia e crescimento relativo da EPPT.
Impacto da prevenção de quedas na qualidade de vida de idoso




Muito se discute sobre o envelhecimento populacional, que é uma realidade em nosso país. A senilidade traz com ela várias alterações –intrínsecas e extrínsecas ao indivíduo – e, neste cenário, se destaca o grande número de quedas e o impacto destas na vida do idoso. Sendo assim, é inegável a necessidade de atenção especial a essa parcela da população, já que algumas mudanças simples nos hábitos de vida mostram-se imprescindíveis para um envelhecimento saudável. Este relato de caso tem como objetivo enfatizar a importância do conhecimento dos fatores de riscos comportamentais e ambientais, visando a manutenção da autonomia dos idosos, bem como a melhoria na qualidade e expectativa de vida destes.
Saúde mental dos profissionais de saúde da atenção primária frente á pandemia do COVID-19




A pandemia relacionada ao Vírus SARS-COV2 tem impactado profundamente o comportamento e os aspectos emocionais dos trabalhadores de saúde. Sinais de ansiedade e discursos recorrentes de apreensão e medo acerca da pandemia foram observados em profissionais de saúde da Unidade Mista do PACU em Tiradentes, MG, despertando a necessidade e o interesse de pesquisar a respeito da estrutura psicológica e da saúde mental de profissionais de saúde envolvidos na atenção primária durante a atual situação e desenvolver um projeto de intervenção.
Rim fantasma detectado em cintilografia renal dinâmica com tecnécio-99M DTPA




A cintilografia renal que utiliza o radiofármaco Tecnécio-99m DTPA (Dietilenotriaminopentacético) é uma importante ferramenta para avaliação da função renal, incluindo perfusão, taxa de filtração e excreção, que são avaliadas de forma independentes e em momentos subsequentes através de estudo dinâmico. Já foram relatados alguns poucos casos nos quais o estudo de perfusão renal demonstrou imagens condizentes com a forma e a localização do órgão na ausência do mesmo por agenesia renal ou causas adquiridas, com nefrectomia confirmada por exame de imagem (tomografia computadorizada) e ausência de filtração e excreção do mesmo. OBJETIVO: relatar caso raro de paciente submetida à nefrectomia total direita, sendo o rim direito detectado por cintilografia dinâmica de perfusão renal após 9 anos.
Grupo de tabagismo como ação de fortalecimento contra agravos do COVID-19 na atenção primária em saúde




o tabagismo é uma das principais causas evitáveis de mortes precoces e de desigualdade em saúde no mundo. O tabaco causa diferentes tipos de inflamação e prejudica os mecanismos de defesa do organismo. Por esses motivos, os fumantes têm maior risco de infecções por vírus, bactérias e fungos e são acometidos com maior frequência por infecções como sinusites, traqueobronquites, pneumonias e tuberculose. Além disso, o tabagismo é um fator de risco para a COVID-19. Devido a um possível comprometimento da capacidade pulmonar, os fumantes têm maior risco de infecção por COVID-19 podendo desenvolver sintomas graves da doença. Durante a pandemia, o Conselho Federal de Medicina autorizou o uso da tecnologia da informação e comunicação para a realização de consulta, orientação, monitoramento e encaminhamentos à distância para os pacientes, além de troca de informações e opiniões entre os profissionais assistentes. o presente trabalho tem como objetivo a implantação de um grupo de Tabagismo no PSF 17 na cidade de Lavras, MG, utilizando de meios tecnológicos e remotos de forma a diminuir a exposição do tabagista à unidade de saúde para conter o avanço da pandemia e o aumento de casos graves da doença, além de alertar a população atendida pelo Programa de Saúde da Família sobre o uso de produtos fumígenos como fator de risco para transmissão, principalmente no momento de retorno gradual às atividades cotidianas.
Percepção sobre o uso elevado de psicotrópicos na ESF Guarda-Mor do município de São João Del-Rei




Durante o dia a dia dos atendimentos da Estratégia de Saúde de Família no bairro Guarda-Mor, localizada em São João del-Rei, MG, observou-se uma alta incidência do uso de medicações psicotrópicas pela população geral e, principalmente, pela população idosa. Com base nessa observação e nos conhecimentos farmacológicos, fisiológicos e de prevenção quaternária, os riscos que a população exposta estava correndo foram dimensionados: alterações de equilíbrio, quedas, demência, intoxicação pelo depósito do medicamento em tecido adiposo (que geralmente está aumentado nos idosos), sedação e alterações de memória. A partir dessa percepção, verificou-se a necessidade de uma ação de prevenção quaternária (orientação e análise do uso das medicações), com o intuito de conhecer os motivos e o padrão de consumo da pessoa como um todo, visando a redução de danos.
Fatores preditivos para evolução grave do paciente com COVID-19




A epidemia causada pelo Sars-Cov-2 (novo Coronavírus) atingiu dimensões maiores do que as provocadas pelos demais coronavírus, sendo atualmente considerada uma pandemia que conta com mais de seis milhões de pessoas acometidas pela doença e mais de 350.000 mortes. O espectro clínico da COVID-19 é amplo e varia de infecção assintomática, sintomas respiratórios superiores leves até pneumonia grave com insuficiência respiratória. Dessa forma, diversas alterações em exames de imagem, laboratoriais e sinais e sintomas dos pacientes na admissão podem ser fortes indicativos de evolução grave da doença.
Hemangioma infantil




O hemangioma infantil é uma proliferação neoplásica benigna das células endoteliais, que ocorre a partir de um desequilíbrio na angiogênese. Atinge cerca de 10 a 12% das crianças com menos de um ano de vida, sendo ele, o tumor mais comum da infância. O tratamento, na maioria dos casos, é expectante, porém já existem pesquisas que relatam grande eficácia no uso de propranolol oral, corticosteroides, laser, embolização, imunomoduladores e cirurgia. Criança do sexo feminino, apresentando um hemangioma em hemiface direita com cerca de 5 centímetros de diâmetro. Foi utilizado maleato de timolol 0,5%, solução oftálmica, duas vezes ao dia na superfície da lesão, durante um ano. Observou-se involução quase completa da lesão e a paciente não apresentou nenhum efeito colateral durante o período de tratamento.
Projeto de intervenção para membros da equipe primária relacionado ao transtorno de ansiedade generalizado em meio à pandemia do COVID-19




No dia 10 de agosto iniciamos o internato rural na Unidade Básica de Saúde Aloísio Augusto de Resende, situada na cidade de Ritápolis-MG, durante a pandemia da COVID-19. Logo notamos que os membros daequipe de saúde desta unidade estavam apresentando sinais e sintomas de ansiedade tais como: taquipsiquismo, insônia, irritabilidade, taquicardia, precordialgia e dispnéia. Dessa forma, entendemos a necessidade de intervirmos para que pudéssemos trazer apoio e acolhimento para essas pessoas. Nas últimas décadas ocorreu um progresso significativo no conhecimento da estrutura dos sistemas neurais relacionados com os estados de ansiedade. Pesquisas pré-clínicas demonstraram que os estados de ansiedade teriam relação com os mecanismos de defesa dos animais diante de estímulos ameaçadores ou em situações de perigo. Estes comportamentos de defesa envolvem dois sistemas cerebrais que estariam envolvidos na ansiedade: o Sistema Cerebral de Defesa (SCD) e o Sistema de Inibição Comportamental (SIC) (GRAEFF, HETEM, 2004).
Controle de prontuários e adequação do acolhimento na unidade básica de saúde do Tejuco 802 e 803 no município de São João Del Rei-MG




A atenção primária à saúde é o principal acesso do paciente aos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) e às redes de atenção à saúde. As Unidades Básicas de Saúde (UBS), que são a estrutura física da atenção básica e onde se inserem as Equipes de saúde da família, constituem-se a principal porta de entrada deste sistema, independente da condição de saúde dos pacientes. O acolhimento inicia-se na chegada da pessoa à UBS e assim, espera-se que ela seja assistida de forma longitudinal e integral, conforme alguns dos princípios da atenção primária. Durante o internato de medicina, na UBS Tijuco localizada na cidade de São João del Rei, MG, notou-se uma falha no acolhimento de seus usuários, além da perda recorrente de prontuários, interferindo de forma notória em dois princípios garantidos pelos SUS: integralidade e longitudinalidade.
O teste genético e a relação com o prognótico de miocardiopatia dilatada associada a mutação no gene lmna codificador da proteína lamin AC




INTRODUÇÃO: A Miocardiopatia Dilatada (MCD) é uma síndrome caracterizada por disfunção estrutural dos ventrículos, com déficit sistólico, e consequente diminuição do débito cardíaco (DC), sem história pregressa de cardiopatias isquêmicas ou congestivas. Estudos recentes, tem relacionado as mutações no gene LMNA, codificador da proteína Lamin A/C, a esta síndrome (MCD). Pela sua participação em processos: como dinâmica da montagem nuclear, organização da cromatina, membrana nuclear e telômeros. OBJETIVO: O presente trabalho tem como objetivo estabelecer relação da Miocardiopatia Dilatada (MCD) com a mutação no gene LMNA, codificador da proteína Lamin A/C. Estabelecendo analise critica das vantagens no prognóstico após realização do teste genético. METODOLOGIA: Revisão sistemática da literatura sobre o teste genético, e sua relação com o prognóstico de Miocardiopatia Dilatada (MCD), quando associada a mutação no gene LMNA codificador da proteína Lamin A/C. Para tanto foram incluídos vinte e nove artigos nesta revisão, sendo estes, do tipo ensaios clínicos randomizados e relatos de casos que apresentaram resultados referentes a mutações no gene LMNA. Os trabalhos incluídos na elaboração das tabelas englobaram características como: sexo, idade ao diagnóstico de MCD, presença de mutação do gene LMNA, fração de ejeção, diâmetro diastólico de VE, presença de bloqueio de ramo esquerdo e ritmo sinusal no ECG. RESULTADOS: As mutações no gene LMNA foram associadas ao desenvolvimento de Miocardiopatia Dilatada (MCD) em 50% dos pacientes analisados. Em dois indivíduos os estudos se mostraram inconclusivos. Todavia, foram encontradas estreitas relações entre as alterações descritas nos Eletrocardiograma de repouso (ECG), Ecocardiograma (ECO) e o mapeamento gênico precoce, com o prognóstico e terapêutica efetiva em todos os estudos.DISCUSSÃO: Os indivíduos que participaram dos trabalhos e foram submetidos ao teste genético com sintomas mais brandos da doença e/ou assintomáticos, apresentaram comprometimento cardíaco expressivamente menor, com frações de ejeção (FE%) maiores e menor diâmetro total do átrio esquerdo, indicando menor remodelamento cardíaco em estágios iniciais da doença. Destacando-se a importância da realização do teste genético. Principalmente, nos indivíduos assintomáticos com história familiar para Miocardiopatia Dilatada (MCD) e/ou com baixa sintomatologia clínica. Com os dados coletados (n-36), foi possível observar que 50% dos indivíduos com mutação no gene LMNA, tendo a maioria deles história familiar positiva, desenvolveram a cardiopatia, concluindo assim, forte correlação entre as mutações no gene LMNA, codificador da proteína Lamin A/C e o desenvolvimento da patologia em questão (MCD). CONCLUSÃO: A maioria dos estudos analisados mostraram efeitos benéficos em relação a morbimortalidade de se realizar o teste genético em indivíduos com herança familiar. É importante ressaltar que novos estudos são necessários para avaliar a relação do prognóstico da doença e a realização do teste genético precocemente.
Importância do diagnóstico precoce e o acesso ao rastreamento do câncer de mama por mulheres da zona rural da região nordeste do brasil




Introdução: O câncer de mama é uma neoplasia com alta incidência e prevalência no Brasil e no mundo, sendo a principal causa de morte de mulheres no Brasil, com exceção aos cânceres não melanomas. O acesso ao rastreamento do câncer de mama como forma de prevenção e diagnóstico precoce é essencial, com o propósito de instituir políticas para se obter uma diminuição da morbidade e mortalidade por essa neoplasia na região Nordeste. Objetivos: Demonstrar a importância do diagnóstico precoce do Câncer de Mama por meio da realização dos exames de rastreamento, e evidenciar as causas que afastam mulheres do mesmo de modo a modificar essa problemática. Metodologia: Para realização deste trabalho foi utilizado um estudo ecológico de uma população específica: mulheres da zona rural da região nordeste do Brasil. Foram coletados dados de estimativa de câncer de mama para 2020; distribuição percentual da população residente, por Grandes Regiões, a partir dos 40 anos; distribuição da população por sexo a partir dos 40 anos na região Nordeste; os fatores relacionados a não realização de exames de rastreio para câncer de mama por mulheres; taxa de analfabetismo para as Grandes Regiões; taxa de analfabetismo para mulheres com 15 ou mais, segundo o sexo, na região Nordeste, e renda per capita no municípios nordestinos. Resultados: Foi encontrado um risco estimado para câncer de mama de 44,29 por 100 mil habitantes na região Nordeste; na região Nordeste 23% de indivíduos com 40 anos ou mais, e 13,4% com 60 anos ou mais; distribuição da população por sexo, segundo os grupos de idade na região Nordeste, homens e mulheres, respectivamente, a partir dos 40 anos, 7.453.510/8.618.118. Fatores associados à não realização de exames de rastreamento: (1) acesso ao sistema de saúde; (2) desigualdades relacionadas ao gênero e trabalho; (3) grandes distâncias entre as residências e os serviços de saúde; (4) idade avançada; (5) nível de escolaridade. Para taxa de analfabetismo, foi encontrado 16,2% em 2015, sendo que 14,5% das mulheres de 15 anos ou mais de idade eram analfabetas. Conclusão: Diante dos fatos encontrados, vários fatores distanciam essa população do acesso aos exames de rastreamento. Devido a estes fatores se observa a importância da ampliação dos serviços de saúde como forma de modificar as suas condições, garantindo assim que as dificuldades de acesso ao exame de rastreamento possam ser superadas, fazendo-se valer os princípios de integralidade, equidade e universalidade do Sistema Único de Saúde.
Técnicas diagnósticas e terapêuticas da síndrome do coração esquerdo hipoplástico (SHCE)




INTRODUÇÃO: A Síndrome Hipoplásica do Coração Esquerdo (SHCE) é uma patologia altamente fatal entre os recém-nascidos. Quando ocorre tardiamente o diagnóstico, impedindo que se realizem as devidas intervenções, a letalidade chega a 100%. Embora a síndrome seja conhecida como uma manifestação de defeito adquirido durante a vida fetal, só recentemente teve a sua fisiopatologia revelada,necessitando, assim, de maiores investigações. OBJETIVO: O presente artigo visa atualizar os conhecimentos acerca da Síndrome Hipoplásica do Coração Esquerdo (SHCE), procurando identificar os principais métodos e técnicas utilizados no diagnóstico e tratamento da doença. MÉTODOS: Trata-se de uma revisão integrativa de abordagem qualitativa que, por meio de artigos originais, revisões bibliográficas e estudos transversais, reuniram informações pertinentes acerca da SHCE nos últimos 50 anos (1970-2020). Os trabalhos foram selecionados a partir das plataformas de busca Scielo, Lilacs, PubMed e Medline. RESULTADOS: A população investigada totaliza em 11.605 bebês envolvidos, sendo que a faixa etária dos pesquisados varia da oitava semana da concepção estendendo-se até <12 anos. As formas de diagnóstico consideradas mais eficientes foram a ecocardiografia fetal, o eletrocardiograma e a radiografia de tórax. No concernente às intervenções, encontraram-se as cirurgias paliativas, os transplantes cardíacos e a Operação de Norwood (com modificações) como meios satisfatórios de reparação. CONCLUSÃO: Conclui-se que as especificidades apresentadas para cada caso clínico podem requerer modificações particulares na cirurgia de Norwood em prol do tratamento da SHCE. Entretanto, as adaptações sugeridas lograrão maior êxito e trarão mais chances de recuperação para o recém-nascido se evitar realizar a cirurgia utilizando a parada circulatória total e a hipotermia profunda.
Os impactos da psicoterapia em idosos institucionalizados com sintomas depressivos




Introdução: Este trabalho trata-se de uma revisão de literatura, verificou-se nos estudos analisados há um grande percentual de depressão entre os idosos institucionalizados, podendo ser decorrente de diversos fatores. Objetivo: Realizar uma pesquisa sobre a melhora de sintomas depressivos com apoio de psicoterapia entre idosos institucionalizados. Resultados: Após os critérios de exclusão, 5 artigos foram selecionados para o presente estudo. Observou-se entre eles uma predominância feminina, baixa escolaridade e o aumento no número de idosos institucionalizados no período selecionado. Discussão: Foi possível perceber após a análise dos artigos há correlação entre o aumento de sintomas depressivos em idosos institucionalizados. Em contra partida, de acordo com o que foi relatado, os idosos possuem uma resposta positiva a psicoterapia. Conclusão: Reafirma-se a importância do vínculo entre o psicólogo e o paciente, atuando como facilitador na aderência terapêutica, para maior compreensão e aceitação sobre ILPIs. Esses fatores demonstraram gerar a diminuição da sintomatologia depressiva, proporcionando maior qualidade de vida.
Desenvolvimento genitourinário completo na síndrome de mayer-rokitansky-kuster-hauser




Relata-se a descrição de um relato de caso de uma paciente de 23 anos, na qual foi descoberto durante a gravidez sinais de anormalidades nos sistemas geniturinário no segundo trimestre de gestação. No decorrer da sua infância foram detectado nos seus exames presença de massas anexial á esquerda, o qual, foi comprovado agenesia unilateral á esquerda e ausência do canal vaginal em uma laparotomia exploratória. Os indicativos apresentados acima sugeriram a Síndrome de MayerRokitansky-Kuster-Hauser( MRKH).A MRKH também pode ser denominada como agenesia mulleriana, que consiste em um conjunto de anomalias decorrentes de má formação nos ductos mulleriano fazendo com que a mulher apresenta agenesia completa ou parcial da vagina ou hipoplasia uterina.Revisamos os aspectos clínicos, diagnósticos, terapêutico que levaram ao desenvolvimento completo do sistema genitourinário da síndrome MRKH.
Associação entre surgimento do linfoma anaplásico de grandes células e o uso de próteses mamárias texturizadas




INTRODUÇÃO: O linfoma anaplásico de grandes células associado a implante mamário – BIA-ALCL – é um linfoma não-Hodgkin raro que se desenvolve ao redor destes implantes. Estudos prévios sugerem que há correlação entre o uso de implantes com superfície texturizada e o desenvolvimento da patologia. O crescente mercado da plástica no Brasil está sujeito a um aumento do número de casos futuros. OBJETIVO: O objetivo desta revisão foi investigar esta relação a partir da análise de casos previamente descritos deste tumor. METODOLOGIA: A metodologia desta revisão consistiu da busca e análise de dados epidemiológicos de casos descritos de BIA-ALCL no mundo. Foram incluídos oito artigos publicados entre 2017 e 2020, com reporte total de 141 pacientes. Artigos não publicados em inglês ou com data de publicação superior a cinco anos não foram considerados. RESULTADOS: A idade média das pacientes quando do diagnóstico foi de 52 anos, e o tempo médio entre a mamoplastia e o diagnóstico foi de 9 anos. Em 62% das pacientes analisadas foram utilizadas próteses de silicone, enquanto em 31% foi feito o uso de próteses salinas. 80% dos casos reportados se desenvolveram em associação com implantes de superfície texturizada, contra apenas 6% de associação com próteses de superfície lisa (14% dos casos não descreviam a textura superficial). As apresentações iniciais mais observadas foram seroma (75%), dor (18%) e massas palpáveis (14%).DISCUSSÃO: A alta porcentagem de casos associados ao uso de próteses texturizadas está em ressonância com o descrito por outros trabalhos que abordaram este tema. Esta associação pode estar relacionada com a proliferação tecidual promovida pela textura para melhor fixação no local de implantação. Há ainda a hipótese do BIA-ALCL ser acarretado pela fricção entre o implante texturizado e o tecido adjacente, que provoca a liberação de partículas do implante no tecido, carreando atividade leucocitária. Quanto à motivação, mamoplastias cosméticas e reconstrutoras apresentaram percentual semelhante de incidência, com a média etária das pacientes do primeiro tipo sendo inferior. A maior incidência de casos em pacientes com próteses de silicone também está em concordância com o descrito previamente. O destaque dos seromas como a primeira manifestação do BIA-ALCL demonstra que há associação entre este acometimento e o linfoma, já que os seromas são observados em apenas 1-2% das mamoplastias em geral. É possível inferir ainda severa subnotificação dos casos de BIA-ALCL, já que o país, que é o maior mercado de cirurgia plástica do mundo, reportou 8566% menos casos que o segundo colocado EUA.CONCLUSÃO: Foi possível estabelecer forte associação entre o uso de implantes texturizados e o desenvolvimento do BIA-ALCL. O baixo número de estudos e pacientes reportados faz com que sejam necessários estudos longitudinais mais profundos, afim de melhor elucidar o real panorama, nacional e mundial, do BIA-ALCL.
Prevalência da adesão ao tratamento farmacológico em pacientes diabéticos tipo 2 de diferentes níveis de escolaridade




De acordo com o Ministério da Saúde (MS), há um aumento do número de óbitos por doenças crônicas não transmissíveis, entre elas o Diabetes Mellitus (DM). Em relação a dados mundiais, o Brasil ocupa a 4ª posição no ranking entre os países com maiorprevalência de pessoas diabéticas, contando com 11,9 milhões de casos entre indivíduosadultos (20 - 79 anos). Há previsões que em até 2030, o DM pode saltar de 9ª para 7º causa mais importante de morte em todo o mundo(1).O Diabetes Mellitus é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas porhiperglicemia persistente resultante de defeitos na secreção e/ou ação da insulina e estáassociado a complicações e lesões de orgãos-alvo (olhos, rins, cérebro, coração e vasossanguíneos). O DM pode ser classificado em DM tipo I e II(2).O DM tipo I atualmente é dividido em duas categorias: 1A e 1B. O tipo 1A (autoimune) é resultado da destruição imune das células beta pancreáticas, o que consequentemente leva à incapacidade do organismo em produzir insulina. É comum o DM Tipo I ser diagnosticado na infância ou adolescência e, geralmente, corresponde de 5 a 10% dos casos. O tipo 1B (idiopático) não tem causa definida e corresponde aos casos onde não há presença de marcadores imunes(3).
Diagnóstico de carcinoma nut pulmonar em uma brasileira de 15 anos




O carcinoma nut é uma entidade rara de câncer sólido que se apresenta como um grande desafio para a oncologia. A associação de um cariótipo simples associado com um câncer de evolução rápida e a morte do paciente em 7 meses, em média , o transforma no tumor sólido mais agressivo que se conhece. Neste relato, descrevemos a evolução clínica de uma paciente de 15 anos que foi diagnosticada com um tumor pouco diferenciado em pulmão esquerdo metastático que faleceu após 1 mês do início do tratamento.
Síndrome de tourette




INTRODUÇÃO: A Síndrome de Tourette é uma patologia neuropsiquiátrica que possui como característica principal tiques motores e vocais involuntários com início na infância. Comorbidades psiquiátricas e problemáticas psicossociais estão comumente relacionadas a essa patologia, agravando o quadro clínico e dificultando o desenvolvimento social dos indivíduos que vivem com a doença. Neste estudo, objetivou-se avaliar as comorbidades coexistentes à Síndrome de Tourette, buscando compreender a ocorrência dos sintomas além dos tiques vocais e motores que são característicos da ST, e que se apresentam durante a infância e a adolescência. Foram analisados as características e prevalência ao longo da vida, seu efeito no contexto social e autoestima, associações clínicas e idade de prevalência. OBJETIVO: Recolher dados e analisá-los para salientar a importância de um acompanhamento longitudinal em crianças e adolescentes que possuem a Síndrome de Tourette e frisar a necessidade de planejamento e implementação em instituições de ensino para melhor qualidade de vida dos indivíduos que possuem a síndrome.METODOLOGIA: Foram utilizados dois bancos de dados de conteúdo científico e médico, PUBMED e Scielo, para realizar a busca de artigos, e foram selecionados 7 artigos após os critérios de inclusão e exclusão. Os artigos foram lidos, analisados e comparados para obter o material necessário para realizar o estudo.RESULTADOS: Pode-se perceber que em média 80% das crianças ou adolescentes portadores da síndrome possuem comorbidades associadas a ST, e mais da metade possui baixa qualidade de vida e autoestima. TDAH e TOC foram os transtornos neuropsiquiátricos mais comuns encontrados nos indivíduos analisados pelos artigos, seguido de distúrbios de personalidade, ansiedade, depressão maior e transtornos de humor. Na decorrência dos sintomas apresentados pela criança e adolescente, pode se perceber uma queda em sua qualidade de vida e convivência e manejo dos sintomas com o passar dos anos. CONCLUSÕES: Crianças e adolescentes com Síndrome de Tourette com transtornos e comorbidades associadas possuem a necessidade de acompanhamento longitudinal para o manejo e controle da extensão e cronicidade dos sintomas, não limitando o tratamento apenas em tratamento medicamentoso mas também em sua condição psicossocial e sua ressocialização.
Uso do creme de papaína a 10% em uma ferida crônica




INTRODUÇÃO: As feridas podem ser consideradas um problema de saúde pública e apresentam alta morbidade, elevados custos terapêuticos e diminuição da qualidade de vida dos pacientes acometidos. Por isso a importância de se conhecer e estudar sobre o amplo arsenal terapêutico e suas indicações. Nos casos de tecidos necróticos e desvitalizados é notória a necessidade da utilização de algum método capaz de realizar o desbridamento do leito da ferida a fim de auxiliar no processo de cicatrização tissular. Nesse sentido, a papaína é um composto que se apresenta como uma opção interessante por possuir diversas propriedades que auxiliam no processo cicatricial e retira do tecido desvitalizado. RELATO DE CASO: Paciente VLF, de 53 anos, usou creme à base de papaína a 10% e houve retirada de ponto de necrose na ferida e recuperação do aspecto revitalizado com abundante retomada de tecido de granulação após duas semanas de uso. DISCUSSÃO: O creme de papaína a 10% cumpriu a função esperada de realizar a retirada do tecido desvitalizado da ferida reportada. Essa ação da papaína ocorre devido à presença de uma mistura complexa de enzimas proteolíticas e peroxidades que causam a proteólise – degradação de proteínas em aminoácidos – do tecido desvitalizado, sem alterar a constituição do tecido sadio. CONCLUSÃO: A papaína é um composto que possui propriedades positivas que podem contribuir para o processo de cicatrização tissular. Contudo, é notória a necessidade de estudos com maior rigor metodológico que demonstrem as indicações adequadas, a eficácia e a segurança desse composto.
As principais questões bioéticas envolvidas no processo decisório da sedação paliativa a partir da perspectiva de profissionais da saúde




INTRODUÇÃO: A sedação paliativa é referida como a redução intencional da consciência com a finalidade de aliviar sintomas intoleráveis e refratários, sobretudo em estágios avançados de doenças. Ela desafia a equipe de cuidados em saúde dos pontos de vista clínico, emocional e ético. OBJETIVO: Este estudo se propôs a levantar e discutir as principais questões bioéticas envolvidas no processo de avaliação e decisão de instituir a sedação paliativa, a partir da perspectiva de profissionais de saúde. METODOLOGIA: Realizou-se uma revisão da literatura nas bases de dados PUBMED, BVS, MEDLINE e Lilacs. RESULTADOS: Sete artigos foram incluídos na revisão e 534 profissionais foram considerados. A maioria dos estudos abordou questões como autonomia do paciente e a inclusão da família e outros membros da equipe de cuidados no processo decisório. Além disso, pontuou-se sobre a incerteza no rigor diagnóstico e terapêutico e a relação entre sedação paliativa, eutanásia e encurtamento da vida. DISCUSSÃO: Discorreu-se sobre a potência de uma equipe interdisciplinar; autonomia do paciente e decisão médica; sedação paliativa, suicídio assistido e eutanásia em diferentes contextos culturais; sofrimento das famílias; momento ideal para sedar e manejo de drogas. CONCLUSÃO: Mais estudos são necessários, com a finalidade de subsidiar e minimizar as incertezas e inseguranças dos profissionais de saúde.
Manifestações reumatológicas associadas à imunoterapia oncológica




Até 2020, mais de 600 mil pessoas no Brasil sofrerão de algum tipo de câncer, o que levará a gastos excessivos e à piora da qualidade de vida. A carcinogênese é um processo iniciado pela instabilidade genética, com proliferação descontrolada e impedindo a interação PD-1 / PD-L1, que é um importante mecanismo de alerta imunológico. A imunoterapia é um excelente método de tratamento do câncer que está em ascensão. É baseada na estimulação e na melhoria do sistema imunológico, podendo ser usada em uma variedade de métodos de tratamento. Com base em meta análises, ensaios clínicos e tabelas de comparação de séries de casos, este estudo explora as manifestações reumatológicas descritas e discutiu suas implicações com base em artigos de revisão e revisões sistemáticas. Artralgia, mialgia e lúpus-like são frequentemente relatados e estão associados ao uso de Nivolumabe e Ipilinumabe. Ainda assim, a falta de ensaios clínicos que descrevem e observam essas manifestações na imunoterapia oncológica são escassas. Identificar e distinguir as manifestações do reumatismo das síndromes paraneoplásicas, ativação imunológica ou efeitos colaterais e os melhores tratamentos indicados nesses casos são desafios recorrentes. Este estudo busca elucidar e aumentar a base de dados acerca das manifestações reumatológicas na imunoterapia oncológica, dissertando acerca de desfechos, diagnóstico e conduta e salienta a necessidade do trabalho multidisciplinar entre oncologistas e reumatologistas.
A dieta para o tratamento da eplepsia refratária infantil




INTRODUÇÃO: A epilepsia infantil apresenta 30% de refratariedade ao tratamento medicamentoso, levando a prejuízo na qualidade de vida como, ocorrência de acidentes, lesões físicas, transtornos psiquiátricos, declínio cognitivo progressivo, estigma e exclusão social e, por isso, é de grande importância a redução das suas crises. Diante disso, o uso da dieta cetogênica tem sido proposto como tratamento alternativo para estes casos. OBJETIVO: Este trabalho tem como intuito identificar casos em que houve melhora no quadro de epilepsia refratária quando fizeram o uso de deita cetogênica. METODOLOGIA: Para isso, realizou-se uma revisão sistemática da literatura sobre os efeitos da dieta cetogênica para o tratamento da epilepsia infantil e seus efeitos sobre o desenvolvimento. RESULTADO: Nos estudos analisados, foi possível identificar o tipo de dieta utilizada, o número de crianças, a média de idade, o tempo médio de acompanhamento, os efeitos adversos e a redução das convulsões na maioria dos pacientes. DISCUSSÃO: A análise mostra que, dieta cetogênica é uma alternativa benéfica para o tratamento da epilepsia refratária e, mesmo apresentando alguns efeitos adversos, na grande maioria são toleráveis, melhorando assim, o quadro global do paciente. CONCLUSÃO: A dieta cetogênica pode ser útil no controle das crises em uma porcentagem de crianças que não tiveram suas crises controladas com medicamentos.
O impacto psicológico na síndrome do intestino irritável e as dificuldades no convívio social e manejo terapêutico - relato de caso




INTRODUÇÃO: A síndrome do intestino irritável (SII), apesar de ser uma comorbidade benigna que não evolui com complicações graves, tende a deixar seus impactos na vida do indivíduo que recebe esse diagnóstico. RELATO DE CASO: Paciente sexo masculino, 24 anos é diagnosticado com intolerância a lactose e, posteriormente, síndrome do intestino irritável desencadeada após estresse psicológico do dia-a-dia, com sintomas diarreicos que o impossibilitam de realizar atividades rotineiras do dia-a-dia, com sentimento de prisioneiro da própria síndrome. DISCUSSÃO: Aborda os sintomas do paciente (diarréia, tenesmo, muco nas fezes) e seu agravamento com os fatores emocionais e psicológicos junto das terapêuticas utilizadas, e quais obtiveram melhor resultado. CONCLUSÃO: A SII é uma síndrome benigna porém, suas repercussões tendem a debilitar a vida do paciente de diversas formas, tanto de forma social quanto pessoal. Devido a seus sintomas, pode ser potencializada pelo estresse do cotidiano, causando um quadro de repetição e agravamento do caso.
Ruptura de fórnice renal com formação de pseudocisto pararrenal como complicação de pielonefrite




INTRODUÇÃO: Pielonefrite é a infecção que acomete a pelve e o córtex renal, muitas vezes causada por bactérias que sobem da bexiga para os rins, mais comum em pacientes do sexo feminino em atividade sexual. Os sintomas auxiliam no diagnóstico. A presença de febre, calafrios, dor no flanco, náusea, vômito e / ou dor costovertebral sugerem pielonefrite. Pode ocorrer pielonefrite em pacientes com ou sem sintomas urinários típicos. A cultura de urina é o teste de diagnóstico padrão-ouro para todas as infecções do trato urinário. As complicações associadas à pielonefrite incluem sepse, lesão renal, desenvolvimento de abscesso renal ou perinéfrico e pielonefrite enfisematosa. A ruptura do fórnice renal é rara por pielonefrite, sendo mais comum em casos de nefrolitíase. OBJETIVOS: O objetivo deste trabalho consiste em contribuir com a literatura apresentando um caso raro de pielonefrite complicada. RELATO DE CASO: O caso trata-se de uma complicação rara de pielonefrite, onde ocorreu ruptura do fórnice renal com formação de urinoma após o quadro inicial, essa complicação é mais comum em casos obstrutivos, como a urolitíase, pois aumentase a pressão intra-renal, com aumento do refluxo ureterovesical, fato que propicia a formação de hidronefrose, seguido por ruptura e extravasamento de urina. DISCUSSÃO: Dentre as complicações, a ruptura espontânea de fórnices renais com extravasamento de urina é uma complicação pouco frequente em casos de pielonefrite. Essa condição ocorre, normalmente, secundária à ureterolitíase, porém já foram relatados casos associados a outras causas, como neoplasias e infecções do trato geniturinário, válvula de uretra posterior, fibrose retroperitoneal e gravidez. O manuseio da ruptura do fórnice renal consiste no controle do extravasamento da urina e da causa base. Neste caso, como se tratava de pielonefrite complicada, pela clínica da paciente, usou-se antibioticoterapia com punção percutânea para alívio do urinoma. CONCLUSÃO: Dessa forma, conclui-se que a outras complicações são mais comuns em casos em de pielonefrite, sendo a ruptura de fórnice com formação de urinoma, uma complicação rara nesses quadros.
Schwannoma vestibular e atualização sobre as modalidades de tratamento




INTRODUÇÃO: O Schwannoma Vestibular (SV) é um tumor benigno de crescimento lento, com taxa de mortalidade de apenas 0,2% a 1%, caracterizada por uma hiperplasia da bainha de Schwann, a qual pode permanecer assintomático por toda a vida do paciente, sendo diagnosticado de maneira incidental. Devido à sua localização anatômica, esses tumores, quando sintomáticos, geralmente se apresentam com perda auditiva progressiva (90%) e zumbido (> 60%), com parestesia facial (12%) e paralisia do nervo facial (NF) (6%), no entanto, esses sintomas são mais comuns em tumores maiores. Dessa forma, é importante diagnosticar essa condição para estabelecer o melhor tratamento para cada paciente, pois o diagnóstico precoce auxilia a descoberta da doença em estágios iniciais uma vez que o crescimento do SV pode gerar complicações graves nas funções cerebrais inclusive fatais. O diagnóstico precoce através do exame clínico bem feito, a estratificação de risco como exposição a agentes ionizantes e estudos de exame complementam a proposta de identificar, tratar e restabelecer a saúde do indivíduo.METODOLOGIA: Foram pesquisados artigos que analisaram as formas de tratamento para esta patologia a fim de estabelecer indicações criteriosas das diferentes modalidades. A pesquisa dos artigos foi realizada na base de dados PubMed, utilizando a estratégia de busca com os descritores: “(Vestibular Schwannoma) AND management”, “(Vestibular Schwannoma) AND treatment”.RESULTADOS: Foram selecionados 6 artigos para a realização da revisão. Com o descritor “(Vestibular Schwannoma) AND management” foram encontrados 312 artigos, ao aplicar os critérios de inclusão: guidelines, consensos, estudos multicêntricos, caso controle e coorte, estudos de 2015 a 2020, idioma inglês e estudos em humanos, foram selecionados 21 artigos. Com o descritor” (Vestibular Schwannoma) AND treatment” encontrados 1212 artigos, sendo que ao se aplicar os mesmos critérios de inclusão do outro descrito, foram encontrados 35 artigos. Dessa forma, a amostra total de artigos a serem analisados foram 56 artigos, e destes foram selecionados 6 artigos para compor essa revisão, com base na revista de publicação e seu Qualis, foram incluídos apenas revistas com Qualis A1 e A2.DISCUSSÃO: Para pacientes com tumores assintomáticos de pequeno a médio porte ou aqueles com leve perda auditiva, idade avançada ou comorbidades que impeçam a intervenção cirúrgica, a observação com imagens seriadas para avaliar o crescimento do tumor pode ser apropriada. A radiação pode ser usada como uma modalidade de tratamento primária ou como adjuvante à microcirurgia em casos de recorrência tumoral ou crescimento de tumor residual após a ressecção subtotal. Para grandes tumores, como aqueles com compressão do tronco cerebral ou comprometimento neurológico, os tumores com crescimento acelerado e comprovado em imagens anteriores e / ou pacientes que preferem a excisão do tumor, a craniotomia com ressecção microcirúrgica é a modalidade de escolha. Conclusão: Portanto, o SA é uma entidade complexa e que exige mais estudos na área de tratamento, uma vez que a tomada de decisão é individualizada.
Terapêutica e recuperação das lesões de LCA




A lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) é, atualmente, uma das lesões ortopédicas mais habituais em indivíduos atletas ou não atletas, devido à complexidade anatômica da articulação do joelho. A recuperação da função do joelho é um dos principais fatores que contribui para o sucesso da cirurgia de reconstrução do LCA. Com o aprimoramento das técnicas cirúrgicas, houve uma evolução das técnicas de reabilitação, fazendo com que seja possível uma reabilitação mais ágil e segura, que possibilita ao paciente um retorno mais rápido e eficiente às atividades esportivas e lazer, sem as sequelas comumente associadas aos longos períodos de imobilização. O objetivo deste estudo é avaliar as condutas e procedimentos no tratamento e reabilitação das lesões do ligamento cruzado anterior. Realizamos uma revisão sobre a anatomia do joelho e conceituamos a fisiopatologia, manifestações clínicas e diagnóstico.
Associação entre microbiota intestinal e doenças autoimunes




INTRODUÇÃO: Foi observada a influência da microbiota intestinal na Esclerose Múltipla (EM) por meio da polarização de células T do sistema imune em células Th1/Th17, gerando resposta fortemente pró-inflamatória. Acredita-se que o mecanismo envolve o reconhecimento de antígenos relacionados às bactérias presentes no intestino de camundongos e humanos. Esses antígenos demonstram ação de mimetismo molecular com a Sequência da Glicoproteína de Oligodendrócito(MOG).|OBJETIVO: Avaliar estudos por meio de revisão narrativa que correlacionam a EM com a microbiota intestinal e aqueles que observaram a possibilidade de utilizar a microbiota intestinal como adjuvante ao tratamento da EM.| METODOLOGIA: Foram analisados 9 artigos sendo 7 ensaios clínicos randomizados com camundongos e 2 revisões sistemáticas por metanálise que foram selecionados por meio dos nossos critérios de inclusão e exclusão dos estudos encontrados nas bases de dados PubMed, Registro Central de Ensaios Controlados da Cochrane (CENTRAL), Scopus e Web of Science.| RESULTADOS: Nossa análise demonstrou que repostas próinflamatórias influenciadas pela microbiota se correlacionam com as formas de apresentação da Encefalomielite Autoimune Experimental (EAE) em camundongos e EM em humanos. A resposta com Th17 foi associada à ruptura da barreira hematoencefálica, propiciando o início da doença ao mesmo tempo em que reduziu a resposta anti-inflamatória com diminuição de interleucina-10. Além disso, encontramos que a Bacteroides fragilis foi um potente fator protetor para a EAE em camundongos gerando um ambiente anti-inflamatório com estudos concordantes.| CONCLUSÃO: Por meio dos estudos analisados podemos inferir que ainda há muito a ser estudado, mas o potencial terapêutico com ênfase na microbiota intestinal e sua regulação por meio de antibióticos/probióticos/prébióticos, transplantes fecais ou dieta se torna inegável e deve ser lapidado com mais estudos dado a complexidade da interação da microbiota com o sistema imunológico e deste com o Sistema Nervoso Central (SNC).
Tratamento da depressão no transtorno afetivo bipolar do tipo II:uma revisão de literatura




Introdução: Transtorno afetivo bipolar/transtorno bipolar (TB) é um transtorno do humor caracterizado por alternâncias entre episódios de depressão maior e elevações anormais do humor. A depressão tende a ser a principal polaridade no TB II e os seus sintomas são os mais prevalentes, porém existem poucos estudos que abordam especificamente a depressão bipolar do tipo II.Objetivos: reunir e analisar artigos originais sobre o tratamento para a depressão no transtorno afetivo bipolar II.Metodologia: Realizou-se uma revisão sistemática de literatura acerca de tratamentos para depressão bipolar II. Sete artigos foram incluídos nesta revisão.Resultados: A maioria dos estudos constatou que a venlafaxina é superior à monoterapia com lítio em remissão dos sintomas depressivos, e a terapia medicamentosa associada à terapia de ritmo interpessoal e social também tem mostrado regressão mais rápida destes sintomas. Pacientes que já passaram por uma série de terapias prévias têm mostrado diminuição da resposta à medicamentos.Conclusão: O tratamento específico da depressão bipolar II é complexo e necessitase de maiores estudos na área.
Tendinopatia de aquiles em maratonistas: uma revisão




INTRODUÇÃO: A tendinopatia de Aquiles é a patologia potencialmente incapacitante mais incidente em corredores maratonistas. Podendo, desde retardar o desenvolvimento, até mesmo vir a encerrar suas carreiras. Por este motivo, é importante que sejam conhecidos o perfil epidemiológico e fatores de risco desta doença, a fim de preveni-la e evitá-la.OBJETIVOS: A presente revisão narrativa teve como objetivo a busca de evidências científicas sobre o perfil epidemiológico e os principais fatores de risco para o desenvolvimento da tendinopatia de Aquiles.METODOLOGIA: Foram utilizados dois bancos de dados de conteúdo científico e médico, PubMed e Lilacs, para realizar a busca de artigos, e foram selecionados 5 artigos após os critérios de inclusão e exclusão. Os artigos foram lidos, analisados e comparados para obter o material necessário para realizar o estudo.RESULTADOS: Pode-se observar que não houve efeito significativo do gênero ou do número de maratonas já percorridas no surgimento da tendinopatia de Aquiles. No entanto, foi notado que o emprego do cronograma de treinamento, uso de meias compressivas esportivas, e o avançar da idade estão diretamente relacionados com a presença da enfermidade em questão. CONCLUSÃO: Conclui-se que pelo fato de os estudos ainda serem recentes, os primeiros fatores de risco para o desenvolvimento da tendinopatia de Aquiles estão sendo identificados e estudados; tal como o perfil dos atletas que a desenvolvem. Apesar dos esforços, para uma prevenção mais apurada desta doença, são necessários estudos com um delineamento mais preciso de suas variáveis do perfil epidemiológico e dos fatores de risco para a tendinopatia de Aquiles.
Doença de Fabry em homozigose: relato de caso




INTRODUÇÃO: A Doença de Fabry é compreendida por um erro inato do próprio metabolismo causado por uma deficiência na produção da enzima alfa galactosidase. Devido a esta condição, ocorrem algumas mudanças no plasma e nos lisossomos associadas à órgãos como, por exemplo, o coração e o cérebro. Os relatos de casos apresentados se fazem importantes por se tratarem de um caso raro de homozigose para a doença de Fabry, ocorrido pelo baixo fluxo gênico, característico de cidades do interior.OBJETIVO: A presente pesquisa tem o intuito de evidenciar as características da Doença de Fabry, sintomas, diagnósticos, tratamentos e demais informações que elucidem a problemática dos relatos de casos.RESULTADOS: Foi possível mapear os sintomas das duas pacientes estudadas, de forma que se confirmou o que a literatura aborda para pacientes heterozigostos para Doença de Fabry. Dentre os sintomas estão a fadiga, dores abdominais, baixa resistência para atividades físicas, ansiedade e depressão. CONCLUSÃO: Conforme as pesquisas realizadas, não foram encontradas, especificamente, relatos que comprovassem ou refutassem os mesmos sinais e sintomas em pacientes do sexo feminino que são homozigotos para DF. Ao mesmo tempo pode-se perceber uma certa semelhança entre os sinais e sintomas das pacientes em questão com os relatados em artigos científicos para pacientes heterozigotos para Doença de Fabry. Ainda que, superficialmente, seja possível observar que não há diferença de sintomas entre heterozigostos e homozigotos, fazse necessário aprofundar os estudos neste âmbito.
Avaliação da percepção de eficácia e do impácto na qualidade de vida da imunoterapia sublingual com Derp1 eou Blomia tropicalis em pacientes atópico




INTRODUÇÃO: A imunoterapia sublingual vem sendo utilizada há mais de três décadas como estratégia terapêutica para tratamento de doenças alérgicas. Os estudos demonstram sua eficácia e segurança, sendo publicados inúmeros ensaios clínicos sobre a avaliação destes parâmetros. No presente estudo, por meio da percepção do paciente, investigamos o impacto do emprego da imunoterapia sublingual na qualidade de vida e foi avaliada a eficácia e satisfação dos pacientes. MÉTODOS: O questionário ESPIA (Escala de Satisfação de Pacientes que receberam Imunoterapia com Alérgenos), instrumento padronizado e validado para estudos clínicos que avaliam a imunoterapia com alérgenos, foi aplicado em pacientes atópicos, (N=136), crianças e adultos, de ambos os sexos, que receberam imunoterapia sublingual com o alérgeno principal Derp1 e/ou Blomia tropicalis de acordo com os resultados do teste de puntura de leitura imediata. RESULTADOS: A análise dos dados demonstrou que a percepção de eficácia do tratamento foi de 92%, a melhora do desempenho em atividades do diárias foi de 91%, o balanço custo-beneficio satisfatório foi de 84% e a percepção de satisfação geral foi de 97%. CONCLUSÃO: Os resultados demonstraram alta percepção de eficácia e melhora da qualidade de vida em pacientes atópicos, submetidos á imunoterapia sublingual com Derp1 e/ou Blomia tropicalis.
A importância do diagnóstico precoce na síndrome de prader willi




Introdução: A Síndrome de Prader Willi (SPW) é um exemplo de doença rara. É caracterizada por anormalidades endócrinas, físicas, comportamentais e dificuldades intelectuais, sendo a principal causa genética de obesidade. Devido a sintomatologia, cursa com muitos diagnósticos diferenciais, entre eles o hipotireoidismo congênito e hiperplasia de adrenal congênita. Dessa forma, o diagnóstico precoce é imprescindível, e pode ser feito a partir da suspeita clínica e confirmado com um teste genético. Metodologia: Foi realizado revisão bibliográfica na plataforma de busca PubMed, utilizando a estratégia de busca com os descritores: “Prader- Willi Syndrome”, “(Prader – Willi Syndrome) AND early diagnosis”, “(Prader- Willi Syndrome) AND diagnosis AND treatment” para correlacionar o benefício do diagnóstico precoce na evolução desses pacientes. Resultados: A partir dos critérios de inclusão e exclusão, foram encontrados 505 artigos com o “Prader- Willi Syndrome”, 41 artigos com “(Prader – Willi Syndrome) AND early diagnosis”, e 149 artigos “(Prader- Willi Syndrome) AND diagnosis AND treatment”. E foram selecionados cuidadosamente 5 artigos para compor esta revisão, os quais mostraram a partir dos sintomas gerados pela síndrome, a importância de se realizar o diagnóstico precoce. Discussão: Foi discutido a partir dos autores selecionados queo diagnóstico precoce pode ser realizado, se a sintomatologia for reconhecida e o médico assistente tiver conhecimento sobre o melhor teste genético a ser feito. Isso deve ser proposto a fim, de se iniciar o tratamento precocemente e evitar as possíveis complicações. Conclusão: Dessa forma, é nítido a importância do diagnóstico precoce da SPW, e nesse estudo reforçamos sua relevância como uma das doenças de triagem neonatal
Esclerodermia sistêmica: relato de caso: esclerodermia em homem com fan negativo




A esclerose sistêmica é uma doença reumática, autoimune, crônica, do tecido conjuntivo e que pode afetar diversos sistemas (1). O acometimento pode ser apenas cutâneo, caracterizando a esclerodermia cutânea, ou sistêmico, quando atinge outros órgãos além da pele, sendo denominado esclerose sistêmica (2). Na esclerose sistêmica o sistema imunológico provoca inflamação e fibrose que afeta a pele, órgãos internos e vasos sanguíneos (3). As manifestações clínicas da esclerodermia são variadas. O fenômeno de Raynaud é a primeira manifestação clínica podendo preceder o desenvolvimento da patologia. Ela está presente em cerca de 90 a 99% dos casos. As manifestações cutâneas são variadas e estão presentes na quase totalidade dos pacientes com ES, em maior ou menor grau. Os pacientes podem apresentar sintomas de comprometimento osteomuscular, como mialgia e dores articulares difusas. As manifestações gastrointestinais de dismotilidade podem se estender da cavidade oral ao reto, podendo acarretar risco de vida. Cerca de 70% dos pacientes apresentam algum comprometimento pulmonar no curso da doença. O comprometimento do coração está presente em quase todos os pacientes com ES. A crise esclerodérmica renal é a principal manifestação renal na ES, tendo incidência de cerca de 10% dos casos (4).
Neoplasia mamária no sexo masculino




OBJETIVOS: A neoplasia mamária é considerada um grave problema de saúde mundial, haja vista sua alta incidência e capacidade de atingir tanto mulheres como homens, possuindo número elevado de casos no sexo feminino e grande mortalidadeno sexo masculino. Neste segundo grupo, a falta de conhecimento sobre os aspectos mais relevantes da doença pode agravar a situação, interferindo, assim, nas recuperações bem sucedidas. Desta forma, este trabalho se propõe a compreender quais são os principais fatores associados ao desencadeamento do câncer de mama em homens, considerando a faixa etária. MÉTODOS: Trata-se de uma revisão narrativa na qual partiu da estratégia PICO para se criar o questionamento, de modo a orientar a seleção de estudos que tiveram contato direto com as informações coletadas. Utilizou-se, principalmente, pesquisas de análises retrospectivas e de relatos de caso. RESULTADOS: Descobriu-se que a idade média entre os pacientes diagnosticados com câncer de mama é de 60 anos de idade. Quando ocorre o diagnóstico precoce (abaixo dos 60 anos), este se associa a sobrepeso ou histórico de ginecomastia. O tamanho dos nódulos identificados nos pacientes se mantém em 2,5 cm. CONCLUSÃO: Os fatores de risco da neoplasia mamária em homens se assemelha aos das mulheres. Entretanto, a ginecomastia é um aspecto que precisa ser melhor investigado, haja vista que as pesquisas observaram a recorrência deste elemento em homens com o diagnóstico de câncer de mama, mas não o suficiente para considerá-lo desencadeador.
Obesidade e sobrepeso em crianças na primeira infância: relação entre a amamentação e a introdução alimentar no bairro do Tejuco em SãoJoão del Rei




O sobrepeso infantil já é considerado um problema de saúde pública, pois a cada ano os dados de índice de massa corporal (IMC) infantil vêm crescendo exponencialmente. Nesse sentido, este estudo questiona a relação entre amamentação adequada e o desfecho nutricional das crianças na primeira infância do bairro Tejuco, localizado no município de São João del-Rei, MG. Este trabalho temo objetivo relacionar a amamentação com o peso desses indivíduos, além de trazer dados relevantes e inéditos para a cidade quanto ao perfil nutricional do grupo de crianças analisadas ao município em questão. O estudo se deu através de uma análise qualitativa, revisão bibliográfica, e de uma análise quantitativa, com base nosdados coletados nos prontuários disponíveis pelas unidades básicas de saúde do bairro em questão. A partir dessa análise foi possível inferir que a quantidade de crianças em percentil adequado e elevado é equivalente e, ao se relacionar esse percentil com o período de aleitamento, foi observado que, quanto menor o tempo de amamentação, maior a chance de elevados percentis de IMC. Concomitante a pesquisa de campo, o estudo de revisão bibliográfica sobre o tema, pode observarque o aleitamento tem papel relevante no perfil lipídico. Dessa forma, ações deverão ser tomadas a fim de ampliar esse conhecimento, não apenas para profissionais da saúde, mas também para os responsáveis pelas crianças.
O adoecimento psíquico na adolescência




OBJETIVOS: A depressão e o transtorno de ansiedade são uma das causas mais comuns de adoecimento psíquico no adolescente na era atual, sendo fatores internos e externos responsáveis pelo surgimento desses distúrbios mentais nesta população. Enquanto fatores internos, encontrou-se o perfeccionismo, situações internalizantes e baixa autoestima. No que diz respeito aos fatores externos, foram apontados o uso desmedido do celular, os conflitos interpessoais e a perda de um ente querido. MÉTODOS: Trata-se de um trabalho que se norteia nos parâmetros dos estudos narrativos descritivos e explicativos. Para a elaboração da problemática supracitada, adotou-se a estratégica PICO. O levantamento bibliográfico se concentrou em estudos que partiram da análise de prontuários ou de pesquisas próximas ao paciente (estudo de caso, relato de caso etc.), fundando-se na perspectiva de que estes não são influenciados por variáveis confusas, e permitem investigar a história e o desenvolvimento natural dos distúrbios. RESULTADOS: A partir da bibliografia selecionada, constatou-se que tanto os fatores externos (variáveis familiares, mudança de rotina, práticas parentais coercitivas) quanto os fatores internos (baixa autoestima, perfeccionismo, traumas) têm contribuído para a construção desse cenário, principalmente se negligenciados pelo indivíduo ou pelas pessoas envolvidas no seu processo educacional. As pesquisas científicas também têm se revelado fundamentais para a prevenção de doenças psicológicas, pois por meio dos conhecimentos compartilhados é possível identificar caminhos possíveis de enfrentamento. CONCLUSÃO: Constatou-se, como principais elementos estressores, a falta de suporte familiar, o falecimento de um ente querido e as mudanças bruscas na rotina. Entretanto, outras se apresentaram relevantes, como pertencer ao gênero feminino, não compreender corretamente os limites do uso do celular e a inatividade física.
A correlação do consumo de água filtrada e a prevalência de parasitores em jequitinhonha-MG




Diante do atual cenário epidemiológico brasileiro, as doenças infecciosas ainda representam taxas de incidência e prevalência elevadas. De fato, uma parcela significante da população brasileira vive sob condições de vulnerabilidade para infecções parasitárias. Objetivo: o estudo em questão busca correlacionar o uso da água não tratada com a alta prevalência de enteroparasitoses, além de afirmar a importância da educação popular como uma ferramenta fundamental para reverter tal cenário. Metodologia: trata-se de um estudo populacional de coorte transversal o qual foi realizado no Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE) em Jequitinhonha - Minas Gerais. Resultados: os resultados do estudo demonstram que os grupos que utilizavam água sem filtração ou água sem tratamento apresentaram positividade de 98,9% para, ao menos, uma espécie de parasita. Conclusão: a partir da análise dos dados obtidos, é possível concluir que uma simples prática de se consumir água filtrada/tratada é capaz de reverter drasticamente o cenário de parasitismo intestinal no Brasil. Nesse sentido, a educação da população a respeito da importância do uso do filtro nas residências deve ser valorizada em todos os níveis de atenção à saúde.
Leimiossarcoma recidivante - relato de caso




Introdução: Leiomiossarcoma (LMS) é um tumor maligno das células mesenquimais, dos sarcomas de tecidos moles. Devido ao fato de apresentarem sintomas inespecíficos torna-se difícil diferenciar o LMS do Leiomioma (LMA). Dessa forma, é importante realizar propedêutica adequada para realizar o diagnóstico pré-operatório. O tratamento é a ressecção cirúrgica, com sobrevida de cinco anos em 40% a 60% dos pacientes. Objetivo: O objetivo deste trabalho consiste em contribuir com a literatura apresentando um caso raro de leiomiossarcoma, bem como fomentar novos estudos acerca desse tema. Metodologia: Foi realizado análise de dados do prontuário de admissão da paciente e levantamento em bases de dados. Discussão:Entre as neoplasias uterinas, 3% correspondem aos sarcomas, sendo o leiomiossarcoma (LMS) a neoplasia de origem mesenquimal mais comum. Por ser um tumor com sintomas inespecíficos, a diferenciação entre LMS e Leiomioma (LMA) torna-se difícil, porém imprescindível. Para diagnóstico de LMS, entre os 3 critérios a seguir, pelo menos 2 devem ser encontrados: atipia nuclear difusa, aumento da taxa mitótica e necrose coagulativa. Os exames de imagem também fazem parte da propedeutica desses pacientes, e incluem, tomografia computadorizada (TC), ultrassonografia (US), e ressonância magnética (RM). O tratamento do LMSU é a completa resseccão cirúrgica uterina com salpingo-ooforectomia bilateral, e terapias adjuvantes são controversas. Conclusão: Portanto, LMSU é raro, e com sintomas inespecíficos, o que pode dificultar o diagnóstico. Dessa forma, os exames complementares são importantes. Devido a raridade de LMSU recidivantes não existem artigos suficientes para padronizar um tratamento.
Linfoma não hodgkin de grandes células T anaplásico alk negativo, cd30 positivo




Objetivo: Relatar o caso de uma paciente jovem, portadora de Linfoma não Hodgkin anaplásico de grandes células T, ALK negativo, refratário a diversas terapias medicamentosas, incluindo transplante de células tronco hematopoiéticas autólogo e heterólogo. O estudo discute a possíveltransformação da doença em Linfoma de Hodgkin, ao longo do tratamento.Descreve ainda a evolução até ser submetida a tratamento inovador com Nivolumab, imunoterápico, apresentando boa resposta e baixa toxicidade. Método: As informações foram obtidas por meio de revisão do prontuário, entrevista com a paciente, registro fotográfico dos métodos diagnósticos aos quais a paciente foi submetida e revisão da literatura. Considerações finais: O caso relatado e publicações levantadas trazem à luz a discussão da terapêutica de uma situação complexa que é o Linfoma não Hodgkin anaplásico de grandes células T, ALK negativo, refratário com transformação incomum para Linfoma Hodgkin, com resultado satisfatório, baixa toxicidade e melhoria da qualidade de vida com Nivolumab.
A importância do uso de ômega 3 na gestação




A ciência cada vez mais está evoluindo de forma exponencial, a cada dia uma nova descoberta, um novo aprendizado. Novos conceitos são aplicados outros são até desconsiderados e alguns passam por algumas mudanças. A alimentação é parte fundamental para a sobrevivência humana, bem como para o desenvolvimento, contribui com diversas funções no organismo, agindo como um combustível para que o corpo consiga realizar diversas atividades. Uma parte importante dentro deste é contexto, inclui a alimentação no período gestacional, no que diz respeito aos ácidos graxos. “Os ácidos graxos são ácidos carboxílicos, geralmente monocarboxílicos, com cadeias hidrocarbônicas, representadas pela forma RCO2H. O grupamento R é uma cadeia de carbonos longa, não ramificada, com número par de átomos de carbono, podendo ser saturada (ligações simples) ou conter uma ou mais duplas ligações (insaturações). O grupo carboxila constitui a região polar e a cadeia R a região apolar da molécula. São classificados segundo o comprimento da cadeia de carbonos, a presença e o número de duplas ligações e a configuração das duplas ligações (SANTOS et al., 2013) (1).“Recentes pesquisas indicam que os ácidos graxos poliinsaturados (PUFA) n-3 e os LC-PUFAs são nutrientes essenciais para o desenvolvimento neonatal. O DHA está presente em grande quantidade na retina e em certas áreas do cérebro” (BIRCH et al, 1998) (2). Nesse sentido, torna-se importante na alimentação a ingestão de alimentos ricos em ácidos graxos, ômega 3, uma vez que, a partir deles que o corpo é abastecido para realizar suas funções.Cuidar da alimentação no período gestacional tem uma relevância acentuada, pois o ácido graxo não pode ser fabricado pelo corpo e se divide em três tipos, sendo eles: ácido alfa-linolênico (ALA), ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosahexaenoico (DHA). É válido ressaltar que todos esses ácidos são importantes para o corpo humano, durante e depois da gestação uma vez que, cada um desempenha uma função diferente dentro do organismo, buscando dessa forma auxiliar na formação do bebe e também uma contribuição considerável para a saúde da mulher. Este trabalho tem como principal objetivo, examinar e identificar as informações existentes que estão relacionadas a necessidade dos ácidos graxos, ômega 3, durante a gestação, contribuindo para o desenvolvimento infantil. Bem como informar sobre os benefícios que podem trazer para ambas as partes durante o período de gestação, levando em consideração que a mãe não deve apenas se preocupar com a sua saúde, mas também com a vida que está sendo gerada.
Características do clampeamento tardio e precoce do cordão umbilical em recém-nascidos a termo, pré-termo e pós-termo




INTRODUÇÃO: O clampeamento do cordão umbilical é uma prática comentada deste a Grécia Antiga. Sua relevância se mostra pela preocupação em determinar o tempo correto do procedimento, de forma que o bebê e a mãe não sejam prejudicados. OBJETIVOS: Procurou-se atualizar os conhecimentos sobre o clampeamento precoce e tardio do cordão umbilical em recém-nascidos a termo, pré-termo e pós-termo, considerando os benefícios do procedimento tardio para o bebê. MÉTODOS: Pesquisou-se nas plataformas PubMed, Medline e Lilacs estudos que tiveram contato próximo com a população participante ou com os resultados oficiais de estudos. Selecionou-se pesquisas que estiveram voltadas em compreender os desdobramentos do clampeamento tardio do cordão umbilical, e que foram realizadas com recém-nascidos – a termo, pré-termo e/ou pós-termo – e/ou com bebês de até 12 meses de idade. Eliminou-se os trabalhos em que a população era composta por crianças acima dos 12 meses de idade; e pesquisas em que a população de recém-nascidos e de bebês de até 12 meses apresentavam patologias gestacionais. RESULTADOS: O clampeamento do cordão umbilical tardio (acima de 60 segundos após o nascimento) aumenta substancialmente os níveis de ferritina no sangue se comparado com o clampeamento precoce (realizado com menos de 60 segundos após o nascimento). O clampeamento tardio beneficia em grande escala o combate de doenças como, por exemplo, a anemia.CONCLUSÃO: A pesquisa em questão reiterou as diretrizes atuais que concordam com o clampeamento tardio do cordão umbilical do bebê e apresentou as características e benefícios dessa prática, quais sejam, a melhora nas taxas de ferro no sangue dos bebês e, consequentemente, sua prevenção à anemia.
Manifestações extra-articulares na artrite idiopática juvenil - relato de caso




Introdução: A Artrite Idiopática Juvenil (AIJ) é uma artrite de etiologia desconhecida que persiste por pelo menos seis semanas e inicia em pacientes de até dezesseis anos. A AIJ do tipo sistêmica (AIJS) representa dez por cento dos casos e a febre de origem indeterminada é uma de suas principais manifestações, tornando a doença um desafio diagnóstico. Além disso, a síndrome de ativação macrofágica (SAM) tem prevalência aumentada durante a evolução da AIJS. Relato de caso: Trata-se de paciente do sexo feminino, 15 anos, que apresentou febre, rash cutâneo disseminado, poliartrite inflamatória, linfadenomegalia e perda ponderal, que culminaram com o diagnóstico de AIJS após exclusão de demais doenças sistêmicas como infecções, doenças mielolinfoproliferativas e outras doenças autoimunes. A paciente evoluiu com cronicidade dos sintomas, difícil manejo terapêutico e suspeita de SAM durante a evolução de sua doença. Conclusão: Considerando os principais sinais e sintomas da AIJS, pode-se dizer que a paciente apresentou um quadro clássico da doença, com um padrão febril e lesões cutâneas correspondentes com a literatura, apesar de surgirem independente dos picos febris. A propedêutica complementar extensa foi necessária e suficiente para descartar as principais patologias que fazem diagnóstico diferencial com a AIJ, como infecções, neoplasias e outras doenças autoimunes. O conhecimento da doença, de suas múltiplas formas de apresentação e a possibilidade de associação com a potencialmente grave SAM é muito importante para um diagnóstico precoce e tratamento com maiores chances de sucesso.
Amamentação materna exclusiva por 6 meses: os benefícios econômicos do aleitamento materno




Introdução: A inserção da mulher no mercado de trabalho, mudou a rotina e afetou o contato familiar. Antigamente, apesar das mulheres permanecerem mais em casa, existiam muitos mitos relacionados a amamentação materna, então a prática não era exercida por todas as mulheres. Com o passar do tempo houve uma evolução do conhecimento acerca dos benefícios do aleitamento materno exclusivo e apesar da migração para o trabalho formal, as mulheres conquistaram direitos como a licença maternidade e horário para amamentação. Mas, o fato é que existem muitas mulheres que trabalham de modo informal e não possuem esse direito, com isso, introduzem precocemente o uso de fórmulas alimentares e não praticam o aleitamento materno exclusivo por seis meses. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, observacional e descritivo em busca de evidenciar os benefícios do aleitamento materno exclusivo para a sociedade. Resultados: Os trabalhos mostram que o aleitamento materno é capaz de reduzir a morbidade, melhorar o potencial de escolaridade para as crianças, sugerindo seu impacto na economia familiar e saúde pública além de estabelecerem uma possível relação entre as condições socioeconômicas das famílias, o grau de instrução das mães e a prática correta do aleitamento materno. Conclusão: Os dados sugerem a necessidade da implantação de políticas públicas de incentivo e conscientização acerca da prática do aleitamento materno exclusivo e seus benefícios econômicos, sociais e seu impacto no desenvolvimento saudável do bebê.
Estudo de caso: a relação entre o forame oval patente e o acidente vascular cerebral em uma paciente jovem




OBJETIVO: O acidente vascular cerebral isquêmico (AVCI) raramente acomete populações mais jovens, sendo mais recorrente em indivíduos acima de 55 anos de idade. Entretanto, o forame oval patente (FOP) pode ser um causador direto desta condição, encontrando-se em 45% dos casos de AVC criptogênicos. Desta forma, a presente pesquisa visa compreender os aspectos mais relevantes do AVC e do FOP, procurando estabelecer uma relação entre ambos.
Diagnóstico de melanoma: revisão acerca da comparação entre dermatologistas e inteligência artificial




Introdução: O melanoma atualmente é diagnosticado por meio do exame a olho nu e dermatoscopia, seguidos de determinação definitiva pelo exame anatomopatológico. Porém, a inteligência artificial possui enorme potencial na área, razão pela qual é necessário determinar seu estado da arte e suas possíveis contribuições para a medicina. Metodologia: Foi realizada revisão de pesquisas que compararam a acurácia de diagnósticos de melanoma realizados por dermatologistas e pela inteligência artificial. Ao total, 6 (seis) estudos originais foram incluídos, sendo 2 (dois) sobre a mesma pesquisa. Resultados: O número de profissionais, de variados níveis de formação, comparados à inteligência artificial variou de 8 a 157. A maioria dos treinamentos e testes dos estudos utilizou imagens provenientes do International Skin Imaging Collaboration (ISIC). O número total de imagens utilizadas para o treinamento variou de 274 a 12.378 e para o teste de 65 a 808. Todos os artigos definiram a sensibilidade e a especificidade tanto dos algoritmos quanto dos profissionais. A sensibilidade média dos médicos variou entre 67,2% a 86,6% e a especificidade entre 58,7% a 72,65%. A sensibilidade média do algoritmo foi de 74,1% a 96% e a especificidade de 42,5% a 86,5%. Discussão: Todos os estudos mostraram que a inteligência artificial pode colaborar de forma eficaz no diagnóstico do melanoma, porém, não se pode olvidar das questões técnicas, éticas e legais que permeiam o assunto. Conclusão: A inteligência artificial e os dermatologistas, ambos detentores de potências e fraquezas, devem ser vistos como aliados. Afinal, nenhuma tecnologia é capaz de substituir a relação médico-paciente.
Leishmaniose visceral e seus diagnósticos diferenciais




A leishmaniose visceral (LV) é uma enfermidade tropical negligenciada; considerada juntamente com outras 6 doenças endêmicas que mais atingem a população do mundo. Manifesta uma incidência global de 500.000 novos casos por ano e mais de 50.000 mortes anuais¹,².Apesar das tentativas de contenção da doença pelo Ministério da Saúde, por meio de estratégias, o Brasil aponta crescimento no número de casos de LV no país. Entre 1999 e 2008, o valor médio anual de ocorrências foi de 3379, e a incidência foi de 1,9 casos por 100.000 habitantes. A taxa de letalidade da LV aumentou, em 1999 a taxa era de 3,4%, em 2008 o valor foi para 5,5%, equivalendo ao aumento de 61,8%1,3 e 4.
A influência de fatores estressores no surgimento do câncer de mama em mulheres




O câncer é uma das doenças que mais causa mortes no mundo, sendo que, excluindo os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o que mais acomete as mulheres. Alguns fatores podem desencadear este quadro como, por exemplo, o estresse. Estudos têm se debruçado cada vez mais em compreender estes aspectos e sua relação com eventos de perda, trauma etc. Neste sentido, o presente trabalho visa investigar os principais elementos estressores que podem acarretar esta doença na população supracitada.
Eletroconvulsoterapia para depressão maior resistente ao tratamento farmacológico em pacientes adultos: uma revisão sistemática




Esse trabalho revisou a literatura e buscou avaliar a eficácia do tratamento com eletroconvulsoterapia (ECT) no tratamento da depressão maior resistente ao tratamento farmacológico em adultos. Apresentando inicialmente conceitos e definições tanto do tratamento com ECT quanto do Transtorno Depressivo Maior. Ao longo desse trabalho foram comparados eficácia, técnica, percepção do paciente quanto ao tratamento e alterações ocorridas no cérebro após o tratamento, mostrando mudanças positivas relacionadas à melhora do quadro depressivo dos pacientes incluídos nos estudos.
Perfil epidemiológico dos pacientes com carcinoma basocelular (CBC) e carcinoma espinocelular (CEC) da cidade de São João Del Rei




O câncer de pele não melanoma é a neoplasia maligna mais comum no Brasil. Possui uma etiologia multifatorial, sendo que a exposição solar excessiva e prolongada representa o maior fator de risco para o câncer de pele. A redução à exposição solar e uso de fotoproteção constituem ações de prevenção do câncer de pele. Entre as neoplasias da pele, o carcinoma basocelular e o espinocelular são os tipos histológicos mais comuns. O carcinoma basocelular constitui o tipo mais comum de câncer de pele. A neoplasia da pele é sabidamente mais prevalente em leucodérmicos do que em melanodérmicos, e nas áreas fotoexpostas. A face, couro cabeludo e membros superiores são os locais mais acometidos. Esses carcinomas têm baixa letalidade, porém o número de casos é alto. Se diagnosticado e tratado precocemente tem grandes chances de cura, apesar de poder ser recidivante.
Abordagem inicial de cisto de utrículo em lactante: um relato de caso




OBJETIVO:Relatar o caso de lactente com cisto de utrículo, raro na literatura médica. METODOLOGIA: análise qualitativa e descritiva de um relato de caso: RESULTADOS: Lactente B.L.R.S., um ano, 10,7 kg, apresentou, em 2018, quadro de ITU – Infecção do Trato Urinário. Após o tratamento inicial, realizouse investigação anatômica das vias urinárias com Ultrassonografia (USG) e Uretrocistografia, obtendo o diagnóstico de Cisto de Utrículo. Iniciou profilaxia para ITU com sulfametoxazol + trimetroprim 2 ml por 5 meses, sem queixas. Por quatro meses não apresentou demais sintomas.
Relato de caso: reimplante do pavilhão auricular após amputação traumática




A amputação traumática do pavilhão auricular, seja total ou sub-total, acarreta sérios problemas estético-funcionais, de difícil manejo para o cirurgião plástico, e com consequências psicológicas aos pacientes. A orelha possui uma estrutura complexa, de difícil reconstrução, com uma cartilagem elástica delicada e um envelope cutâneo fino.
Uso de cintilografia óssea trifásica no diagnóstico diferencial de tumores ósseos primários: relato de caso




O exame de cintilografia óssea trifásica é um método de imagem, no campo da Medicina Nuclear, ao qual utiliza radiofármacos com o intuito de analisar a distribuição da atividade de formação e/ou remodelação óssea em determinados pontos do organismo humano.
Porfiria cutânea tarda: relato de caso




A Porfiria Cutânea Tarda (PTC) tipo I também chamada de Porfiria Cutânea Tarda Adquirida se enquadra dentro das porfirias hepáticas crônicas e ocorre devido a um defeito enzimático caracterizado por diminuição da atividade da uroporfirinogênio descarboxilase
Relato de caso: conduta em carcinoma papilífero em ambulatório acadêmico




O carcinoma papilífero de tireoide (CPT) é o tipo mais comum de câncer nessa glândula e tem um bom prognóstico quando diagnosticado precocemente. OBJETIVO: relatar um caso de CPT, a fim de orientar profissionais da importância do exame físico e diagnóstico precoce.
Tumor de cabeça de pâncreas em estado terminal: relato de caso




O câncer de pâncreas é uma doença rara e seu diagnóstico ainda é um obstáculo para a comunidade científica. No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer – INCA, incidência da doença é de cerca de 2% emortalidade de 4%, quando comparado com todos os cânceres.Em relação ao câncer de pâncreas, 90% dos casos acometem a cabeça do órgão, e a compreensão dos sinais e sintomas da manifestação da doença favorecem o diagnóstico precoce e, consequentemente, o tratamento.
Intussuscepção intestinal decorrrente de gist em paciente com neurofibromatose tipo 1




Neurofibromatose tipo 1 (NF1) conhecida como Doença de Von Recklinghausen é uma doença de herança autossômica dominante que afetam principalmente a pele e o sistema neurológico. Como sintomas predominam a formação de nódulos (neurofibromas) nos nervos periféricos e manchas café com leite na pele.Ao acometimento gastrointestinal, pode-se propiciar a formação de tumores estromais gastrointestinais (GISTs), os quais acometem o intestino delgado e, frequentemente, são múltiplos.
A importância do diagnóstico precoce de linfoma não hodgkin: relato de caso




Linfomas são transformações neoplásicas do sistema imune que residem predominantemente em tecidos linfóides. São morfologicamente divididos em Linfomas Hodgkin e Não-Hodgkin. Relato caso de diagnóstico precoce essencial para um bom prognóstico.
Catarata congênita em olho esquerdo em criança de 4 anos de idade




A catarata congênita é definida como qualquer opacificação do cristalino que atrapalhe a entrada de luz nos olhos, acarretando diminuição da visão e estápresente desde o nascimento. As alterações podem levar desde pequenas distorções visuais até a cegueira.
A esquizofrenia e seus impactos na vida do paciente




A esquizofrenia é considerada um dos mais graves e incapacitantes transtornos mentais da atualidade, atingindo até 1% da população mundial. Essa patologia manifesta-se por sintomas positivos como alucinações, delírios, comportamento desorganizado e também por sintomas negativos como alogia, avolição ou embotamento afetivo.
Glioblastoma multiforme em paciente masculino de 45 anos




O glioblastoma multiforme (GBM) é o tipo de tumor maligno de pior prognóstico do sistema nervoso central, simbolizando 30% dos tumores cerebrais. Devido a sua evolução desfavorável, a sobrevida dos pacientes com diagnóstico precoce é de 8 a 15 meses.
Síndrome de churg-strauss de difícil diagnóstico: relato de caso




A síndrome de Churg-Strauss (CSS) é uma vasculite eosinofílica, que afeta pequenos e médios vasos, sendo uma patologia autoimune de etiologia indeterminada. Relatamos um caso de CSS de difícil diagnóstico.
Injúria renal aguda por rabdomiólise após spinning




A rabdomiólise é uma síndrome clínico laboratorial com repercussões multissistêmicas causada por necrose da musculatura esquelética, sendo a insuficiência renal aguda uma complicação da rabdomiólise severa, ocorrendo em 13 a 50% dos casos e acompanhado dos distúrbios hidroeletrolíticos. A maioria dos pacientes recupera a função renal tendo um bom prognóstico.
Uso crônico de benzodiazepínicos: relato de experiência




Os benzodiazepínicos são drogas com caráter sedativo e hipnótico, usadas largamente na Atenção Primária à Saúde. O uso crônico de tais medicamentos, além de causarem dependência, tolerância e síndrome de abstinência, a longo prazo traz efeitos deletérios a saúde dos usuários, como: déficits cognitivos (perda de atenção e dificuldade de fixação), fraqueza, náuseas, vômitos, dores abdominais, diarreia, dores articulares e torácicas, incontinência urinária, desequilíbrio, pesadelos, taquicardia, alucinações, hostilidade e alteração de comportamento. OBJETIVOS: Este relato de experiência visa ao desenvolvimento de um projeto de intervenção a ser submetido à apreciação da Secretaria Municipal de Saúde de São João Del Rei, objetivando à sensibilização dos usuários crônicos de benzodiazepínicos a diminuírem/cessarem o uso destas drogas, bem como estimular Práticas Integrativas e Complementares como meios reduzir o uso crônico destes medicamentos. MÉTODOS: A partir do relato da experiência e da miríade de problemas levantados através da discussão da vivência, serão identificados quais os principais problemas e impasses na descontinuação de tais medicamentos, que poderão ser usados como guias para se redigir um projeto de intervenção que será submetido à apreciação da Secretaria Municipal de Saúde, visando transpor tais obstáculos, propondo práticas que favoreçam o obtenção de êxito do projeto. RELATO DE EXPERIÊNCIA: mulher negra, idosa, usuária crônica de benzodiazepínico, com sinais de tolerância, dependência e experenciando efeitos adversos do uso prolongado, como perda de função cognitiva e quedas. Ao se abordar a redução da droga, visando a desprescrição, idosa reage de forma adversa e o vínculo com a equipe de saúde é quebrado. CONCLUSÃO: A paciente pode ser tomada como protótipo dos pacientes que usam cronicamente os benzodiazepínicos, sendo que os efeitos adversos manifestados por ela, refletem algumas experiências que podem ser vividas por outros usuários. A eminência de se intervir em tal população é justificada e a construção de um projeto de intervenção para o município se faz necessária.
Projeto de Intervenção: grupo de tabagismo como ação de fortalecimento contra agravos do COVID-19




O tabagismo é uma das principais causas evitáveis de mortes precoces e de desigualdade em saúde no mundo. O tabaco causa diferentes tipos de inflamação e prejudica os mecanismos de defesa do organismo. Por esses motivos, os fumantes têm maior risco de infecções por vírus, bactérias e fungos e são acometidos com maior frequência por infecções como sinusites, traqueobronquites, pneumonias e tuberculose. Além disso, o tabagismo é um fator de risco para a COVID-19. Devido a um possível comprometimento da capacidade pulmonar, os fumantes têm maior risco de infecção por COVID-19 podendo desenvolver sintomas graves da doença. Durante a pandemia, o Conselho Federal de Medicina autorizou o uso da tecnologia da informação e comunicação para a realização de consulta, orientação, monitoramento e encaminhamentos à distância para os pacientes, além de troca de informações e opiniões entre os profissionais assistentes. OBJETIVO: o presente trabalho tem como objetivo a implantação de um grupo de Tabagismo no PSF 17 na cidade de Lavras, MG, utilizando de meios tecnológicos e remotos de forma a diminuir a exposição do tabagista à unidade de saúde para conter o avanço da pandemia e o aumento de casos graves da doença, além de alertar a população atendida pelo Programa de Saúde da Família sobre o uso de produtos fumígenos como fator de risco para transmissão, principalmente no momento de retorno gradual às atividades cotidianas. MÉTODO: estudo descritivo do tipo projeto de intervenção. A implantação do projeto seguirá as seguintes etapas: diagnóstico situacional, discussão com a equipe da ESF sobre o projeto e acordo de cronograma, rastreamento da população tabagista e estratificação dos usuários, campanha de educação em saúde sobre tabagismo, intervenção sobre tabagismo e avaliação dos resultados. RESULTADOS: espera-se, a partir do presente projeto de intervenção, tento em vista a pandemia de COVID-19 e a necessidade de diminuir a exposição de pacientes do grupo de risco à unidade de saúde conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, atingir os seguintes resultados: capacitar os profissionais do PSF a realizarem rastreamento e/ou manejo do tabagismo, de acordo com a sua área de atuação profissional; realizar rastreamento de todos os tabagistas relacionados ao PSF 17; oferecer informações seguras sobre o tabagismo, seus riscos e seu tratamento aos usuários da unidade, possibilitando o devido empoderamento para afetiva mudança em seus hábitos de vida; oferecer tratamento do tabagismo pela modalidade remota, seja de forma grupal ou individual e farmacológica de maneira interprofissional e capacitada; diminuir o número de tabagistas na comunidade atendida através da cessação do hábito; diminuir o grau de dependência à nicotina dos tabagistas da comunidade, analisada quantitativamente pelo escore de Fagerström; diminuir a exposição da população tabagista ao risco de contágio do COVID-19 e diminuir os fatores de risco de agravo da doença caso venham a contrair o COVID-19. CONCLUSÃO: conforme o exposto, este projeto apresenta potencial de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes tabagistas e a possível cessação de seu hábito, além de instrumentalizar os profissionais envolvidos nas ações de saúde de combate ao tabagismo.
Laser Intravaginal x treinamento do assoalho pélvico: qual é a melhor opção para combater a incontinência urinária em mulheres pós-climatério?




A incontinência urinária (IU) é um problema de saúde significativo que afeta muitas mulheres na menopausa, resultando em desconforto, constrangimento e impacto na qualidade de vida (QV). O treinamento do assoalho pélvico é uma intervenção terapêutica que tem ganhado destaque no cuidado da saúde feminina, sendo um tratamento de primeira linha, já a terapia com laser intravaginal vem emergindo como uma abordagem inovadora e promissora para uma variedade de condições de saúde em mulheres. Esse trabalho teve como objetivo a comparação do tratamento com o laser intravaginal e o treinamento do assoalho pélvico, a qual tem um importante papel no tratamento conservador da IU em mulheres. A seleção dos estudos foi realizada seguindo uma abordagem sistematizada de revisão da literatura. Para realização dessa pesquisa, foi feita uma busca nas bases de dados: PUBMED, SCIELO e LILACS, foram selecionados apenas os estudos dos últimos 5 anos. De acordo com a tabela e os dados dos artigos analisados, chegou-se à conclusão de que os dois métodos são eficazes para o tratamento da IU. No entanto, o treinamento do assoalho pélvico ganhou destaque por ser mais acessível ao público por questões de valores, e também por atuar em todos os tipos de IU, diferente do laser intravaginal que era eficaz somente em casos leves a moderados da condição. A comparação entre o laser intravaginal e o treinamento do assoalho pélvico revelou duas abordagens distintas para o cuidado da saúde feminina, cada uma com suas vantagens e limitações.